5 Estratégias para a sua farmácia ser um sucesso

Os clientes sempre recorrem ao farmacêutico de confiança para obter conselhos sobre como gerenciar seus medicamentos e suas condições de saúde. Mas, à medida que os consumidores assumem mais responsabilidade financeira por seus cuidados de saúde, eles precisam se envolver ainda mais com seus farmacêuticos.

Para esse fim, as farmácias têm uma oportunidade sem precedentes de melhorar seus status como fornecedores valiosos.

Por exemplo, as receitas totais para varejo, correio e farmácias especializadas são estimadas em bilhões de reais. Dessa forma existem estratégias que podem ser utilizadas pelos proprietários, para que seu lucro aumente de forma gradual e sempre, e consequentemente levando sua farmácia ao sucesso, vejamos:

Personalizar a experiência do cliente 

Farmácias de varejo de ponta estão explorando informações internas, preferências conhecidas e até dados de mídia social para entender melhor como, quando e o que se comunicar com seus clientes. 

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Expandir suas ofertas no Facebook, criar um aplicativo, e obter análise de dados sobre os usuários, além da utilização de tecnologias dentro da loja como sistemas de gerenciamento e etc, podem ajudar e muito no crescimento da sua farmácia.

Aumentar o relacionamento entre farmacêutico e paciente 

As redes de varejo de farmácia mais inteligentes percebem que os pacientes podem visitar vários médicos e sistemas de saúde diferentes, mas provavelmente usarão uma única farmácia por muitos anos.

Os farmacêuticos podem desempenhar um papel fundamental na melhoria da continuidade dos cuidados, à medida que os modelos de pagamento de cuidados de saúde mudam de taxa por serviço para reembolso baseado em valor. 

Os mais variados medicamentos são vendidos nas farmácias e o cliente busca agilidade no processo de escolha, não importa se ele vai comprar um dipirona, ou quer saber sobre o morosil, o farmacêutico e a farmácia devem estar preparados para dar o melhor atendimento a esse cliente que com certeza, vai voltar a comprar em sua farmácia.

Portanto, vale a pena que seus farmacêuticos recebam um treinamento especial, sobre como interagir de uma melhor forma com seus clientes, pois a maioria das pessoas compram seus remédios sempre na mesma farmácia.

O farmacêutico para muitas pessoas é um médico

As farmácias inteligentes vêem os farmacêuticos como os olhos e ouvidos do sistema da saúde, ou seja, um médico. Isso ocorre porque muitos pacientes visitam a farmácia uma vez por mês, pelo menos, em comparação com a visita uma vez por ano ao seu médico. 

Dessa forma, treinar seus farmacêuticos para interagirem com seus clientes de forma mais personalizada é muito importante para que seus clientes sempre queiram comprar na sua farmácia.

A tecnologia é essencial

Farmácias com visão de futuro estão buscando tecnologia para ajudar a agilizar o preenchimento de receitas, maximizar o fluxo de trabalho, monitorar o desempenho, monitorar a adesão à medicação,  tudo em nome de liberar os farmacêuticos para aconselhar os pacientes. 

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Essa é uma das formas de otimizar o tempo e de seus funcionários para poderem oferecer um atendimento mais personalizado para seus clientes.

Oportunidades para expandir

Medicamentos especiais que tratam condições complexas e / ou crônicas são o segmento de crescimento mais rápido da indústria farmacêutica, e há uma demanda crescente por farmacêuticos especialmente treinados que possam ajudar os pacientes com o gerenciamento contínuo de medicamentos. 

Perceber um momento de expansão na sua farmácia é essencial parta seu crescimento e sucesso.

Que conclusão podemos tirar dessas cinco tendências? Bem, uma coisa que muitas das melhores farmácias de varejo têm em comum é seu esforço para simplificar e automatizar tarefas rotineiras, como prescrições de medicamentos, rastreamento de pacientes, lembretes de recarga e outros relatórios necessários. Isso libera a experiência dos farmacêuticos para se concentrar no que é realmente importante, envolver os pacientes para melhorar sua experiência de atendimento e, em última análise, seus resultados de saúde.

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