Conheça o poder do marketing de influência na sociedade
Você sabe o que é marketing de influência? Talvez você não reconheça esse nome, mas com certeza já teve contato com esse conceito. É uma abordagem de marketing que consiste em campanhas com indivíduos com muitos seguidores e que exerçam uma certa influência ou liderança sobre seus seguidores.
Ou seja, são os digitais influencers que têm poder de influenciar na decisão de compra daqueles que os segue. As empresas contratam essas pessoas para veicular informações, conteúdos e fazer propaganda a favor da marca.
Quando dissemos que com certeza você já se deparou com o marketing de influência, é porque hoje em dia esse recurso é muito utilizado e a profissão influencer vem crescendo mais a cada dia. Por isso, é muito comum entrarmos nas redes sociais e nos deparar com uma personalidade que seguimos e admiramos recomendando um produto e serviço.
Apesar de ser bastante usado, o marketing de influência ainda é uma área nova. Então é possível que muitos ainda tenham dúvidas sobre o assunto e os famosos digital influencers. Se este é o seu caso, acompanhe o conteúdo! Vamos mostrar o que é, como funciona e os benefícios do marketing de influência na sociedade atual.
O que é Marketing de Influência?
O Marketing de Influência, é uma estratégia do marketing digital que consiste em campanhas com produtores de conteúdo independentes que tenham influência sobre um determinado público. extremamente engajados.
O objetivo de trabalhar com os influenciadores digitais é criar uma ponte entre a marca e o público do influencer. Com essa atividade, há a oportunidade da marca fazer parcerias com eles para que utilizem, apresentem e divulguem seus produtos e serviços.Desta forma, os seguidores dessa pessoa que confiam em suas indicações, terão uma visão positiva do produto ou serviço. Isso se dá porque o público se sente mais próximo e se identifica com o produtor de conteúdo do que com a marca.
Quem são esses influencers?
Afinal, quem pode ser um influencer? Todos mundo! Isso porque os influencers, em sua maioria, são pessoas comuns. Podemos vê-los acordando sem maquiagem, acompanhando seu dia a dia, fazendo compras no mercado, no shopping etc. Ou seja, há a identificação do público com a personalidade e estilo de vida do influencer, os tornando mais próximos de seus seguidores.
As pessoas que acompanham essas pessoas confiam em suas indicações porque não estão ali fazendo puramente uma propaganda, mas também entregando conteúdo informativo, de entretenimento, entre outras formas de conteúdo. Eles estão presentes nas redes sociais e outros veículos digitais com grande volume de pessoas engajadas com o que produzem.
Tipos de influencers!
Apesar de falarmos que todos podem ser influenciadores, é uma profissão com grandes dificuldades. Já que para conseguir influenciar as pessoas, é necessário criar um público considerável, ter números altos de engajamento, os seguidores precisam confiar no que está dizendo. O que não é fácil em um ambiente digital que todos têm algo a dizer e um conteúdo a mostrar.
O público é muito importante para o marketing de influencer e como diz o ditado “quem fala com todo mundo, na verdade não está falando com ninguém”, a marca deve contratar o influenciador que tem o público nichado alinhado com a empresa.
Por isso, existem influenciadores dos mais diferentes segmentos, como: moda, empreendedorismo, estética, humor, games, educação, entre outros. No Brasil, há grandes nomes, como o Whindersson Nunes, Niina Secrets, Lucas Netto, etc.
O mercado do marketing de influência também conta com as celebridades, afinal, quem não quer se vestir como o seu ídolo? Porém como são pessoas que têm o dia a dia mais diferenciado do que das pessoas, pode não ser uma estratégia tão eficiente dentro do Marketing de Influência.
Como funciona?
As marcas que estão em busca de aumentar sua clientela e consolidar seu próprio público oferecem permutas, contratam a divulgação e diferentes outros tipos de parcerias com influenciadores. Esse contato entre empresa e influencer pode ser feito através de agências, assessorias ou com o próprio profissional.
O que os influencers fazem?
Há diversas formas de divulgar com um influenciador. O publipost é, como o nome indica, um post pago de divulgação e deve ser identificada como uma publicidade no próprio conteúdo.
Os famosos recebidos. A prática de enviar amostras de um determinado produto para os influencers consiste no envio em troca de divulgação. Porém não é a opções mais eficiente, já que muitos influencers não fazem essa divulgação gratuita e espontânea, pois recebem diversos produtos.
As campanhas é quando a empresa contrata um influencer para fazer algo criativo, diferente e inovador para promover o engajamento de seus seguidores.
Por que investir em marketing de influência?
Há mais confiança e credibilidade quando alguém fala sobre a marca do que quando a própria empresa divulga os pontos positivos de seus produtos ou serviços. Por isso, os influencers são tão eficientes. O poder de influência sobre o público alvo fará com que os resultados da marca cresçam rapidamente e de forma mais barata do que a publicidade convencional.
Estes são alguns dos benefícios do marketing de influência para você adicionar essa estratégia na sua empresa!