O que é o Brand Persona?
Uma brand persona e uma persona do comprador são dois conceitos distintos em marketing. Porém, ambos podem ajudar sua empresa a obter melhores resultados ao se comunicar com seu público.
Pois de nada adianta ser uma marca de engenharia e ter visitantes de seu site que estão em busca de escova de nylon. Mas enquanto uma persona de comprador se relaciona com aqueles com quem sua empresa deseja conversar, a brand persona indica como você poderá fazê-lo.
Confuso? Calma que a gente explica melhor!
Mas o que é uma brand persona?
Para apresentá-lo a uma brand persona, vamos imaginar que somos donos de uma fábrica de discos de corte.
Devemos encapsular perfeitamente o conceito com uma série de vídeos curtos e, neles, inserir personagens que falem, de maneira interessante, sobre tudo o que faz para dar uma espécie de ‘amistosidade’ àquela imagem dura e fria que uma empresa pode ter.
Esse seria o conceito geral de uma brand persona. É o que as pessoas percebem em sua marca toda vez que interagem com seus produtos, conteúdo de rede social e departamento de relacionamento com o cliente.
Elas são estratégicas para os negócios, porque criam uma representação dos principais aspectos de sua loja.
Por meio da compreensão do departamento de marketing, pode-se criar um personagem pelo qual seu cliente gostaria de interagir na vida real.
A autenticidade é essencial para que uma brand persona funcione, pois ajuda a estabelecer confiança e manter um bom relacionamento com todos aqueles que terão contato com a empresa ao longo de seu ciclo de vida.
Será como se conseguisse passar por uma porta de aço sem qualquer dificuldade e seguir rumo ao sucesso.
Pequenos detalhes construirão o todo
Construir uma brand persona e construir uma marca em si são coisas muito semelhantes quando você as olha de perto. Ambos os processos demandam uma maior compreensão da missão, visão e valor da empresa.
Para criar tal conceito, observe como ela se difere da concorrência. Essas são as coisas cruciais para destacar a personalidade da sua marca. E podem ser detalhes simples. Por isso é importante estar atento ao dia a dia e fazer reuniões semanais com os gestores e outros colaboradores.
Várias mentes funcionam e chegam a conclusões mais assertivas do que apenas uma!
Observe atentamente seus clientes
Outra coisa importante a ser lembrada ao construir uma brand persona é que a personificação de sua empresa deve permitir que interaja facilmente com seu cliente.
Para que isso funcione, os traços relacionados ao conceito devem ser complementares à sua persona de comprador. Senão o planejamento terá ramificações que podem se anular gradativamente.
Portanto, estude a idade do seu público, o que eles assistem e consomem e como eles se comunicam. Isso será fundamental para estabelecer quem é a persona da sua marca.
Depois de tudo isso dito, fica mais fácil compreender como elevar sua marca para um outro nível! Atente-se aos detalhes e alcance voos cada vez maiores!
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