Empreendedorismo: quais serão as tendências de mercado em 2021?

Este ano foi difícil para muitas pessoas e com a crise financeira em decorrência da pandemia do Covid-19, muitos perderam seus empregos. Fato que tornou 2020 ainda mais complicado para diversas famílias que se viram sem renda – de repente. 

Neste cenário, a quantidade de pessoas que abriram seu próprio negócio para tentar contornar a situação é enorme. Essa foi a saída que muitos encontraram para colocar comida na mesa e sobreviver.

homem executivo sentado tablet
Fonte: Pexels

Infelizmente, a pandemia não acabou e com a variação constante de número de mortes e internações, é possível que o lockdown volte a acontecer e novamente, as pessoas precisem procurar novas alternativas de renda. 

Essa situação melhorará, temos certeza. Entretanto, até a vacinação em toda a população não acontecer, todos estão vulneráveis a diversos tipos de situações tanto pessoais quanto financeiras. 

Desta forma, procurar formas de inovar na renda e empreender é importante. Apesar de bastante eficiente, se tornar um empreendedor pode ser difícil e ter que lidar com diversos desafios. Mas se escolher o segmento ideal e oferecer o melhor serviço ou produto que puder, as chances de ter bastante sucesso de vendas é grande. 

Após a pandemia, esta solução, que era apenas uma saída temporária, pode se tornar a principal fonte de renda de toda a família. Existe espaço para todos no empreendedorismo, ainda mais agora, com o ambiente digital sendo bastante explorado por negócios. 

Porém, como dissemos, escolher o segmento ideal é importante. Para auxiliar nessa questão, entenda quais são as tendências do empreendedorismo em 2021. Com essas informações em mãos, as chances de sucesso aumentam consideravelmente. Confira!

Tendências do empreendedorismo para 2021

O hábito de consumo das pessoas mudou nos últimos anos. Atualmente, o ambiente digital e serviços a domicílio cresceram bastante. Os clientes estão mais exigentes e procuram sempre por mais comodidade.

Fatores que se desenvolveram ainda mais durante a pandemia do Covid-19, período em que ocorreu o lockdown e apenas serviços essenciais podiam abrir as portas. Então a maioria dos comércios e prestadores de serviço precisaram se adaptar. 

Muitos foram para o ambiente digital e outros criaram novas soluções para continuarem os trabalhos. As tendências para 2021 seguem esses novos hábitos e adaptações, dado que algumas novidades agradaram os consumidores. 

Educação online: personal trainer, cursos e aulas digitais

As aulas online foram uma solução que universidades, escolas e cursos encontraram para manter o contato com alunos durante a pandemia. Essa medida ultrapassou o sistema básico e superior de educação e se tornou uma novidade em diversos segmentos.

É o caso das aulas de academia, yoga, dança e outros tipos de atividades físicas por vídeos e videochamadas. Caiu no gosto das pessoas porque é mais prático, cômodo e até mesmo barato, dado que não precisa gastar com o transporte até o endereço da aula. 

Então, esta é uma tendência de empreendedorismo para diversos segmentos. Aulas online podem ser ótimas ideias para maquiadores, cursos de inglês e diversas outras áreas. É usar a tecnologia a favor do empreendimento, podendo atingir muito mais pessoas do que o serviço presencial.

Por exemplo, é possível dar aulas de dança para pessoas de outros países e estados, abrindo o leque de possibilidades e claro, aumentar o lucro.

Produtos artesanais e/ou personalizados

Essa tendência vem crescendo a cada ano e promete ser uma ótima alternativa para o próximo ano. É notório que as pessoas se preocupam cada dia mais com a origem dos produtos que consomem.

Muitos, optam sempre por adquirir itens com pequenos e médios empreendedores em todas as compras. É por esse e outros diversos motivos que tornam os artesanatos ótimas opções.

Outro fator a se levar em consideração é que as pessoas sentem necessidade de demonstrar seus gostos e preferências, além de serem diferentes. Por isso, os produtos personalizados são um sucesso atualmente e se consolidam no mercado.

Então, fazer artesanatos ou produtos personalizados para vender é uma tendência a ser levada a sério. 

Serviços a domicílio

Como dissemos, atualmente, comodidade é uma palavra-chave ao descrever o hábito de consumo das pessoas. Então, os trabalhos em casa são opções que vêm crescendo bastante.

mulher manicure
Fonte: Freepik

Serviços estéticos, como manicure e pedicure, limpeza de pele, maquiagem e outros, são ótimas alternativas a domicílio. Muitas pessoas preferem chamar por profissionais em casa para evitar perder tempo no trânsito e se locomover, além de ser mais prático.

Este novo segmento abrange diversas áreas, como atividades físicas, mundo da beleza, aulas particulares, entre outras. Oferecer serviços à domicílio promete ser mais do que um diferencial. 

Produtos sustentáveis

Outra tendência que se dá pela mudança no hábito de consumo, são os produtos sustentáveis. A preocupação com a origem dos produtos, assim como saúde e bem-estar está crescendo entre as pessoas.

Então, um diferencial hoje em dia, são itens não testados em animais e veganos. Isso gera diversas oportunidades para o empreendimento, como a venda de sabonetes e shampoos artesanais que proporcionam eficiência e sustentabilidade. 

Essa preocupação não é apenas sobre os produtos, mas sim, a qualidade de vida das pessoas. Muitos estão procurando por comidas mais saudáveis e naturais, por exemplo. Então, a venda de doces veganos, é um nicho que tende a crescer bastante.

A tendência é unir sustentabilidade e eficiência para proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas. As possibilidades neste tópico são diversas! 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.