Dicas de segurança ao utilizar o Internet Banking no celular

Poucas ferramentas bancárias são tão úteis quanto o Internet Banking. Antes de difícil manuseio, hoje a ferramenta está presente na maioria dos smartphones.

De fato, o Internet Banking permite acessar qualquer produto financeiro ou dados bancários em questão de minutos. No entanto, a praticidade da ferramenta transformou-a em alvo de ataques hackers.

Não é à toa que cerca de 10% do orçamento dos bancos foi destinado à cibersegurança em 2020, conforme dados da Deloitte. Segundo a Avast, os brasileiros têm 26,92% de chances de serem atacados por algum tipo de vírus.Para evitar ser um alvo, é fundamental ter segurança ao utilizar o Internet Banking.

O que é Internet Banking

Como o nome já diz, o Internet Banking é uma plataforma que leva os serviços bancários para a internet. Seu uso começou exclusivamente em computadores, mas se disseminou com a popularização dos smartphones. Com esse avanço, atualmente todo banco possui um aplicativo com acesso ao serviço

Cada banco disponibiliza serviços diferentes por meio de seu Internet Banking. De maneira geral, é possível fazer pagamentos, transferências, receber valores e até contratar empréstimo pessoal com a ferramenta.

O acesso ao Internet Banking é realizado por meio do número da conta bancária e de uma senha específica. Alguns bancos também oferecem tokens de acesso como uma autenticação extra, o que traz mais segurança ao cliente. Se o seu banco disponibilizar esse token, não deixe de utilizá-lo.

As operações no Internet Banking possuem camadas de segurança que buscam impedir a ação de hackers. Por outro lado, o cliente também deve proteger seus dispositivos por meio de ações simples de segurança.

Instale um antivírus

Um bom antivírus é a primeira barreira de defesa de qualquer aparelho com conexão à internet. Hoje existem versões de antivírus não apenas para computadores, mas também para smartphones e tablets. Muitas delas são, inclusive, gratuitas e de boa qualidade.

Ao instalar o antivírus, certifique-se de manter o software sempre atualizado, de modo a evitar que novos vírus possam burlar sua proteção.

Não use dispositivos compartilhados

Utilizar smartphones externos para acessar o Internet Banking é uma grave falha de segurança. Se o dispositivo estiver infectado ou seus dados ficam salvos lá por engano, a sua conta estará vulnerável a ataques externos.

Por outro lado, esses dispositivos já podem conter algum software malicioso com foco no roubo de dados. Por isso, dê preferência à utilização de seu próprio computador ou smartphone na hora de checar sua conta.

Atenção ao site do banco

Criar um site falso para se passar por um banco é o golpe mais comum no Internet Banking. Essas páginas falsas são praticamente idênticas aos sites originais, exceto por pequenos detalhes, como erros de ortografia, por exemplo.

Se você tiver costume de usar a página do Internet Banking, a identificação de sites falsos tende a ser mais fácil. Caso encontre qualquer detalhe diferente ou suspeito, não digite seu número de conta nem sua senha. Feche o site ou denuncie a página como fraude.

Cuidado com os aplicativos

Com a popularização dos smartphones, pouca gente utiliza o site do Internet Banking  hoje em dia. No entanto, os criminosos já se atentaram a essa mudança e agora começam a falsificar os aplicativos dos bancos.

Essas versões falsas aparecem nas lojas dos aplicativos, muitas vezes ocupando as primeiras posições. Se o usuário fizer o download da versão falsa e colocar seus dados de acesso, o software malicioso pode roubar esses dados e conseguir abrir a conta bancária.

Use token ou chave de segurança

Os tokens já foram mencionados anteriormente, pois dão uma camada extra de segurança ao Internet Banking. Cada transação pede apenas um token, que deve ser digitado em poucos segundos.

Com isso, os tokens oferecem uma aleatoriedade que dificulta a ação de hackers e, consequentemente, protege a sua conta.

Já as chaves de segurança costumam vir em forma de cartões e contêm uma série de números. Cada vez que você faz uma transação, é solicitado que você informe os dígitos correspondentes àquele número.

Como não fica conectado à internet, não há como um hacker ter acesso aos números do cartão de segurança. Em suma, a chave de segurança protege a sua conta bancária caso o seu smartphone seja alvo de um ataque.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.