Inventário de máquinas e equipamentos: Saiba quando é o momento ideal para fazer na sua empresa!

O melhor momento para se fazer o inventário de máquinas e equipamentos é na construção da planta industrial ou empresarial, pois facilita uma melhor visualização, estruturação e alocamento destes.

Sua atualização é recomendada em período de baixa produtividade para que não resulte em impactos nos resultados da empresa e ocorra com uma frequência no mínimo anual, abrangendo todas as modificações e adaptações realizadas nas máquinas e equipamentos utilizados para a atividade fim da empresa.

Sendo assim, o período ideal para a realização do inventário varia de acordo com a empresa e sua atividade fim. Confira abaixo alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração no momento de fazer o seu inventário!

Dica 1: Saiba o que deve constar em um inventário

Para que você possa ter a segurança de que o inventário de sua empresa foi bem realizado, deve entender o que a NR-12 exige no que diz respeito a esse assunto.

Assim, confira se a identificação dos maquinários foi feita corretamente e se no documento consta a localização deles em planta baixa. Se possível, peça orientação de um terceiro profissional para averiguar o inventário.

Dica 2: Escolha o momento ideal para fazer o inventário

Conforme informado anteriormente, é de suma importância que a sua empresa tente estabelecer a melhor época do ano para realizar o inventário. Dessa forma, sua empresa poderá se organizar e manter esse laudo atualizado.

O ideal é que o inventário seja realizado em épocas que demandam menor produtividade, o que reduz o risco de prejudicar o desempenho dos negócios.

Dica 3: Ofereça todas as condições para um bom trabalho

Ofereça aos profissionais que realizam o inventário de sua empresa todas as condições para que eles organizem o trabalho da melhor forma possível.

Isso torna o processo de realização do laudo muito mais assertivo e ágil, reduzindo também a incidência de erros.

Dica 4: Faça uso de modelos padronizados

Atualmente existe o software nr12 que auxilia as empresas na confecção de inventários que se enquadrem dentro das exigências da NR12.

A aplicação de tecnologia nessa atividade traz agilidade e facilidade na coleta e no envio de informações importantes para a confecção do inventário. Além de permitir relatórios personalizados e otimizados para cada equipamento.

Dica 5: Faça um inventário para ser usado

De nada adianta fazer um inventário completo e bem realizado se ele não será consultado.

Lembre-se que esse laudo deve nortear a aplicação de todas as outros procedimentos definidos pela NR-12.

Dica 6: Certifique-se de que o inventário é compatível com as auditorias já realizadas

Os inventários de máquinas devem ser compatíveis com as auditorias já realizadas em sua empresa.

Por isso, é sempre interessante compará-las para verificar possíveis divergências, inconsistências e contradições. Aliás, o ideal é que os engenheiros responsáveis tenham acesso a essas auditorias de equipamentos.

E ai caro leitor do blog, gostou do artigo? Aproveite o espaço abaixo e deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.