Como usar links Nofollow e o que o Google está fazendo sobre isso em 2020
Os links Nofollow já existem há algum tempo. Na verdade, a tag rel =“nofollow” é uma das tags HTML mais simples que existe. Também é muito importante entender essa tag para fins de SEO, especialmente se você não possui um serviço de seo contratado de uma Agência. Vamos mergulhar nos links nofollow e descobrir mais sobre eles e como o Google os está tratando agora.
O que são links Nofollow?
Simplificando, um link nofollow é um hiperlink com uma tag rel =“nofollow”. Esses links não influenciam o SEO, mas isso está mudando um pouco. Falaremos mais sobre isso a seguir.
No ano passado, o Google não transferiu page rank ou texto âncora entre eles. Para detalhar mais, o Google nem mesmo rastreia links nofollow. No entanto, como afirmei acima, parte disso está mudando um pouco, pois o Google vai começar a fazer uma mudança na forma como os links com o nofollow são tratados.
Antes de entrarmos nisso, vamos dar uma olhada em um pequeno histórico da tag rel =“nofollow”.
História de Rel = Nofollow
Na verdade, o Google introduziu a tag nofollow em 2005. Essa era a maneira deles de tentar combater o spam de comentários que estava se tornando um problema. O spam de comentários ainda é um problema hoje, mas temos maneiras muito melhores de lidar com ele.
O Google divulgou uma declaração muito simples sobre o assunto e como eles estavam tentando lidar com o problema. Essa declaração dizia:
“Se você é um blogueiro (ou um leitor de blog), está dolorosamente familiarizado com as pessoas que tentam aumentar as classificações de mecanismo de pesquisa de seus próprios sites enviando comentários de blog vinculados como“ Visite meu site de produtos farmacêuticos com desconto”. Isso se chama spam de comentários, também não gostamos e estamos testando uma nova tag que o bloqueia.
De agora em diante, quando o Google vir o atributo (rel =“nofollow”) nos hiperlinks, esses links não receberão nenhum crédito quando classificarmos os sites em nossos resultados de pesquisa.
Este não é um voto negativo para o site onde o comentário foi postado; é apenas uma maneira de garantir que os spammers não obtenham nenhum benefício ao abusar de áreas públicas, como comentários de blogs, trackbacks e listas de referência.”
Depois que o Google deu início à tendência, foi apenas uma questão de tempo até que outros mecanismos de busca como o Yahoo e o Bing fizessem a mesma coisa e anunciassem seu compromisso com a tag nofollow.
Atualmente, as plataformas CMS como o WordPress adicionam tags nofollow aos links de comentários por padrão, então você não precisa se preocupar tanto com eles.
Os links Nofollow ajudam com SEO?
Há um pequeno debate em torno disso. Se você questionar qualquer agência de marketing digital online provavelmente dirão que não valem para nada. Por um lado, você tem o Google declarando que eles não transferem PageRank ou texto âncora por meio desses links. No entanto, eles também têm outra declaração afirmando:
“Em geral, não os seguimos. Isso significa que o Google não transfere PageRank ou texto âncora por meio desses links.”
O termo ”em geral” pode ser preocupante. É uma afirmação um tanto vaga e acho que implica que eles às vezes as seguem.
Ninguém pode dizer com certeza, mas o Google tem sido um pouco cinza com isso, então é seguro dizer que o problema vai além da resposta normal em preto ou branco.
Portanto, basta dizer que, embora tenhamos a impressão de que os links nofollow não ajudam no SEO, não podemos ser 100% positivos com base na forma como o Google declarou sua posição no passado.
É importante lembrar que, embora os links nofollow não sejam rastreados, eles ainda direcionam tráfego para o seu site. Veja, os links levam de volta ao seu site e direcionam o tráfego. Isso ocorre porque as pessoas ainda clicarão nesses links. Mais tráfego significa um público maior para você.
Diferença entre links dofollow e nofollow
Se você é um usuário comum da web, os links de dofollow e nofollow provavelmente terão a mesma aparência. Isso ocorre porque a maneira como os links são criados no front end faz com que tenham a mesma aparência para o leitor.
Quer o link seja dofollow ou nofollow, tudo o que o usuário vê é um link de texto colorido. A diferença só pode ser percebida ao acessar o código HTML. Para dar um exemplo de como eles diferem, vamos examinar o código juntos.
Um link seguido tem a seguinte aparência:
<a href=”https://hospedagemdesites.wiki.br”> Hospedagem de sites </a>
Um link nofollow se parece com este:
<a href=”https://hospedagemdesites.wiki.br” rel=”nofollow”> Hospedagem de Sites </a>
Você pode ver que o HTML é idêntico, exceto pela adição da tag rel =“nofollow” ao segundo link.
Basicamente, um desses links diz ”siga” para fins de SEO e o outro diz ”não siga”.
Atualizações de tratamento do link Google Nofollow
Agora que você tem uma boa ideia do que é um link nofollow, vamos falar sobre as atualizações recentes que o Google fez sobre como eles estão sendo tratados.
Anunciou há alguns meses, e tendo iniciado em 1 de março, o Google já começou a tratar nofollow links como dicas. Não apenas isso, mas também adicionaram atributos adicionais para ajudá-los a entender melhor os links.
O que é adicionado?
Dois novos atributos foram especificamente adicionados. Isso permite que o Google compreenda melhor os links e o que são. Os dois novos links que estão unindo rel =“nofollow” são:
- rel =“sponsored”: identificará links em um site que foram criados como parte de publicidade, patrocínios ou acordos semelhantes.
