Quais tecnologias usar para aumentar minhas vendas?
Aumentar as vendas é um desejo de todos, e quem quer crescer não pode fugir da migração para as Vendas Online.
A explosão da internet democratizou o mercado, e hoje em dia, vende mais quem tem uma presença online relevante e com as estratégias certas para atingir o público-alvo.
Este artigo é um guia para indústrias e distribuidoras que querem vender online e não sabem por onde começar.
Continue lendo e veja como o passo a passo para vender online não é um bicho de 7 cabeças. Só é necessário empenho e o uso das ferramentas corretas.
Quais são as ferramentas corretas para vender online?
Mídias sociais, e-commerce, aplicativos, plataformas de vendas coletivas, enfim. O leque de variações de ferramentas é infindável, mas qual deles é o ideal para o seu negócio?
A resposta para esta pergunta pode ser muito relativa, pois tudo depende do seu público-alvo. Por isso, antes de fazer qualquer tipo de investimento em novas tecnologias para aumentar suas vendas ou impulsionar seu setor comercial, é necessário que você, juntamente com sua equipe, estabeleça um estudo de mercado.
O que é um estudo de mercado?
Estudo de mercado é a realização de pesquisas sobre o seu público-alvo, a fim de averiguar todos os pontos importantes sobre o perfil do seu público que possam nortear suas estratégias de vendas. Um estudo de mercado consistente deve conter basicamente:
- para quem você quer vender?
- qual região do país quer concentrar suas vendas?
- qual a faixa de idade do seu público-alvo?
- bem como os interesses deste público.
Esses dados e muitos outros podem conter um estudo de mercado para você traçar o perfil, ou também, a persona do seu negócio. Por exemplo, se você possui uma indústria de fraldas, apesar de seus usuários serem os bebês, seu público-alvo é majoritariamente mulheres/mães. A partir disso você precisa estabelecer um conceito de como se comunicar com este público. Qual linguagem adotar, que tipo de conteúdo de textos, dicas, imagens você precisa adotar para fisgar atenção deste público.
Conhecer o seu público (persona) é essencial para você dar largada na elaboração de estratégias para suas vendas online.
Quais as tecnologias que estão impactando a área de vendas atualmente?
Agora que você já fez seu estudo de mercado e já sabe exatamente qual público atingir, é hora de escolher as tecnologias que vão ajudar você a levar suas vendas a um novo patamar.
1 – Gestão em primeiro lugar
Para você não começar errado, o ideal a se fazer é ter uma base sólida e segura antes de sair contratando novas tecnologias. Imagina você construir um prédio, somente preocupado com as paredes e com o acabamento, e não se ater ao principal que são os fundamentos e alicerces.
A mesma coisa é você dispor de uma série de plataformas para vender, e não ter onde administrar as vendas, financeiro e expedição.
Por isso, antes de se conectar a algum e-commerce, sua empresa precisa de um sistema ERP consistente e completo que seja integrável às melhores plataformas de e-commerce do mercado.
Um sistema completo é capaz de cadastrar novo cliente, acompanhar os pedidos que ele realiza, lançar as notas referente à compra realizada, dar baixa no estoque do produto que sair, bem como garantir a entrega do produto ao seu cliente final, tudo isso automaticamente.
Se você não tiver essa base, todos esses processos vão precisar ser realizados manualmente ou em controles de planilhas, o que exige muito mais trabalho manual e pouco tempo para você analisar o gerenciamento do seu negócio.
2 – WebSite e e-commerce
A partir do momento que você tem um ERP, tudo se torna mais fácil. Você apenas precisa se cadastrar em uma plataforma de eCommerce para iniciar a construção do seu site, o qual será seu cartão de visita e sua porta de entrada de novos clientes.
Fique atento à construção do seu site. Preze sempre por plataformas que viabilizem a otimização de SEO, ou seja, Search Engine Optimization (Engrenagem de Otimização de Pesquisa). O que isso quer dizer? Se o seu site não atende às técnicas de SEO, significa que vai ficar atrás quando o assunto é Aparecer nas pesquisas do Google.
Hoje em dia, quem somos nós sem o Google? Ele é o início de praticamente todas as pesquisas que fazemos. E você sabia que existem plataformas que não se integram ao Google? Por consequência, vemos muitas empresas que investem muito dinheiro em um design impecável para seus e-commerces e se esquecem que mais importante do que a aparência, é a funcionalidade do site.
Pesquise e exija um site que possa ter otimização em SEO a fim de que seus investimentos resultem em visitas para seu site.
3 – Plataformas de vendas
Além de poder construir seu ecommerce do zero, existem plataformas de venda livre como o Mercado Livre, que atualmente é uma das plataformas mais conhecidas no Brasil e que tem crescido exponencialmente devido ao volume de vendas, e também pela transparência e confiabilidade das transações de vendas.
Muitas indústrias estão expandindo seus mercados por meio do Mercado Livre. Porém fique sempre atento ao modo como você se relaciona com seus clientes nesta plataforma.
