Guia básico de SEO
Marketing Online

Guia básico de SEO para YouTube: Atualizado 2020

junho 24, 2020

Investir em SEO é fundamental para qualquer pessoa que pretende crescer o seu canal no YouTube. Esse tipo de estratégia ajuda a melhorar o seu posicionamento na maior plataforma de vídeos.

No entanto, as regras são atualizadas constantemente e os profissionais precisam estar atentos para acompanhar as mudanças no mercado. 

Quais são as principais estratégias de SEO para YouTube em 2020? 

Neste artigo, vamos apresentar as melhores dicas para o seu canal atingir as primeiras posições. 

Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas. 

O que é SEO para YouTube? 

Antes de mostrar as melhores dicas de SEO para YouTube, vamos entender primeiro o que é esse conceito? 

É um conjunto de estratégias que tem como objetivo melhorar a experiência do visitante e o posicionamento de uma página no YouTube. 

Com pequenas mudanças, o vídeo consegue atrair mais visitantes qualificados e que tenham interesse em seu conteúdo. 

Como fazer SEO para YouTube? 

A partir de agora, vamos listar as melhores dicas de SEO para YouTube. 

Vamos lá? 

Pesquise a palavra – chave 

O primeiro passo para ter sucesso com o SEO para o YouTube é pesquisar as palavras-chave corretamente. 

A escolha de um termo de qualidade é fundamental para a ferramenta descobrir o assunto do seu vídeo, fazer a indexação do material e colocá-lo nas buscas dos usuários. 

O processo de identificação exige um cuidado especial na hora de publicar o conteúdo. É essencial incluir a palavra – chave não só no título, mas também nas tags e na descrição.

Assim, a ferramenta pode analisar essas informações para utilizá-las no rankeamento. 

Existem algumas técnicas e ferramentas que ajudam a descobrir a melhor palavra-chave para o seu vídeo. 

Você pode, por exemplo, usar o autocomplete do YouTube. Ao pesquisar por uma determinada palavra – chave, a plataforma oferece várias sugestões para o usuário. 

Ao digitar o tempo “marketing de afiliados”, o YouTube lista diversos opções que podem ser utilizadas no vídeo. 

  • Afiliado hotmart; 
  • Google ads para afiliados;
  • Como vender como afiliado hotmart;
  • Afiliado amazon;
  • Instagram para afiliados. 

Além de ajudá-lo a descobrir os termos mais buscados na plataforma, esse é um ótimo recurso para encontrar ideias de conteúdo para os seus vídeos. 

Nessa etapa, é importante fazer também um benchmark. Os canais da concorrência podem mostrar várias ideias interessantes de palavra – chave. 

Se eles têm uma boa audiência, provavelmente, construíram uma estratégia com palavras – chave com bom alcance. 

O Google disponibiliza outras ferramentas gratuitas para tornar esse processo de busca ainda mais fácil: Keywords Everywhere, Google Trends e VidIQ. 

Selecione palavras-chave de qualidade 

Após fazer uma pesquisa de palavra – chave, agora é hora de escolher os melhores assuntos para os seus vídeos. 

Para conseguir novos acessos, recomendamos utilizar as palavras -chave com menos volumes de busca, que são denominadas de cauda longa (long tail). 

Elas têm menos acesso, porém, menos corrência. Por isso, o canal tem mais chances de conquistar um bom posicionamento.

Outro ponto positivo é que as long tails são buscas mais próximas ao fundo de fundo, isto é, as conversões. 

Para identificar um termo long tail, o usuário deve analisar a palavra – chave. 

Geralmente, as palavras – chave com menos buscas são aquelas mais específicas. 

O termo marketing digital, por exemplo, é muito amplo e pode falar sobre vários assuntos como: como funciona o marketing digital, curso de marketing digital, faculdade de marketing digital, entre outros. 

As palavras – chave com essas características são denominadas de head tail. Elas não são indicadas, pois tem alta corrência, especialmente com influenciadores e grandes empresas. 

Já o termo marketing digital para afiliados é uma palavra – chave long tail, pois é mais específica e mostra para o leitor exatamente o que ele procura naquele momento. 

É possível citar outros exemplos de palavra – chave long tail, entre os quais: marketing de conteúdo para restaurantes, marketing digital para advogados e marketing para estudante. 

Percebeu a diferença? 

No entanto, é fundamental deixar claro que uma palavra – chave não pode ser escolhida somente para atrair visitante. 

Ela precisa fazer sentido para o vídeo. Caso contrário, frustará a expectiva dos espectadores. 

Faça uma descrição completa do seu vídeo 

A descrição é outro item que não pode ser ignorado quando o assunto é SEO para YouTube. 

Uma boa descrição é aquela que aborda o conteúdo do vídeo de forma completa. 

Ela influencia diretamente no posicionamento do seu conteúdo, pois pode melhorar o engajamento do vídeo e a credibilidade com a ferramenta. 

Esse item também ajuda a identificar o tema do seu seu vídeo. 

Na descrição, é possível adicionar ainda as chamadas para ação (CTAs). Geralmente, os mais indicados são: inscrever no canal ou fazer o download de um e-book. 

Você também pode incluir hashtags ao longo texto. No entanto, evite o excesso. O YouTube penaliza as descrições que têm mais de 15 hashtags. 

Adicione tags 

As tags ou marcadores são importantes para melhorar o posicionamento do seu vídeo. 

Elas são valorizadas porque ajuda a plataforma a identificar os temas do vídeo e acelerar a indexação do conteúdo. 

O mais indicado é utilizar entre 6 a 8 palavras para não atrapalhar o algoritmo com os termos. 

Defina um título atraente 

O título é uma das partes mais importantes de um vídeo, pois impacta tanto na indexação do conteúdo como no posicionamento da página. 

Para utilizar esse recurso da melhor forma, o título deve estar relacionado com a busca do internauta. 

Se o conteúdo do vídeo aborda temas sobre marketing digital para afiliados, a palavra – chave deve ser “marketing digital para afiliados”. Lembre-se de incluir o termo logo no início do título. 

Transcreva e faça legendas 

Nunca é demais falar sobre a importância das transcrições e legendas para o seu vídeo. 

Afinal, a ferramenta não tem capacidade para ler imagens.

Então, fazer as transcrições e legendas do vídeo são duas tarefas importantes para a sua rotina. 

A transcrição nada mais é que o conteúdo do vídeo em formato de texto. 

Ela pode ser feita de forma manual ou pela ferramenta que é disponibilizada pelo YouTube. 

Produza vídeos mais longos 

Os vídeos mais longos têm mais chances de aparecer nas primeiras posições do YouTube. 

Nos resultado de busca da ferramenta, os primeiros conteúdos têm em torno de 11 minutos. 

Dessa forma, é possível produzir conteúdos com mais qualidade e que responda todas as dúvidas do usuário. 

O SEO para YouTube deve ser uma tarefa constante. Um bom profissional acompanha as tendências do mercado e as mudanças do algoritmo. Assim, o seu canal ganhará vantagem competitiva no YouTube.

 

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