5 dicas para chegar a um ponto de equilíbrio financeiro
Administrar uma empresa necessita de um bom controle financeiro e conhecimento sobre a gestão de capital.
Em suma, tem períodos em que a empresa vende mais e diminui os gastos, gerando lucratividade, no entanto, em outros períodos a empresa gasta mais e lucra menos.
Se o gestor não souber administrar essa corrente do mercado de forma correta e equilibrada, ele pode cometer erros de gestão e comprometer sua atividade comercial.
A importância do equilíbrio para gestão financeira
Ter equilíbrio financeiro traz uma série de vantagens para o gestor e dentre eles uma maior tranquilidade para tomada de decisões.
Quando a empresa se encontra com o financeiro equilibrado, ela observa melhor as oportunidades, fazendo do equilíbrio financeiro um alicerce do crescimento comercial.
Pensando em melhor informar nosso leitor, separamos cinco dicas para lhe ajudar a chegar ao ponto de equilíbrio financeiro na gestão da sua empresa. Gostou da pauta? Então siga conosco e boa leitura.
5 Dicas para um melhor equilíbrio financeiro
- Conheça as despesas e as receitas: aqui a matemática é muito simples, a receita precisa ser melhor que a despesa, pois ela simboliza a lucratividade real do negócio.
E o que é a despesa afinal? Além do custo da matéria-prima de produção, também existem as despesas administrativas, que vão desde a compra de produtos de limpeza, até o pagamento da remuneração dos funcionários.
Em suma, toda a receita precisa estar acima da despesa, e quando você consegue trabalhar para alcançar esse padrão, automaticamente gera um equilíbrio de contas.
- Estude antes de investir: se você tem uma empresa especializada em
painel elétrico industrial, por exemplo, é sempre importante fazer investimento dentro da sua empresa.
No entanto, é fundamental que esse investimento seja analisado com apoio de especialistas no setor, para uma melhor tomada de decisões.
A cautela é amiga da boa gestão, pois ela elucida ações corporativas para que o equilíbrio financeiro continue sendo o principal alicerce da empresa, enquanto ela se desenvolve em todas as suas frentes produtivas.
- Faça um levantamento de custo anual: a economia global está sempre mudando, pois existem infrações em determinados setores que acabam afetando não só a vida das empresas, como também no cotidiano do consumidor comum.
É recomendado que o setor financeiro de uma empresa faça o levantamento de custos no período de 12 meses e verifique se existe alguma maneira de executar alguma ação para diminuir custos e fortalecer o lucro. Quanto menos custos e mais lucro, mais segurança e equilíbrio financeiro.
- Tenha uma remuneração: muitos gestores de empresas podem cair na armadilha de utilizar os fundos da empresa como remuneração pessoal, isso é um erro que não pode cometer.
Como proprietário de uma empresa que vende equipamentos de combate a incêndio, por exemplo, recomendamos que selecione o valor mensal para ser seu salário e mantenha o caixa sempre livre, para somente administrar os negócios da empresa.
- Tenha cuidado com demissões: toda a empresa contrata e demite funcionário, só que existem gastos entre esses dois processos. Por isso é importante olhar com cautela na hora de demitir funcionários, pois se você tem uma empresa que faz detergente clorado, por exemplo, além do prejuízo da demissão, terá os gastos para treinar outro funcionário para executar o serviço.
Essas foram as dicas que separamos para quem busca um equilíbrio financeiro para a empresa. Se gostou do tema compartilhe e nos siga para outras dicas de gestão comercial e marketing.