O que são links recíprocos?
Os links recíprocos trazem benefícios para a estratégia de SEO quando são bem utilizados, pois aprimoram a experiência do cliente quando ele navega pelo site da marca.
Uma das principais estratégias de marketing digital é o link building, que tem um papel importante para os negócios. Mas nem todo o link vale a pena para o site, e os links recíprocos confundem em relação ao seu valor.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, vamos explicar o que são links recíprocos, como utilizá-los e dar algumas dicas para obtê-los.
Entenda o conceito de links recíprocos
Os links recíprocos nada mais são do que um acordo entre duas ou mais partes para criar links entre si. Em outras palavras, é uma troca realizada pelos donos de sites, onde um faz links para o outro.
Eles conectam a página de uma parte a outra, recebendo em troca um link que direciona o visitante para um site ou blog. O propósito disso é beneficiar as estratégias de SEO (Search Engine Optimization) e aumentar a autoridade do site.
Como usar os links recíprocos?
Na hora de usar os links recíprocos, uma empresa de day care gatos precisa se atentar a alguns processos. São eles:
- Conferir a relevância do conteúdo;
- Garantir o valor do link;
- Verificar as métricas de SEO;
- Criar um relacionamento autêntico.
Primeiramente, ao receber um novo link, verifique se ele é realmente relevante, se encaixa naturalmente aos conteúdos e também se combina com as estratégias de marketing de conteúdo do seu negócio.
Procure se colocar no lugar da audiência e pensar no tipo de experiência que pode ajudá-los. É assim que você vai identificar se o conteúdo do link recíproco realmente agrega valor ao seu público.
Não basta apenas inserir o link que vai direcionar o visitante para a página de uma escola de curso para manutenção de iphone, visto que ele precisa oferecer material de qualidade para que o site de destino continue bem posicionado.
Para gerar impactos realmente positivos no SEO, procure analisar as métricas de otimização do outro site, depois, ao encontrar bons resultados, ter algum tipo de vínculo com ele vai trazer muitos benefícios para a empresa.
Por fim, construa relacionamentos autênticos para se conectar com outras fontes, mas sem esperar algo em troca. Mostre que seu negócio realmente quer se relacionar com a outra empresa e solidifique o relacionamento.
Maneiras de obter links recíprocos
Uma empresa de sistema de registro de ponto eletrônico pode fazer com que outras companhias queiram trocar links com ela, mas esse processo envolve algumas estratégias para conquistar esse tipo de parceria.
Existem várias formas de atrair um parceiro, como colocando outros links em seu site e solicitar que eles façam a mesma coisa com você. Mas lembre-se de que não é uma obrigação da parte de ninguém.
Outra possibilidade é trocar boletins informativos com aqueles que considera bons escritores, solicitando para que coloquem seus artigos no seu site. Outra opção é adicionar links ao site deles para a sua plataforma.
A organização pode encontrar um diretório completo e deve usá-lo da melhor maneira possível. Além disso, há a possibilidade de usar alguns softwares.
Para chamar a atenção dos proprietários de sites, o responsável pelo portão de uma empresa de higienização de bancos automotivos pode começar a assinar o livro de visitas de outros sites, para incluir sua URL.
A corporação pode entrar em contato com blogueiros e influenciadores, e com isso construir um relacionamento que vai trazer muitos benefícios para os leitores, além de gerar links recíprocos.
A empresa não deve pensar apenas em seus produtos e serviços, mas sim, colocar o cliente no foco de suas ações.
Ou seja, mais do que pensar nos benefícios para a sua técnica de otimização, construir links recíprocos é uma forma de melhorar a qualidade dos conteúdos para o seu público.
Considerações finais
Essa estratégia é fruto de um relacionamento autêntico entre a sua marca e o parceiro, da qual ambos trabalham juntos para atingir um público maior e melhorar seus resultados.
Os links recíprocos servem para enviar os usuários de um site para outro dentro da parceria, uma maneira de conquistar tráfego orgânico e justamente por isso colaborar com as estratégias de SEO.
Neste artigo, você conheceu algumas formas de conquistar esse tipo de link e de que maneira precisa ser trabalhado.