Marketing Online

Trabalhar em casa: 6 práticas básicas

fevereiro 5, 2020

Trabalhar home office oferece flexibilidade e grandes desafios. Nós dizemos quais práticas adotar para tirar proveito do trabalho em casa.

Mais e mais empreendedores trabalham remotamente. Talvez eles tenham um escritório em casa, um espaço de trabalho ou até mesmo um lugar na cafeteria mais próxima. Felizmente, a tecnologia permitiu que todas as pessoas, mesmo os empresários que ainda vão ao escritório todos os dias, se beneficiem da flexibilidade de trabalhar de onde preferem.

Quem trabalha em casa pode citar seus benefícios e seus obstáculos. Quando eu comecei meu negócio em 2008, não havia redes sociais como alcance de hoje, eu não tinha clientes e a maioria dos meus colegas trabalhava em um ambiente de escritório tradicional.

Depois de trabalhar em uma pequena empresa de desenvolvimento de software, comecei a trabalhar em casa com criação de sites. Trabalhava por longas horas, às vezes de pijama. Não havia ninguém para explicar como eu usava meu tempo e tive que me forçar a desenvolver disciplina.

Depois de um tempo, consegui estabelecer uma rotina e adotei as melhores práticas para manter o foco no trabalho durante o dia em casa. Aqui estão algumas das coisas que aprendi.

1. Estabeleça horário de expediente regular ao trabalhar em casa

A maioria das pessoas que fazem home office em casa trabalham muito mais do que faria no escritório. Outros trabalhadores remotos lutam para manter um horário regular, operando algumas horas por dia e depois trabalham a noite toda.

Existem algumas interrupções que não podem ser evitadas. Existem datas de entrega que exigirão horas extras. As obrigações familiares também interferem, especialmente se você tem filhos em casa durante o dia.

Faça o que puder para estabelecer horários de trabalho e cumpri-los. Em seguida, desconecte o máximo possível do seu trabalho e aproveite o resto do seu dia. Reserve um tempo para recarregar para que você possa ser o mais produtivo possível.

2. Planeje e estruture seu dia

Tente planejar o seu dia para obter a máxima de eficiência. Aproveite os ritmos naturais do seu corpo e trabalhe nas horas mais produtivas. Se você sabe que se concentra melhor pela manhã, resista à tentação de verificar seu e-mail antes das 10 da manhã. Uma rápida revisão da sua agenda no início do dia pode ser mais produtiva.

Faça uma lista das tarefas mais importantes a serem feitas no dia. Se possível, feche a porta do escritório para que outras pessoas saibam que não devem incomodá-lo.

3. Vista-se para impressionar (se apenas o seu cão)

Pode parecer muito atraente trabalhar de pijama o dia todo, mas é um péssimo hábito de trabalho. A maneira como você se veste afeta você psicologicamente.

Tome banho ao acordar, tome seu café da manhã, escovar os dentes e vesti-se. Pode ser um estilo casual de vestir ajudará você a fazer uma transição suave entre o trabalho e a vida doméstica, mesmo na mesma localização geográfica.

4. Destine uma área de trabalho

A consistência é uma parte importante do trabalho em casa. Tente trabalhar no mesmo local todos os dias. Pode ser um quarto extra que você transformou em um escritório, uma mesa no canto da sua sala de estar ou até mesmo a mesa da sala de jantar.

Verifique se o seu espaço funciona para o seu estilo e modelo de negócios. Cerque-se de coisas que o inspiram e o fazem feliz como flores, músicas e fotografias. Faça da sua mesa um lugar onde você gosta de passar todos os dias, uma área onde você pode se concentrar e fazer o seu melhor trabalho.

5. Faça pausas

Agende horários de descanso durante o dia. Levante-se da sua mesa, estique-se e ande pela casa ou pela rua. Tome um momento para comer um lanche no meio da tarde.

Se você precisa socializar, saia para comer com amigos e clientes. Uma das grandes vantagens de trabalhar em casa é ter flexibilidade. Se a saúde é importante para você, você pode até fazer uma pausa para ir à academia e ter uma tarde produtiva.

6. Evite distrações

Um dos grandes desafios de trabalhar em casa é que não há colegas ou chefes para ajudá-lo a se concentrar porque você só responde a si mesmo. Sempre há pendências para comparecer em casa. Faça o que puder para deixar essas tarefas – como lavar a louça ou colocar a máquina de lavar – durante o tempo em que você já estiver em casa à tarde.

Concentre-se durante o dia de trabalho para manter a produtividade constante. Evite distrações on-line, limite o tempo que você gasta em e-mail, redes sociais e sites que não estão relacionados ao trabalho.

Instale um cronômetro no seu computador, se necessário. Não perca tempo e dinheiro em atividades que são contraproducentes para o seu sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *