Fluxo de cadência: o que é e como ele funciona?
Um vendedor que deseja obter bons resultados sabe que precisará realizar um trabalho sério e comprometido. Por isso, deve montar a sua estratégia e ter em mente alguns dados, como o fluxo de cadência que realiza com cada prospect.
É notável que o trabalho de um vendedor é bastante árduo e para que ele tenha uma rotina otimizada e funcional é fundamental que ele coordene as suas ações de modo a ter métodos de como agir.
Entre as muitas frentes de trabalho realizadas pelo vendedor, uma das mais importantes se trata justamente da quantidade de contatos que ele faz com os seus prospects. Afinal, é dessa ação que ele pode conquistar os resultados desejados.
De fato, isso pode ser verificado tanto por quem vende serviços como o de remoção de resíduos sólidos como por um corretor de imóveis. Por isso, ter em mente como serão realizados os seus contatos e por quanto tempo é essencial para um negócio.
O presente artigo irá explicar o que é o fluxo de cadência, trazer informações sobre o que ele é, como estruturá-lo e apresentará dicas de como colocar tudo em prática.
O que é fluxo de cadência?
Um vendedor que queira ter sucesso nas suas vendas de micro wedding restaurante ou de qualquer outro produto ou serviço sabe que precisa ter um plano sistematizado e colocá-lo em prática.
Para tornar o processo mais simples e eficiente, existe o fluxo de cadência. Na prática, ele se trata da organização e da execução desse plano, que inclui diversas interações com métodos diferentes de comunicação para aumentar as chances de falar com um lead.
Assim, ele inclui um ritmo de atividade e intervalo para contatar um prospect. Para isso, o fluxo de cadência conta com vários elementos, sendo alguns deles:
- Definição de canais de comunicação;
- Definição de periodicidade do contato;
- Definição do método de contato;
- Definição do cronograma de abordagens.
Nesse sentido, o vendedor precisa ter em mente quais canais de comunicação vai usar, quantos dias terá entre um contato e outro, qual será o método utilizado para falar com o cliente e qual será o cronograma de abordagens aplicado.
Como estruturar um fluxo de cadência
Para que um vendedor atinja os seus objetivos com relação às vendas de treinamento de bombeiro militar, por exemplo, é fundamental que ele estruture o seu fluxo de cadência para ter um melhor desempenho.
Essa estrutura passa por três pontos principais, que são: entender com quem se vai falar e o melhor canal, saber quanta informação será necessário e definir quantos contatos deverão ser feitos.
Com essas informações, é possível fazer uma análise estratégica, criando assim uma linha racional de contatos. Dessa forma, o resultado é muito mais efetivo e evita erros que são cometidos com frequência.
2 dicas de como fazer um fluxo de cadência
Depois de entender quais itens fazem parte da estrutura de um fluxo de cadência, há ainda algumas dicas que ajudam a deixar o processo mais eficaz, potencializando as vendas de serviços como coreografia de casamento noivos ou de produtos em geral.
Definir canais de prospecção
O fluxo de cadência depende de vários canais de contato. Para isso, é interessante saber quais usar e montar um cronograma contando com essas ferramentas.
Entre as principais opções estão o telefone, o e-mail e as redes sociais. O ideal é sempre alternar entre essas alternativas, o que garante um melhor resultado nas vendas.
Definir a intensidade da prospecção
Um fluxo de cadência pode ser longo e com maiores intervalos ou curto e com maior quantidade de interações. A melhor forma de definir isso é avaliar o perfil do cliente e montar a abordagem mais coerente para garantir um bom trabalho.
É sempre importante dizer que fluxos de cadência com mais números de ligações costumam ser considerados mais diretos e agressivos. Por isso, é preciso avaliar e definir com estratégia.
Com as duas dicas acima, é possível montar um fluxo de cadência de qualidade, que promete oferecer melhores condições de negociação entre o vendedor e o cliente.
Considerações finais
O fluxo de cadência é uma ação importante para os vendedores, que podem conquistar bons resultados se souberem criar um cronograma especial capaz de incluir o intervalo ideal de contato, os canais certos e os melhores métodos de abordagem.
Com um fluxo de cadência devidamente estruturado, os resultados com relação às abordagens realizadas podem se transformar em vendas com maior facilidade, otimizando o trabalho e as vendas de qualquer empresa.