Um atendimento ruim pode levar você a uma avaliação negativa, e isso é crucial para sua construção de autoridade dentro do Mercado Livre. Cada empresa cadastrada nesta plataforma possui uma pontuação, e na medida em que o consumidor final visita seus produtos, ele pode avaliar a sua confiabilidade ou até mesmo seu status como entregador de produtos.
Fazendo bom uso dessa plataforma, suas vendas podem ter um alcance a nível nacional, e na medida em que você constrói sua autoridade, a tendência é que você se mantenha no topo das pesquisas, já que a plataforma sempre vai prezar por empresas que cumprem com a qualidade de suas entregas.
4 – Presença nas mídias digitais
Já passou o tempo em que as pessoas acreditavam que redes sociais eram meros meios de comunicação para entretenimento ou para fins de relacionamentos.
As redes sociais são a personificação virtual de cada indivíduo. Cada indivíduo se constitui como uma oportunidade de venda, pois cada qual é um consumidor de alguma coisa.
Nos últimos anos, vimos por exemplo, o Instagram, principal rede de relacionamento da atualidade, receber uma enxurrada de perfis comerciais com estratégias para fechamento de vendas por dentro da própria rede social.
Mas fique atento ao modo como você aparece nas mídias!
· Busque por engajamento: A concorrência dentro do Instagram se dá pelo seu nível de engajamento. Mais uma vez reforçamos: não adianta apenas se preocupar com a estética da sua rede, e não criar conteúdos que realmente venham a engajar seu público-alvo.
· Invista em imagens de qualidade: Além disso, planeje chamadas que realmente sejam responsivas, do contrário sua empresa empregará energia na construção de uma imagem que, apesar de bela, não é efetiva quando o assunto é vendas.
· Realize sorteios para divulgação de seus produtos: Sorteios são estratégias sensacionais para que mais pessoas conheçam o seu negócio. Separe produtos específicos e datas relevantes para realização de eventos de sorteio. Estratégias como esta ajudam você a aparecer para mais pessoas com perfil semelhante ao do seu público alvo. Lembre-se apenas de verificar a questão das leis, ok?
· Patrocínio de publicações: Assim como o Google prioriza algumas empresas que pagam pelos resultados das pesquisas, o Facebook e Instagram (que atualmente pertencem ao mesmo grupo) também empresas que patrocinam posts, levando seu conteúdo ao público-alvo que você pode pré-configurar no gerenciador de anúncios, ou seja, você pode escolher o público que vai ver sua publicação em sua timeline.
· Recursos de loja virtual dentro das redes sociais: O Instagram liberou uma atualização que permite você vincular seu e-commerce ao seu perfil, ou seja, ao clicar em uma foto postada, as pessoas podem ser redirecionadas diretamente à página do produto específico no seu ecommerce. Isso facilita a entrada de pessoas no seu site, uma vez que atualmente o público que navega na internet passa maior parte de seu tempo navegando em redes sociais.
5 – Aplicativos para facilitar a mobilidade dos vendedores
Além da explosão das mídias sociais, muitas empresas tem apostado em aplicativos de vendas para segmentar ainda mais seu público. Porém poucas indústrias pensam em dar aos seus vendedores um app que seja capaz de oferecer produtos, promoções automáticas, listagem atualizada do estoque para realização das vendas, e faturamento instantâneo da venda.
Pensando nisso, empresas como a WebMais Sistemas criaram o aplicativo Força de Vendas, que é totalmente voltado para atender as necessidades de vendas de indústrias e distribuidoras que trabalham como representação de vendas.
As dificuldades de um vendedor externo são diminuídas com este app que vai muito mais além de apenas listar produtos e efetivar pedidos.
O app força de vendas da WebMais calcula o seu mercado, informando ao vendedor quanto ele pode vender em determinadas regiões de sua rota, diminuindo assim a perda de tempo investido em lugares não vendáveis.
O aplicativo força de vendas também permite registrar os motivos das não-vendas, ou seja, agrupa informações relevantes sobre o perfil dos clientes que futuramente podem virar oportunidades de melhoria do produto ou do processo de vendas da sua indústria ou distribuidora.
A praticidade deste app também permite ao vendedor observar o valor de sua comissão no momento de fechamento de venda, ou seja, automatizando processos de cálculos que tomam tempo de sua equipe administrativa.
E o melhor disso tudo é a capacidade que a sua empresa tem de poder controlar as vendas dos seus representantes enquanto eles estão em campo, isto é, além de traçar as rotas dos vendedores, o app força de vendas permite você realizar a localização exata do seu vendedor.
São muitas as possibilidades tecnológicas que sua empresa pode colocar em prática para alavancar as vendas. Basta ter foco em cada etapa mencionada aqui para enfim projetar seu negócio para o crescimento.
Ficou com dúvidas de como levar todas essas tecnologias para sua empresa? A WebMais pode ajudar a entender.