Como o open banking vai te ajudar a conseguir as melhores ofertas de crédito?
O mercado de finanças vem passando por muitas transformações nos últimos anos. O crescimento de fintechs, a democratização de acesso a investimentos e a implementação do open banking são exemplos disso.
Isso se reflete no aumento das oportunidades e opções para os consumidores, já que hoje é muito mais fácil conseguir acessar bancos que aprovam com score baixo e outros serviços bancários.
No decorrer de 2021 foi implementado no Brasil o open banking, uma solução que visa tornar o acesso ao crédito mais dinâmico, ampliando a competitividade entre instituições financeiras e, consequentemente, favorecendo o consumidor final.
O que é open banking?
O open banking, traduzido livremente como “sistema financeiro aberto”, é um mecanismo de compartilhamento de dados entre instituições bancárias. Essa troca de informações entre bancos só pode ser feita com a autorização dos consumidores.
O compartilhamento de dados tem como principal objetivo permitir que determinado banco tenha acesso a informações de um cliente que nunca teve conta em sua instituição, mas que tem um bom histórico em outra instituição.
Antes do open banking, todo o histórico bancário e de pagamentos do cliente ficava nas mãos do banco por quem ele era atendido.
Com isso, caso o consumidor quisesse buscar produtos ou serviços em outra instituição, a mesma não tinha informações sobre histórico, o que dificultava a oferta de produtos mais competitivos.
Por isso, o compartilhamento dos dados entre os bancos ajuda a mudar a visão que as instituições têm sobre os consumidores. Por exemplo, imagine que você tem conta em um determinado banco há mais de 20 anos.
Caso queira abrir uma conta ou contratar um serviço de outro banco, você terá a possibilidade de trazer os dados do seu histórico e utilizá-los como forma de conseguir melhores ofertas.
Por isso, podemos dizer que a partir da implementação do open banking, o cliente se tornou o dono dos seus dados, tendo liberdade para levá-los de um banco para o outro.
A possibilidade de compartilhar dados que antes ficavam no poder de uma instituição influenciam a maneira como o cliente é tratado, já que agora ele pode conseguir produtos mais competitivos à altura do relacionamento que mantém com o mercado.
Quais são os benefícios do open banking?
O propósito do open banking é trazer mais liberdade ao consumidor, que pode, a partir de agora, usar seus dados e histórico bancário como mecanismo para obter melhores condições na aquisição de produtos e serviços com outros bancos.
Entre os benefícios, destacamos:
- o consumidor tem mais liberdade para contratar produtos e serviços de diferentes instituições financeiras;
- o consumidor tem o controle dos seus dados pessoais e histórico financeiro junto ao banco;
- possibilidade de ter acesso a produtos e serviços com taxas e tarifas menores.
Por que o open banking ajuda a conseguir as melhores ofertas?
O open banking permite ao consumidor ter acesso a taxas menores porque ele não precisa mais iniciar um relacionamento “do zero” com uma nova instituição financeira para ter acesso a vantagens que geralmente eram oferecidas apenas para clientes mais antigos.
A partir do momento em que ele opta por compartilhar seus dados, mesmo os bancos com quem ele ainda não teve nenhuma relação podem avaliar o histórico daquele consumidor e, com isso, oferecer produtos e serviços personalizados, com tarifas mais atraentes.
Neste contexto, é importante destacar que o consumidor é quem autoriza — ou não — o compartilhamento dos seus dados entre bancos. Estes dados somente serão acessados por outras instituições se você autorizar.
Por se tratar de um mecanismo que oferece diversos benefícios, especialmente no que diz respeito às ofertas e possibilidade de acessar produtos e serviços com preços mais atraentes, é natural que muitos consumidores estejam aderindo ao open banking.
Como você pode ver, o open banking é uma oportunidade para que os consumidores façam uso do seu histórico financeiro como ferramenta de negociação, conseguindo acessar excelentes produtos e serviços em um leque maior de instituições financeiras.
Aderir ao open banking é simples, o consumidor pode solicitar a adesão ao sistema por meio dos canais digitais das instituições financeiras (site e/ou aplicativos de celular).
Vale destacar que a adesão pode ser feita por meio dos bancos, cooperativas e fintechs participantes.
Não existe um aplicativo ou site específico para esse cadastro, o procedimento deve ser feito no canal digital do banco que você usa os serviços.