Como o setor industrial pode investir no podcast

2021 foi um ano repleto de novidades e de mudanças em diversas áreas. Por conta da continuidade da pandemia e agora, mais recentemente, um cenário de melhora em relação à volta das atividades normais, tivemos diversas tendências dentro do mercado. 

Diversos nichos, como manutenção predial, por exemplo, tiveram que se adaptar à modernidade e aderir ferramentas que antes não eram utilizadas. 

Uma das tendências que mais evoluiu entre 2020 e 2021, foi justamente o podcast. Essa modalidade virou uma verdadeira febre na internet, e fez com que cada vez mais pessoas consumissem esse conteúdo, tendo um crescimento exponencial em todo o país. 

O que é podcast?

O podcast é um programa gravado com foco na experiência auditiva do ouvinte. Ele geralmente é reproduzido juntamente com convidados ou com apresentadores que dissertam sobre um assunto específico. 

Podcasts de entrevistas como “Podpah” e o “Flow” são exemplos de conteúdo voltado para entrevistas que geram muito sucesso.  Já outros como “Não Inviabilize” e “Nerdcast”, já possuem uma temática com um tema central e a conversa dos apresentadores sobre este tema. 

A Deezer estima que o formato de áudio vem crescendo cerca de 65% por ano desde 2020. Isso porque, é um conteúdo extremamente versátil, que pode ser consumido em qualquer lugar a qualquer momento. 

Além que o podcast não tem limites em relação a sua temática, podendo ser abordados até nichos mais específicos como equipamentos de combate a incêndio. Pensando nisso, a área industrial não poderia ficar fora dessa, certo?

Podcast na indústria

Diversas marcas e empresas estão aderindo essa modalidade, a Natura, por exemplo, é uma das que mais está investindo e ganhando ótimos resultados. Dentro da indústria as possibilidades são infinitas. 

Por se tratar de uma plataforma que funciona explicando e falando sobre determinado assunto, o setor industrial pode ganhar diversos benefícios com isto, já que geralmente, é um mercado mais nichado e de pouco conhecimento público. 

Desta forma, abrir um podcast na sua indústria te fornece a possibilidade de conversas com seu público e contar um pouco mais sobre como funciona o seu mercado de atuação, explicar como cada máquina executa sua ação e etc. 

Também é possível abordar temas como o desenvolvimento da tecnologia industrial, e a indústria 4.0 dentro deste mercado. Como já dissemos, as possibilidades são enormes e existem vários assuntos que podem ser discutidos durante um podcast. 

Como posso planejar um podcast para a minha indústria?

Assim como toda estratégia de marketing, a primeira etapa é conhecer seu público alvo, e saber qual tipo de conteúdo de áudio eles estão consumindo, segundo é analisar a concorrência e ver se já existe algo parecido com o que você está planejando executar. 

Depois, é necessário realizar um planejamento de quais temas serão abordados e como funcionará seu podcast. Ele será semanal? Trará convidados especialistas nos assuntos? Quais plataformas seu podcast irá atuar?

Tudo isso deve ser organizado por você, para que fique de maneira clara e seja mais fácil sua execução. Se sua indústria quer abordar um tema como lacre de segurança, por exemplo, monte um roteiro e saiba exatamente o que falar sobre este assunto. 

O grande segredo dos podcasts são justamente como eles vão funcionar, por isso, monte sua planilha, separe suas anotações, estude bem sobre seu nicho, aqueça as cordas vocais, e comece a gravar seu programa que com certeza vai te surpreender em termos de resultados e engajamento para sua indústria. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.