O que é o heatmap e suas vantagens?

Para ter melhores chances de conversão, ou seja, mais oportunidades de venda de um produto ou serviço específico, como é o caso de um projeto de instalações elétricas, é preciso identificar quais os atributos que precisam ser melhorados e quais os que estão surtindo resultados relevantes no site ou loja virtual.

Nesse ponto, uma das mais estratégicas e eficientes formas de monitoração é o heatmap. Saída o que é, suas principais vantagens e conheça as principais ferramentas do mercado nos próximos tópicos. Continue a leitura.

Heatmap: o que é e quais são os seus principais benefícios

Heatmap, em português, quer dizer mapa de calor. Esse recurso possibilita basicamente mapear as interações dos visitantes de um site ou uma  loja virtual, apontando quais são os elementos mais acessados e quais os menos.

Existem 4 modalidades de mapa de calor, são eles: click mapa, que apresenta os locais que o usuário acessou; scroll maps, que identifique as páginas que o visitante parou de navegar; hover maps, que mostra a movimentação do cursor e heatmaps, que são mapas mostra em cores diferentes as páginas mais acessadas pelos visitantes.

A análise do mapa de calor confere muitas vantagens, pois permite entender melhor o comportamento do usuário e a jornada do cliente, resultando assim em uma plataforma mais eficiente em termos de venda e de experiência do consumidor.

Outro benefício da ferramenta é que ela otimiza o tempo. Por exemplo: se um e-commerce quer lançar um novo modelo de painel elétrico industrial com o mapa de calor, saberá quais páginas e posições são melhores para divulgar o produto.

Em resumo, o mapa de calor auxilia e muito a tomar decisões mais assertivas, como: identificar o melhor lugar para aplicar formulários, entender a melhor hierarquia de elementos na página, analisar qual o melhor posicionamento de botões,  ver o local em que o carrinho de compras precisa estar, identificar imagens mais impactantes, entre outros.

Tudo isso traz gera mais atratividade para a plataforma e consequentemente, mais oportunidade de conversão.

Agora que compreendeu um pouco mais sobre o que é e quais as vantagens do heatmap, é hora de conhecer as principais ferramentas, já que escolher uma para começar a realizar as análises.

5 principais ferramentas de mapa de calor 

1.Crazy Egg: a Crazy Egg é uma das maiores e mais reconhecidas ferramentas de mapa de calor. Além disso, disponibiliza um período de uso gratuito, o que é uma excelente vantagem se você, por exemplo, acabou de abrir uma loja virtual especializada em porta de aço, por exemplo.

2. Hotjar: esse recurso de heatmap é também muito conhecido. Ele, além do mapa de calor, oferece outros recursos como a aplicação de pesquisas.

3.Mouseflow: conta com diferentes versões de mapas de calor, por essa razão, é uma ferramenta que permite fazer análises mais profundas do site.

4.Smartlook: o diferencial dessa ferramenta é que ela também oferece uma visão mais ampla dos acessos de sites em celulares e outros dispositivos móveis.

5. Luckyorange: um dos destaque deste recurso é a possibilidade de obter mapas de calor em tempo real.

Se gostou do conteúdo, compartilhe nas suas redes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.