Como Tornar o Seu Restaurante Digital? 4 Dicas Essenciais

Tornar o seu restaurante digital é uma ação de suma importância atualmente, visto que os consumidores estão cada vez mais comprando de maneira online – principalmente por conta da pandemia de coronavírus (covid-19).

Porém, engana-se quem pensa que fazer compras pela internet é algo recente, que começou há pouco tempo. Não, bem antes da pandemia, há anos, as pessoas já faziam e fazem compras online, inclusive no setor alimentício.

Por isso, investir nessa modalidade de vendas hoje em dia é essencial para que o seu negócio não perca espaço no mercado.

E não importa se você possui um restaurante peruano, um fast food, uma hamburgueria, uma pizzaria… todos os tipos de estabelecimentos gastronômicos devem ter uma presença digital! E a boa notícia? É que a partir de agora você vai aprender como conseguir isso!

Dicas essenciais para tornar seu restaurante digital

As tecnologias mudaram e continuam mudando nossas vidas em diversos aspectos. Por exemplo, quem imaginaria décadas atrás que seria possível pedir comida por meio de um aplicativo e com apenas alguns cliques na tela do smartphone?

Cada vez mais nós estamos conectados e, por isso, negócios que querem crescer e ter resultados satisfatórios precisam seguir esse ritmo, ou seja, precisam ter uma presença digital.

Porém, não basta apenas “estar” na internet. É preciso interagir, engajar, gerar conteúdo de qualidade, agregar valor… enfim, ser ativo e investir nas estratégias certas para que seja possível alcançar os objetivos no meio online.

Portanto, para ter um restaurante digital, ou seja, um negócio que atenda os clientes além do modo offline, é preciso:

1) Fornecer uma experiência digital

Tanto no mundo online quanto no offline, as pessoas buscam experiências e, se você já proporciona isso presencialmente, mantenha o padrão no mundo digital!

Ou seja, na internet, seja em seu site, blog ou redes sociais, interaja com os consumidores, responda dúvidas, críticas e sugestões, ofereça conteúdos de qualidade (seja em forma de texto, imagem ou vídeo)… enfim, construa uma relação de proximidade com eles.

Além disso, tenha um site que seja bonito, que carregue rapidamente e que os consumidores consigam encontrar tudo que precisam de maneira fácil (como cardápio, endereço, contato, horário de funcionamento…) – seja no celular, tablet ou no computador.

Isso porque se o seu site é bagunçado, não tem informações claras, é lento ou não é funcional em dispositivos móveis, tais características acabam afastando as pessoas.

E uma dica para as redes sociais: mantenha uma frequência, ou seja, não faça uma publicação hoje e depois de três dias você posta outra coisa em horários aleatórios. Não, publique diariamente, a cada dois/três dias ou semanalmente.

Dessa forma, os seguidores que acompanham a sua página saberão que sempre haverá uma publicação às quartas-feiras às 10h ou aos sábados às 20h, por exemplo. 

Manter uma regularidade nas mídias sociais é uma ação de extrema importância para conseguir mais clientes e fidelizar os que já tem.

2) Investir em um cardápio digital

Se você quer que seu restaurante seja digital, você também precisa investir em um cardápio digital!

Afinal de contas, os consumidores precisam saber o que você vende. Quais os pratos, os lanches, as sobremesas, as bebidas… por isso, investir em um cardápio digital é de suma importância! 

E neste cardápio, você deve colocar os itens que vende, bem como as fotos e as descrições detalhadas de cada um deles, para que assim os clientes consigam escolher sem muitas dúvidas e dificuldades.

Além disso, com um cardápio online você consegue fazer atualizações de maneira muito mais rápida e em conta, afinal, você não precisará mandar para uma gráfica para que eles realizem uma reimpressão como acontece com cardápios tradicionais.

3) Utilizar o WhatsApp

Hoje em dia é difícil encontrar uma pessoa que não tenha o WhatsApp instalado no smartphone, não é mesmo? São mais de 130 milhões de usuários ativos no Brasil.

Portanto, aproveitar este aplicativo e utilizá-lo em seu restaurante é uma ótima estratégia para atrair novos clientes e vender mais.

Afinal, por meio deste app você pode receber pedidos, interagir com clientes, pedir feedbacks e ter um bom canal de comunicação – tudo isso de maneira simples, rápida e cômoda.

Uma dica extra neste tópico é investir em uma conta no WhatsApp Bussiness, pois gera mais credibilidade e também há mais possibilidades de personalização.

4) Ter um delivery

Muitos estabelecimentos gastronômicos – até a pandemia de coronavírus – não tinham um sistema de delivery estabelecido e, na maioria dos casos, dependiam das vendas presenciais para sobreviver.

Por isso, com a chegada do vírus, foi mostrado a importância de se ter outras formas de vendas, como a do delivery.

Além do mais, atualmente existem diversas plataformas e aplicativos que reúnem inúmeros restaurantes, bares e lanchonetes, como o iFood, o Uber Eats e o Rappi, e que possibilitam que você se conecte com diversos clientes com poucos cliques.

Bônus

Se o seu restaurante vai ter uma presença digital a partir de agora, ele precisa de estratégias certas de divulgação e, graças à internet, há diversos canais para se fazer isso. 

Você pode, por exemplo, investir em e-mail marketing, redes sociais, anúncios e muito mais!

O marketing digital é uma estratégia de suma importância para qualquer negócio online e por isso se você quer que o seu restaurante cresça e atraia cada vez mais clientes, você precisa investir nele!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.