5 Tendências de marketing digital para pequenas empresas

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O marketing digital passa por tendências como qualquer outra coisa, mas enquanto algumas dessas tendências vão e vêm sem que a maioria das pessoas perceba, muitas delas acabam se tornando acessórios permanentes no repertório.

A razão para isso é que a maioria das tendências de marketing digital ocorre como reação a novas tecnologias ou novos comportamentos do consumidor, o que significa que preenchem uma necessidade que já está começando a surgir.

Por exemplo, a ascensão do marketing móvel foi uma reação direta ao aumento dramático no uso de smartphones que ocorreu nos últimos anos, especialmente entre os consumidores que usam seus dispositivos para comprar ou fazer pesquisas de produtos.

Embora tenha havido uma época em que o marketing móvel era considerado moderno, agora é apenas uma ferramenta regular – embora necessária – na caixa do profissional de marketing digital.

Portanto, é importante manter-se informado sobre as tendências que estão ocorrendo no setor.

Neste artigo, exploramos 5 tendências populares de marketing digital para pequenas empresas.

1. Marketing de Mídia Social

A mídia social é uma ferramenta de marketing extremamente importante para os profissionais de marketing digital, e isso ocorre porque os clientes em potencial, clientes e público-alvo passam muito tempo nessas redes.

Em todo o mundo, os usuários de mídias sociais gastam uma média de 135 minutos por dia nas redes sociais, e a quantidade de tempo está crescendo a cada ano. Além disso, as pessoas não usam mais as mídias sociais para se conectar com amigos e familiares, mas também para pesquisar produtos e serviços, se conectar com as marcas que eles apoiam e ajudá-los a tomar decisões de compra.

Em outras palavras, se você não está se conectando com seu público e seus clientes potenciais nas mídias sociais, seus concorrentes aproveitarão a oportunidade.

Com isso em mente, muitas pequenas empresas estão adotando o movimento de marketing de mídia social e mais de 70% planejam adquirir novos clientes em 2018 usando essa ferramenta, incluindo 75% daqueles que planejam usar o Facebook especificamente. Aqui estão algumas das maneiras pelas quais as pequenas empresas podem usar o marketing de mídia social para impulsionar o crescimento e conquistar novos clientes:

  • Compartilhando conteúdo interessante e relevante
  • Envolver o público em conversas
  • Usando mídias sociais para atendimento ao cliente, incluindo responder perguntas e solucionar reclamações
  • Usando publicidade em mídias sociais para alcançar novos públicos e converter clientes em potencial
  • Construir reconhecimento e lealdade à marca por meio de engajamento, comentários e compartilhamento
  • Colaborar com influenciadores para alcançar novos mercados e aumentar o reconhecimento e a confiança
  • Analisando dados para entender melhor as necessidades, desejos e comportamentos de clientes e possíveis clientes
  • Reunindo conteúdo gerado pelo usuário para compartilhar
  • Conectando-se com o público em um nível mais pessoal e construindo relacionamentos

2. Estratégia de Voz

A comunicação vocal é uma das formas mais fáceis e comuns de interação humana, por isso não deve surpreender que as pessoas também desejem usar a voz ao interagir com a tecnologia e seus dispositivos favoritos.

De fato, metade dos consumidores já usa assistentes de voz e 81% dessas pessoas os usam em conjunto com seus smartphones. As organizações que desejam permanecer relevantes terão que se adaptar a essa nova visão das pesquisas tradicionais na Internet, e é por isso que a criação de uma estratégia de pesquisa por voz está se tornando uma prioridade para as pequenas empresas.

Um elemento crucial de qualquer estratégia abrangente de voz é otimizar seu conteúdo com os tipos de palavras-chave que geralmente aparecem nas pesquisas por voz , incluindo palavras-chave de cauda longa que são relevantes para você, palavras como melhor e preço, palavras-chave nos formatos de comando e pergunta, e palavras-chave que respondem aos tipos de perguntas que seus clientes estão fazendo.

O importante é lembrar que a maioria das pesquisas por voz são de fato perguntas, portanto o conteúdo deve ser voltado para fornecer respostas sucintas. Outra ótima estratégia de voz que você pode adotar é criar uma habilidade Alexa ou ação do Google, que pode ajudá-lo a alcançar clientes que usam os assistentes de voz domésticos Alexa ou Google.

3. Investimentos com marca e vídeo ao vivo

O vídeo tem sido uma força motriz no marketing digital por um longo tempo por causa de seu envolvimento, e estima-se que o vídeo representará 82% do tráfego da Internet dos consumidores até 2021.

