Marketing de conteúdo e leads: qual a relação?

Uma ferramenta perfeita para o crescimento da sua marca é investir em conteúdos de qualidade para gerar leads. Mas, qual a relação do marketing de conteúdo e leads? Entenda e saiba quais são e como aplicar as estratégias de content marketing!

A transformação digital chegou para todos e o mercado corporativo não ia ficar fora dessa. Hoje as empresas precisam se adaptar para encontrar estratégias e gerar leads qualificados.

E muitas empresas acreditam que somente divulgar seus produtos e serviços irão levar as pessoas a realizarem compras. Com o consumidor cada vez mais exigente, só isso não é mais suficiente.

Hoje, as empresas devem oferecer algo a mais para que os consumidores cheguem a você. Para atrair leads de qualidade é preciso utilizar do marketing de conteúdo. Dentro do mercado competitivo, é essencial oferecer conteúdo relevante, de qualidade e que atraia o público.

O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing que tem como foco atrair e engajar seu público-alvo, gerando leads qualificados por meio de conteúdo valioso e relevante. É a menina dos olhos do marketing digital atual e tem conquistado ótimos resultados para as empresas que o utilizam.

Qual a importância da geração de leads?

Gerar leads qualificados é o objetivo comum das empresas que apostam no marketing digital e marketing de conteúdo. Afinal, é preciso se destacar da concorrência para conseguir uma rede de contatos para prospectar clientes.

E como fazer isso com o marketing de conteúdo? Gerando conteúdo relevante para seu público-alvo, fazendo com que eles se identifiquem, conectem com a empresa e convertam em vendas, até clientes fiéis.

Gerando leads é possível entender o interesse dos visitantes de seu site, além de medir melhor se seu conteúdo é valioso. Além disso, pensar na jornada de compra ao gerar o lead é muito importante para converter estes contatos em clientes.

Como usar o marketing digital para gerar leads qualificados?

Redes sociais, e-mail marketing, vídeos e blogs, além de outros canais de marketing digital, contribuem muito para atrair e converter leads. O importante é saber como promover o seu conteúdo na internet.

Anote algumas dicas e saiba como usar o marketing digital para gerar leads qualificados!

1. Defina uma persona

A persona é a personificação de seu público-alvo, um personagem fictício baseado nas informações de seu público. Criar a sua persona no mundo do marketing irá orientar seu conteúdo, possibilitando falar da forma e nos canais que são mais indicados para ela.

Quanto mais personalizada a comunicação, melhor o resultado de sua estratégia de marketing de conteúdo. Além das características pessoais (gênero, idade, escolaridade), é importante saber as necessidades, desejos e dores da sua persona. Isso dará embasamento para criar um conteúdo mais atrativo.

2. Produza conteúdo relevante para geração de leads

Com a chuva de conteúdo disponível na internet, o seu conteúdo deve parecer exclusivo. Os materiais devem funcionar como isca, despertando interesse com conteúdo relevante, para que sua persona forneça as informações de contato e se torne um lead.

O conteúdo pode ser informativo envolvendo seu serviço e produto, dicas, tutoriais, entre outros formatos.

3. Utilize formulários e landing pages

Se você quer que seu conteúdo consiga atrair a atenção de sua persona, e que forneça seus contatos, precisa utilizar ferramentas que possibilitam a distribuição de conteúdo e colete as informações necessárias, como formulários e landing pages.

As landing pages são páginas que auxiliam na captura de leads, possuem objetivo definido e estrutura simples e chamativa. Nela, você deverá ter um material rico, o formulário para que o leitor preencha seus contatos e uma “Call to action” para fazer o usuário enviar suas informações.

Por exemplo, se você criar um e-book com dicas e outros conteúdos, poderá ter o formulário e uma CTA como “Baixe aqui seu e-book”. Fique atento em adequar o seu formulário à LGPD, ou seja, conforme as exigências da Lei.

O tipo de material e a estrutura da sua landing page serão totalmente decisivos para ter uma boa taxa de geração de leads.

4. Promova sua landing page

Se seu site tem pouco tráfego, é interessante pensar em uma estratégia de promoção de sua landing page. Seja nas redes sociais ou no Google, as mídias pagas poderão trazer um volume maior de acessos ao seu site.

Ao escolher os melhores canais, considerando os que melhor geram tráfego ao seu site, direcione a sua estratégia de promoção. Assim, você conseguirá aumentar a sua lista de potenciais clientes, além de gerar leads.

Então, agora que você já sabe qual a relação entre marketing de conteúdo e leads. O que acha de colocar em prática as estratégias acima? Lembre-se de que, independentemente da sua escolha, o conteúdo é a base para alcançar os resultados esperados.

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