Vale a pena investir no Marketing de Massa?

Percebe-se no mercado uma tendência à especialização dos serviços e produtos em busca de atuar em um nicho específico. Uma empresa que vende detergente clorado poderia simplesmente atender qualquer um com essa demanda, porém o que se nota é que as empresas têm escolhido um nicho, limpeza doméstica ou industrial, por exemplo.

No marketing digital muito se fala sobre segmentar o público alvo adequadamente, filtrando qual parcela da população compõem seu público ideal criando nichos muito bem definidos. 

Porém na contramão disso há o marketing de massa, com estratégias que buscam atingir a maior quantidade de pessoas possível, sem foco em determinados segmentos ou nichos. Mas será que vale a pena investir nessa estratégia? Vamos descobrir a seguir.

O QUE É MARKETING DE MASSA?

O principal objetivo do marketing de massa é atingir o maior número de pessoas possível. Ao promover a venda e prestação de serviços de impermeabilização de lajes, por exemplo, conceitos como público-alvo, segmentação e persona são descartados.

O conceito surgiu na década de 20, com a popularização do rádio. Através dessa nova forma de comunicação em massa foi possível que marcas divulgassem amplamente seus produtos por meio de anúncios.

Com a exposição da empresa para um grande número de pessoas se busca um maior reconhecimento da marca impactando um grande público por meio de canais de comunicação populares.

É uma técnica mais utilizada por empresas novas no mercado que são desconhecidas e buscam mudar essa realidade e podem encontrar na divulgação de massa uma forma de se posicionarem.

ESSA ABORDAGEM VALE A PENA?

Quando questões como segmentação e perfil de consumidor são deixados de lado, os custos para produção da campanha tendem a reduzir, isso por que com apenas uma peça você irá impactar milhares de pessoas, não é necessário criar várias opções de artes e textos personalizadas por públicos.

Outra vantagem do marketing de massa é o fortalecimento da marca, afinal mais pessoas impactadas significam mais pessoas reconhecendo sua marca.

Por outro lado a baixa eficiência é a principal desvantagem, com uma comunicação genérica as pessoas impactadas não irão se sentir conectadas com a marca e por isso menos tendenciosas para consumir de sua empresa.

Ou seja, uma empresa que atua com a venda e instalação de painel elétrico industrial ao utilizar marketing de massa estará impactando pessoas que não tem o mínimo interesse no assunto, portanto elas até podem reconhecer a marca mas jamais tornarem-se consumidores.

A mensuração de resultados também é outro fator negativo dessa estratégia. Por utilizar canais de distribuição em massa é difícil medir resultados e mesmo usando canais com boas ferramentas de mensuração, avaliar índices como taxa de cliques e retorno por investimento pode ser tornar um grande desafio.

COMO IDENTIFICAR SE DEVE USAR NA SUA EMPRESA?

Antes de investir no marketing de massa para sua empresa é preciso avaliar alguns aspectos antes, como a capacidade de produção e distribuição, por exemplo. Atingir muitas pessoas, gerar interesse na maioria delas e não conseguir entregar pode causar um impacto negativo irreparável.

É preciso também avaliar as características do seu produto, ele precisa ter características que de fato possam ser a necessidade da maioria das pessoas. Utilizar o marketing de massa para um produto muito específico não irá gerar resultados positivos.

Agora que você já conhece mais uma opção de marketing para o seu negócio é preciso avaliar se o seu uso seria positivo para sua marca e colocar seu planejamento em prática.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.