A importância de sincronizar suas equipes de marketing e vendas neste 2019
Se suas equipes de vendas e marketing ainda não trabalham juntas de maneira eficaz, pode ser porque existe um grande abismo entre elas que está devorando todos os clientes em potencial qualificados. O abismo é real, e a maioria das empresas já o viu de alguma maneira e até vive hoje. As perspectivas de entrada são trazidas pelo marketing e levadas ao ponto em que devem ser entregues às vendas.
Mas, em vez de uma transição suave de uma equipe para outra, os leads são maltratados e caem em um penhasco infinito. O pessoal de vendas simplesmente não tem certeza do que fazer com eles. De fato, de acordo com uma investigação da Marketing Sherpa, os representantes de vendas ignoram mais de 50% dos leads de marketing.
Sua empresa precisa construir uma ponte estável para apoiar o processo de entrega e impedir que os leads caiam no vácuo. Quando as equipes de vendas e marketing estão bem sincronizadas (Smarketing), as empresas ficam 67% melhores ao fechar acordos. Em outras palavras, dar contexto e ensinar à sua equipe de vendas exatamente o que fazer com os clientes em potencial que você recebe ajudará a aumentar o percentual de fechamento.
Preparando as ferramentas necessárias
Você não pode construir uma ponte sem um martelo, tábuas de madeira e pregos. Ou, nesse caso, o software e as plataformas necessárias para salvar, rastrear e gerenciar a inteligência sobre seus leads. Um CRM sofisticado, automação de marketing e ferramentas complementares farão o truque (por exemplo, Hubspot ). Não deixe de contar com eles ao combinar esforços.
Estabelecer o plano de ação
Mesmo que você não saiba nada sobre como construir algo, todo mundo sabe que uma base sólida é fundamental para a integridade de uma estrutura. Para fechar a lacuna entre vendas e marketing, a base é uma estratégia de comunicação. Essa estratégia é a base de tudo o que as vendas e o marketing fazem para fechar com um lead.
Comece com um contrato de nível de serviço (SLA). Seu SLA usará a linguagem que ambas as equipes entendem para definir objetivos, tipos de leads, responsabilidades específicas e os KPIs mais importantes para medir o desempenho de cada equipe. Em seguida, crie pontos de verificação de rotina que reúnam as equipes para falar sobre o fluxo de leads, a porcentagem de leads trabalhados e suas taxas de fechamento.
Implementando a estratégia de entrada
Antes de seus representantes de vendas começarem a preparar os martelos, verifique se eles conhecem a técnica adequada. A equipe de vendas precisa sim ou sim de um treinamento de Vendas de entrada para concluir a ponte entre as duas equipes.
O treinamento de vendas de entrada o ajudará com as técnicas necessárias para ter sucesso. Vendas de entrada não é apenas uma estratégia que melhora o processo de vendas.
Os benefícios serão vistos em toda a empresa. O marketing pode demonstrar o valor de seus esforços e melhorar a qualidade dos clientes em potencial que eles geram. Os representantes de vendas encurtarão seu ciclo de vendas, aumentarão sua taxa de fechamento e gerarão novas receitas.
Os representantes de atendimento ao cliente têm mais informações sobre seus clientes para melhorar o serviço de suas contas. E o mais importante, os clientes recebem uma experiência positiva do comprador com sua marca, o que ajuda a fortalecer a reputação e inspirar os negócios por meio do retorno de clientes e referências.
Quais são as vantagens de ter um software de CRM?
Aumentar a capacidade de fidelidade do cliente: o uso do software de CRM permite que a empresa maximize o conhecimento de seus clientes, entendendo e antecipando suas necessidades, fornecendo um histórico detalhado que coleta todas as informações dos procedimentos comerciais. Assim, práticas são facilitadas para manter um cliente, cujo custo é menor do que atrair novos usuários.
A comunicação entre os diferentes serviços da empresa é otimizada: o software CRM desempenha um papel específico em cada uma das etapas do ciclo de vendas, desde a obtenção de dados até a pesquisa de informações sobre os clientes. Esse fluxo de informações é muito valioso para as diversas áreas da empresa, portanto, sua coleta e disponibilidade são essenciais.
Melhor capacidade de resposta: os dados coletados pelo software CRM permitem à empresa detectar problemas comuns, permitindo uma visão global dos incidentes e uma melhor avaliação das necessidades do cliente, acompanhando todos os processos e o desempenho da empresa.
Economia de tempo: o software CRM oferece automação de processos, eliminando a necessidade de tarefas e ações repetitivas. Por exemplo, é possível configurar o envio de e-mails automáticos para acompanhar as propostas comerciais. Dessa forma, os diferentes serviços da empresa podem se concentrar em objetivos mais estratégicos e produtivos.