Mas isso não significa que o marketing de vídeo seja estático, e as pessoas estão sempre encontrando novas maneiras de envolver o público com o vídeo. Duas das tendências populares em ascensão no momento são de marca e vídeo ao vivo.

Com conteúdo de marca, as empresas podem tirar proveito de todos os benefícios que o vídeo oferece – é altamente envolvente, fornece toneladas de informações em pouco tempo, aumenta as conversões e é mais atraente do que o texto básico – ao mesmo tempo em que constrói confiança e promove relacionamentos com seus clientes. audiências.

O vídeo ao vivo é um pouco mais recente, mas está rapidamente se tornando uma forma extremamente popular de conteúdo entre os consumidores e deve representar 13% do tráfego de vídeo até 2021. Um dos motivos pelos quais o vídeo ao vivo é tão atraente é que é interativo, e o público pode ser convidado a participar ligando, fazendo perguntas e fazendo parte da conversa, o que é ótimo para a construção de relacionamentos.

Muitos profissionais de marketing evitam criar conteúdo de vídeo por um simples motivo: ele tem uma reputação de ser caro para produzir. No entanto, a criação de conteúdo de vídeo nem sempre precisa ser dispendiosa; descubra nossas dicas para criar um excelente conteúdo de vídeo com orçamento limitado .

4. Conteúdo novo

O conteúdo é a moeda do marketing digital e, embora existam alguns tipos básicos de conteúdo que provavelmente sempre existirão, novos tipos surgem de vez em quando que revolucionam temporariamente a maneira como as pessoas consomem conteúdo.

Por exemplo, uma tendência crescente no momento é o conteúdo interativo que permite que os membros do público se envolvam ativamente com as marcas. Existem muitos tipos de conteúdo com os quais você pode experimentar aqui, incluindo:

  • Pesquisas
  • Infográficos animados
  • Testes
  • Concursos
  • Assessments
  • Votação online

Outro novo tipo de conteúdo que está gerando ondas é o de expiração, e é possível que isso tenha sido inspirado no paradigma do Snapchat, onde os snaps são excluídos após apenas 24 horas.

O conteúdo expirado funciona da mesma maneira, estando disponível por um período limitado antes de ser removido da Web. Isso é atraente porque cria um senso de urgência e exclusividade e, como as pessoas não gostam de perder as coisas, farão um esforço ainda maior para procurar o conteúdo mencionado.

5. Misturando o digital com o físico

O digital pode ser o caminho do presente e do futuro, mas isso não significa que ele será totalmente assumido – as pessoas ainda adoram fazer compras em lojas físicas, e é por isso que tantas empresas ainda têm localizações físicas.

No entanto, os consumidores modernos estão exigindo mais do que nunca as compras na loja, e isso inclui desejar que os elementos digitais sejam incorporados perfeitamente à experiência de compra física. Assim, muitas empresas começaram a adotar tecnologias que lhes permitem interagir digitalmente com consumidores fisicamente presentes nas proximidades, e uma maneira comum de fazer isso é com beacons.

Quando uma empresa usa um farol, o farol pode enviar sinais para dispositivos móveis dentro de uma área geográfica limitada, como o envio de notificações push ou cupons especiais sensíveis ao tempo para potenciais consumidores próximos.

No entanto, os beacons podem ser usados ​​para mais do que apenas isso, e aqui estão algumas maneiras novas pelas quais pequenas e grandes empresas e organizações usaram a tecnologia beacon para gerar resultados:

  • Feiras de instalação de beacons nos cordões usados ​​pelos participantes para que os expositores possam se comunicar com mais facilidade
  • Os varejistas os utilizam para permitir que os consumidores verifiquem o estoque e digitalizem os produtos na loja
  • Hotéis usando-os no lugar das chaves do quarto
  • Associações esportivas que se conectam com torcedores no estádio via faróis
  • Companhias aéreas que usam beacons para atualizar os viajantes sobre horários de voos, atrasos e outras informações importantes

O marketing digital é um campo dinâmico e em constante evolução, e isso ocorre principalmente porque a tecnologia e os hábitos do consumidor que informam o marketing digital também estão sempre mudando.

Portanto, para profissionais de marketing digital e pequenas empresas, é importante manter-se informado das mudanças e tendências que ocorrem no setor. É muito fácil se tornar irrelevante no mundo acelerado de hoje, se você não está acompanhando a concorrência e seus clientes em potencial.

A boa notícia é que a maioria das tendências que ocorrem no marketing digital são desenvolvimentos e não mudanças totais, e isso significa que permanecer na vanguarda não requer uma revisão completa, mas uma evolução estratégica em mídias sociais, conteúdo, voz e a maneira como as empresas se envolvem com seus clientes on-line e no mundo físico.

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