- rel =“ugc”: identificará links em um site que aparecem no conteúdo gerado pelo usuário. Exemplos disso seriam comentários e postagens de usuários.
Isso coloca um verdadeiro amortecedor em todo o ”Google não transfere o PageRank ou texto âncora entre esses links”. De agora em diante, os links nofollow do Google e os links adicionados acima serão tratados como ”dicas” sobre quais links excluir como sinais de classificação.
A questão é esta; esses links não serão mais ignorados. E uma vez que eles serão usados como dicas com base no critério do Google, pode ser difícil descobrir como usá-los ou tratá-los.
Então, por que o Google não está ignorando completamente esses links? Eles realmente fizeram uma declaração sobre isso. Essa declaração foi a seguinte:
“Os links contêm informações valiosas que podem nos ajudar a melhorar a pesquisa, por exemplo, como as palavras dentro dos links descrevem o conteúdo para o qual apontam. Olhar para todos os links que encontramos também pode nos ajudar a entender melhor os padrões de links não naturais. Ao mudar para um modelo de dica, não perdemos mais essas informações importantes, ao mesmo tempo em que permitimos que os proprietários de sites indiquem que alguns links não devem receber o peso de um endosso primário.”
O que os proprietários de sites devem saber em relação ao SEO
Com as mudanças ocorridas, é importante saber algumas coisas sobre como isso afetará o SEO do seu site. Aqui estão algumas coisas a considerar.
Atributos de link ainda são importantes
Evitar esquemas de links e penalidades de esquemas de links ainda é muito importante. Isso leva a penalidades do Google se não for tratado corretamente. Certos anúncios de link e links patrocinados obterão essas penalidades. O Google concorda que você use o termo ”sponsored”, mas ”nofollow” também é adequado.
Você não precisa alterar os atributos existentes
Se você tiver links nofollow atuais (o que a maioria terá), não há necessidade de alterá-los. O Google disse que continuará a honrar todos os atributos nofollow atuais que já estão em vigor. Isso economizará muito tempo e energia, tendo que voltar para tentar atualizá-los.
Além disso, não há necessidade de voltar atrás e mudar a forma como você está usando os atributos nofollow que sinalizam links conectados a anúncios ou patrocínios. A única coisa que mencionaram aqui foi que recomendaram trocar o atributo ”sponsored” quando apropriado.
Vamos lembrar que, embora não seja necessário alterar os links nofollow existentes que você possui, você ainda pode querer considerar o uso de novos atributos de link para links futuros.
Se você estiver usando o atributo nofollow como uma forma de bloquear links patrocinados ou se não estiver garantindo uma página para a qual tenha um link, ambos continuarão a ter suporte.
Finalmente, se acontecer de você pensar que está no meio de uma ação de esquema de link e quiser evitar possíveis penalidades, use rel =“sponsored” ou rel =“nofollow” para sinalizar esses links.
Usando os novos atributos corretamente
Há algumas coisas a serem consideradas quando se trata de usar os novos atributos. Por um lado, mais de um único atributo pode ser usado em um link. Por exemplo, rel =“ugc sponsored” seria aceitável para um link patrocinado que também aparece no conteúdo gerado pelo usuário em seu site.
Para levar isso um pouco mais longe, o Google disse que na verdade não há nenhum atributo errado a ser usado, exceto ao lidar com links patrocinados. Se um link estiver realmente marcado como ”patrocinado”, mesmo que não faça parte de um anúncio ou patrocínio, o impacto geral será menor. O Google também abordou isso, afirmando:
“… Veremos essa dica, mas o impacto – se houver algum – seria, no máximo, não contarmos o link como um crédito para outra página. Nesse sentido, não é diferente do status quo de muitos links UGC e não relacionados a anúncios já marcados como nofollow.”
Pense nisso como uma solução de linha de fundo. Qualquer link que seja claramente um anúncio ou link patrocinado deve usar ”patrocinado” ou ”nofollow”.
Quando essas alterações entraram em vigor?
No que diz respeito a rel =“sponsored” e rel =“ugc”, eles estão funcionando desde setembro de 2019. Nofollow também funciona.
Isso basicamente significa que os dois atributos de link mais novos foram tratados como dicas desde a data acima. No entanto, nofollow começou a ser tratado como uma dica em março de 2020. Basicamente, isso é totalmente novo.
Se você confia exclusivamente em links nofollow, provavelmente não é uma boa ideia. Eu o encorajo a considerar fortemente a mudança para um dos dois novos atributos.
Conclusão
Lidar com quando usar links follow e nofollow sempre foi uma questão para muitos. Quando você divide em seu núcleo, a diferença realmente é a maneira como o Google rastreia, rastreia e usa para fins de SEO.
Os links Nofollow realmente desempenham um papel muito importante quando se trata de SEO. Espero que este artigo tenha dado a você um melhor entendimento de como eles funcionam e informações suficientes para que funcionem para você.
Um pensamento final que tenho. Independentemente de como você usa as informações acima, se estiver tentando criar links para seu site ativamente, priorizar a criação de links para seguir faz mais sentido. Uma vez que estes são os que passam no PageRank e têm um impacto direto no SEO do seu site.
O Google continua a fazer mudanças em seu mecanismo de busca e em outros produtos remotos. Isso não é novidade, pois é um esforço para se manter atualizado e relevante. Vá em frente e faça as alterações que achar necessárias com base nas informações acima.