Como se tornar um empreendedor de sucesso: dicas e estratégias
Administrar um negócio lhe dá uma sensação de independência financeira e empoderamento. Você pode construir coisas e depois vê-las crescer. Os empreendedores tomam suas próprias decisões, realizam sua visão criativa e cultivam relacionamentos de longo prazo com outros empreendedores e clientes.
Você não precisa de um diploma ou de um determinado emprego para se tornar um empreendedor, mas precisa de muito conhecimento, paixão e motivação. Neste artigo, definimos o que é um empreendedor e reunimos algumas dicas para ajudá-lo a se tornar um empreendedor de sucesso.
O que é um empreendedor?
Em geral, quem se arrisca para ganhar dinheiro é considerado um empreendedor. A assunção de riscos, normalmente em investimentos financeiros, é o denominador comum entre todos os empreendedores, embora ganhar dinheiro não seja a única força motriz.
Considerar todos os diferentes tipos de empresários ao pensar em empreendedores é razoável. As carreiras de empreendedores incluem donos de restaurantes, proprietários de lojas de automóveis, CEOs de startups digitais e até fotógrafos independentes. O objetivo de todos esses empreendedores é criar negócios duradouros. E eles tomam as providências necessárias para estabelecer uma que continue gerando renda mesmo quando não estiverem trabalhando.
Os webmasters e blogueiros são empreendedores?
Empreendedorismo não significa ter um negócio físico com um site que vende produtos físicos ou presta serviços presenciais. Você pode criar uma plataforma online que oferece serviços como streaming de filmes, conversores de PDF para DOC, streaming de música e downloads. Pode até ser um agregador de notícias de celebridades, mas você ainda é um empreendedor. Quando você decide abrir uma empresa seja do nicho que for é primordial que você registre a marca atraves de uma empresa de marcas e patentes, e tenha toda a licença necessária.
Tornar-se um empreendedor é certo para você?
A maioria dos empreendedores de sucesso tem certas características, qualidades e valores em comum. Mesmo que essas características não garantam o sucesso, elas estabelecem uma base sólida para uma vida de riscos e recompensas. Em particular, essas características distintivas ajudam os futuros empresários e empresárias a superar com sucesso os desafios mais comuns.
Identifique ideias para startups lucrativas
Todo negócio de sucesso começa com uma ideia. Como um produto ou serviço é lucrativo? Oferece uma solução para um problema ou aborrecimento que as pessoas estão dispostas a pagar para resolver.
Comece descobrindo o que incomoda você e seus amigos. Por exemplo, Travis Kalanick e Garrett Camp fundaram a Uber porque tinham dificuldade em encontrar um táxi. Da mesma forma, após problemas com pagamentos em cheque, Andrew Kortina e Iqram Magdon-Ismail fundaram a Venmo (mais tarde adquirida pelo PayPal).
Peça aos seus amigos para manter uma lista das coisas cotidianas que os irritam. Depois disso, verifique as listas deles em busca de problemas que você possa resolver.
Satisfazer uma demanda não atendida
Conhecer detalhadamente as necessidades do seu cliente é essencial para desenvolver um produto, serviço ou até mesmo todo um nicho que produza resultados. E é ainda mais crucial oferecer um produto ou serviço de alta qualidade que ganhe a tração adequada quando a concorrência é frenética e brutal.
Sejamos honestos. Qualquer cliente não considerará um produto ou serviço seu, a menos que precise ou acredite que precisa. Portanto, você deve entender claramente o que seu cliente deseja e descobrir como satisfazer suas necessidades não atendidas.
Crie algo melhor ou mais acessível que a concorrência
Você nem sempre precisa criar algo totalmente original. Haverá muitos compradores se você puder oferecer um produto existente a um preço mais baixo, melhor qualidade ou ambos.
Faça uma pesquisa de persona do comprador para apoiar sua ideia de negócio
Você tem uma ótima ideia. Mas não saia do seu emprego ainda. Ajudaria se você tivesse certeza de que outras pessoas iriam querer seu produto antes de investir tudo o que você tem. Comece entendendo sua persona de cliente, ou as pessoas reais para quem você pretende vender, para avaliar com precisão a comercialização do seu produto.