Marketing odontológico: passo a passo de como aplicar uma estratégia de sucesso

Professional Dentist tools in the dental office. Dental Hygiene and Health conceptual image. Blue image.

O Brasil é um dos países que tem a maior concentração de dentistas no mundo. Estima-se que sejam formados cerca de 11 mil novos profissionais, por ano. Por isso, o marketing odontológico é fundamental para garantir uma vantagem estratégica e fazer o seu consultório crescer.

Afinal, quando se tem uma população de 715 cirurgiões-dentistas por habitante, é preciso encontrar formas de atrair e fidelizar pacientes, construir uma imagem crível e estabilizada no mercado, enquanto se respeita o código de ética da profissão.

Assim, antes de criar estratégias publicitárias é necessário compreender o que é o marketing odontológico, como ele funciona e quais são suas limitações.

O que é o marketing odontológico?

O marketing consiste no uso de diversas ferramentas que auxiliam no desenvolvimento dos produtos e no atendimento prestado, a fim de atender aos desejos e as necessidades do público consumidor.

Deste modo, mais do que forçar a compra de bens ou serviços, o marketing odontológico visa educar sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal e as consequências da negligência com o bem-estar oral.

Também é por meio desta ferramenta publicitária que é divulgada a estrutura da clínica e o trabalho dos profissionais dessa instituição, a fim de expor as suas qualificações, experiência e formação, sem que campanhas sejam – efetivamente – feitas.

Assim, o paciente compreende todos os benefícios de escolher o atendimento daquele consultório e confere ainda mais confiança ao local.

Fatores a serem considerados durante o planejamento de marketing

Contudo, o início de um planejamento de marketing voltado para os serviços odontológicos exige a consideração de diversos fatores que podem influenciar o desenvolvimento das ações e nos resultados obtidos.

Área de atuação e suas limitações

É preciso estar sempre atento à área de atuação de cada profissional para que seja possível a adaptação da linguagem ao público-alvo. 

Por exemplo, a diferença entre o oferecimento dos serviços de restauração e profilaxia, com a publicação de conteúdos mais relacionados à dentística.

Mas, mais do que isso, é imprescindível que os profissionais estejam cientes do Código de Ética Odontológico (CEO), que regulamenta as práticas do marketing no ambiente dos consultórios.

Assim, é preciso seguir as normas que fiscalizam o:

  • Uso de imagem de pacientes ou funcionários;
  • Tipo de conteúdo que pode ou não ser publicados;
  • Identificação adequada dos dentistas mencionados (com nome e registro da CRO);
  • Manutenção do sigilo profissional;
  • Proibição da divulgação de tratamentos sem embasamento científico;
  • Proibição da divulgação de resultados sem a devida avaliação.

Essa fiscalização tende, inclusive, a impedir as estratégias de marketing que visam vender um produto ou serviço, como um tratamento estético, que não seja condizente com a realidade. Com isso, ele pode até ser direcionado a serviços como o plano odontologico.

Público

É fundamental considerar as características dos clientes que são o alvo da sua especialidade odontológica, como a odontogeriatria ou a odontopediatria.

Por isso, é preciso conhecer o poder aquisitivo, idade, problemas, objetivos, tipo de mídias que consomem, função profissional, dentre outros fatores que podem tornar a comunicação mais efetiva.

Tendo conhecimento quanto a essas especificidades da persona da sua clínica, é mais fácil direcionar as campanhas e a utilização dos canais específicos que melhor apresentam retorno para o seu consultório.

Parcerias

As parcerias realizadas com empresas que disponibilizam o convenio odontologico, ou com estabelecimentos que desempenham serviços de estética, podem beneficiar a ambos os empreendimentos, atraindo novos pacientes e melhorando a credibilidade da clínica.

Mas é preciso estar atento à qualidade dos serviços prestados por essas empresas com que se está associando, pois isso impacta diretamente na reputação do seu consultório e dos seus funcionários.

Assim, investir em uma empresa que oferece um plano odontologico empresarial que pode ser estendido a familiares do beneficiário, pode construir uma imagem positiva para os dentistas, pois mostra consideração com o bem-estar dessas pessoas.

Dicas de como realizar uma boa estratégia de marketing e de conteúdo

Quando se está iniciando com o marketing, todas essas normas e conhecimentos sobre redes sociais, bem como o reconhecimento do público-alvo, pode ser um pouco confuso.

Por isso, separamos algumas dicas para ajudar a construir um planejamento adequado para o seu consultório.

Disponibilize informações de qualidade

Também conhecido como marketing de conteúdo, essa estratégia de publicar informações de forma gratuita tem o objetivo de educar e atrair os pacientes para os serviços disponibilizados pela sua empresa.

Deste modo, o material pode apresentar dados e vantagens dos procedimentos ou serviços – como o uso de um plano odonto empresarial para realizar consultas mais frequentes com o dentista, ou os benefícios da lente de contato dental – por meio de vídeos, fotos, e-books ou infográficos.

Utilize plataformas digitais

Com o aumento do número de usuários nas redes sociais, utilizar esse meio para a divulgação empresarial tem sido a principal estratégia para alcançar o público-alvo. 

Por isso, criar blogs, canais no Tiktok, Youtube e Instagram podem ser ótimas formas de divulgar os serviços prestados pelo consultório de forma mais dinâmica e que pode ser mais facilmente compartilhado, gerando engajamento orgânico.

Além disso, o uso de ferramentas como o Google Adword ou o Facebook Ads também são formas de aumentar o alcance de novos leads e, consecutivamente, de novos pacientes.

Participe de eventos

Comparecer a seminários, feiras e workshops é muito importante para divulgar o nome da sua marca para as demais empresas, aumentando a visibilidade do seu negócio e melhorando as conexões profissionais.

Além disso, é uma forma de conquistar novas parcerias, como com um convenio odontologico empresarial, que irá potencialmente aumentar o número de novos clientes, tornando as relações e conteúdos ainda mais efetivos.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.