5 etapas fundamentais na Gestão de Projetos
Se você é gestor, empreendedor ou simplesmente tem interesse em conhecer o conceito de MVP e boas práticas na aplicação de estratégias de gestão de projetos e iniciativas que tragam eficiência e segurança para as suas operações, este artigo é para você.
Com uma abordagem focada em gestão de projetos — prática que consiste no planejamento e estruturação de um projeto que pode ser implementado em diferentes áreas de um negócio —, vamos mostrar um passo a passo de como aplicar o processo na prática.
1. Definição do projeto
Na primeira etapa, você só tem uma ideia. Ela será o ponto de partida do seu projeto. Por isso, com a ideia em mãos, será necessário definir as diretrizes básicas do projeto. Faça isso respondendo às perguntas:
- o que quero fazer a partir da ideia inicial?
- por que vou fazer?
- como vou fazer?
- quanto vai custar?
As respostas para essas perguntas vão ditar o caminho que será trilhado em todo o projeto, além de permitir a identificação da real viabilidade de implementação de uma ideia. Também são elas que permitem definir os seguintes pontos:
- objetivo do projeto: qual é o objetivo que a empresa pretende alcançar com a ideia e como ela vai trazer melhorias para o negócio.
- recursos disponíveis: quanto a empresa pretende gastar em recursos humanos e financeiros.
- prazo para execução: data prevista para início e conclusão do projeto.
Na primeira fase, é interessante definir, ainda, quem será a pessoa responsável pelo controle do projeto e o acompanhamento da execução das tarefas, assim como a utilização do tipo de sistema pdv. Essa será a pessoa que garantirá o andamento das ações, o planejamento das reuniões e apresentações.
Com todas essas informações organizadas, é chegado o momento de analisar a viabilidade de seguir adiante com o projeto.
Essa análise pode ser feita por meio das informações coletadas, comparando-as com a capacidade de realização da empresa. Se for viável, é interessante analisar o retorno que ela trará para o negócio.
Sendo um projeto viável, você já tem os elementos necessários para caminhar em direção à segunda etapa.
2. Planejamento
A segunda etapa é o planejamento. Esse é o momento em que os gestores vão focar na definição das metas que precisam ser alcançadas para atingir o objetivo traçado na etapa anterior.
Há diferentes maneiras de realizar esse planejamento, e a estratégia deve ser definida a partir das características e especificidades de cada organização.
3. Execução
A terceira etapa está focada na execução de tudo o que foi planejado nas duas etapas anteriores.
Nesse momento, a equipe reunirá os dados coletados para criação e estruturação do projeto e dará início ao trabalho.
Com isso, será preciso, entre outras ações, atribuir as tarefas aos membros envolvidos no projeto, seguido da análise da execução dessas tarefas.
Portanto, é fundamental ficar atento ao andamento e execução de cada meta. Os prazos e o volume de trabalho devem ser atualizados diariamente, usando uma ferramenta de controle que permita aos responsáveis acompanharem a evolução das atividades.
Uma prática interessante para garantir o alinhamento das ações entre os diferentes membros da equipe que atuam no projeto é a realização de reuniões periódicas de alinhamento e segurança, estar em parceria com uma empresa de recuperação de dados pode ser essencial em caso de algum imprevisto com a perda de documentos e arquivos empresariais.
O cronograma da equipe deve ser acompanhado de perto e estar alinhado com o prazo final de entrega. É possível que aconteçam variações nos cronogramas, principalmente em decorrência de imprevistos, porém, é fundamental ficar atento ao cumprimento dos prazos e ao desenvolvimento de um trabalho alinhado com os objetivos e as metas traçados anteriormente.
Executado o projeto, a empresa está colocando em prática os seus objetivos iniciais, por isso, a etapa seguinte foca na análise dos resultados e no desempenho obtido.
4. Análise de desempenho
Nesse momento, os gestores focam na avaliação da eficácia e no desempenho de todas as medidas que foram colocadas em prática. Para realizar essa avaliação, é interessante usar indicadores-chave de desempenho.
Porém, é importante destacar que a definição dos indicadores depende do tipo de projeto e da linha de trabalho que foi previamente estabelecida.
Para obter respostas concretas, a empresa precisa saber fazer as perguntas certas, sendo que elas incluem:
- o projeto conseguiu resolver o problema que foi identificado na primeira etapa e para o qual buscava uma solução?
- o resultado alcançado atendeu às expectativas da empresa?
- a relação custo-benefício foi positiva?
- como foi medido o desempenho geral do projeto?
Os indicadores-chave vão responder de forma objetiva se o projeto alcançou os objetivos.
Para os gestores que têm dúvidas com relação à escolha dos indicadores em seus projetos, vale a pena começar por indicadores universais, como indicador de retorno sobre o investimento, índice de desempenho de custo, indicador do valor planejado, indicador do valor ganho, indicador do custo real, entre outros.
5. Conclusão
A conclusão consiste basicamente no encerramento do projeto. É interessante a empresa considerar a realização de uma reunião com todos os participantes do projeto para uma retrospectiva.
Esses encontros são úteis tanto para projetos bem-sucedidos como para aqueles que não atingiram os objetivos traçados. É o momento de reunir pessoas para dialogar sobre erros e acertos, rever indicadores-chave e avaliar melhorias que podem ser implementadas nos próximos projetos. Esse cuidado evita a ocorrência de erros futuros e contribui para a construção de conhecimento.
Outra dica interessante é manter todas as informações e materiais do projeto arquivados em uma pasta compartilhada para que todos os envolvidos possam acessá-las sempre que quiserem.
Por fim, mantenha uma prática de monitoramento do desempenho do projeto e sempre avalie as oportunidades de implementação de novos projetos de mudança em seu negócio.