O que é endereço fiscal e quais seus benefícios
A crise obriga as pessoas utilizarem toda a sua criatividade, seja ao começar um novo negócio, empreender ou até mesmo, quem já possui sua própria empresa, busca reduzir os custos de alguma forma.
Em todas as situações citadas, uma boa opção é substituir o escritório físico por um virtual e sim, isso é totalmente possível. Inclusive, esse setor está crescendo e se desenvolvendo cada vez mais.
Contudo, para realizar esse tipo de mudança, ainda é preciso registrar sua empresa em um endereço físico, sendo que contratar o serviço de endereço fiscal é a melhor opção atualmente. Gostou da ideia e quer entender um pouco melhor como tudo funciona? Então continue lendo esse post!
O que é o endereço fiscal?
Também conhecido como endereço virtual, o endereço fiscal nada mais é do que um endereço válido para o registro da empresa, ou seja, aquele que você especifica nos documentos, como registro de MEI, contrato social, etc.
Portanto, tanto para pessoa jurídica quanto para uma empresa, o endereço fiscal é um espaço físico, seguro e que se adequa às suas atividades. É ele quem será referência para instâncias federais, estaduais e também municipais, podendo, inclusive, impedir sua empresa de realizar as operações.
A lei exige que todas as empresas tenham um endereço para CNPJ, contudo nem todas elas possuem condições para alugar um local apenas para realizar a regularização. Inclusive, sabemos que muitos empreendedores utilizam o home office ou coworking para trabalhar e realmente não precisam de um espaço físico para sua empresa.
Sendo assim, alugar o endereço de terceiros pode ser uma forma de atender as exigências da lei para registrar e formalizar seu negócio.
Como adquirir um endereço fiscal?
Mas como isso funciona? É preciso deixar claro que essa opção é totalmente aceita pelos órgãos responsáveis e pela lei, mas ainda assim, surgem diversas dúvidas sobre como é possível dizer que um endereço corresponde à sua empresa, mesmo você não estando ali de fato.
Esse processo é bem simples e o endereço fiscal pode ser adquirido de duas maneiras: você pode obter um endereço com autorização do proprietário, ou contratar uma empresa especializada no assunto, sendo a segunda opção a mais recomendada.
Isso porque, caso você more de aluguel, é muito improvável que seu locatário autorize o registro, visto que o recibo de aluguel comercial possui algumas diferenças em relação ao residencial.
Agora, ao contratar uma empresa especializada no assunto, além de reduzir prováveis burocracias relacionadas ao aluguel de um ponto comercial, você realiza o pagamento apenas de uma taxa mensal, acordada anteriormente, pra o endereço contratado, sem qualquer imposto ou encargos financeiros.
Além disso, esse tipo de endereço possui maior credibilidade e torna sua empresa mais profissional, visto que não terá qualquer problema envolvendo familiares, amigos ou parceiros.
Quem pode contratar o serviço de endereço fiscal?
Pessoas jurídicas e empresas são aqueles que podem contratar o serviço de endereço fiscal. Por exemplo, se você possui um CNPJ e mora de aluguel, provavelmente o proprietário não irá autorizar o registro, como já falado.
Além disso, é possível que você já tenha sua casa própria, porém não deseja misturar negócios com o ambiente residencial. Inclusive, pessoas que possuem um escritório de cobrança em outra cidade e necessitam de um endereço de correspondência também podem contratar o endereço fiscal, caso não queiram enviar esse tipo de assunto para sua casa.
Por fim, é importante lembrar que ainda existe a opção de você participar de um escritório virtual, que nada mais é do que uma sede para sua empresa, mas que não exige sua presença todos os dias.
É uma alternativa para quem deseja maior formalidade e segurança, em vez de direcionar todas as questões do negócio para sua residência. Além disso, é possível utilizar o endereço do escritório virtual em seus canais de comunicação, como blog, site, mídias sociais, cartões de visita, etc.
Quais os benefícios em utilizar o serviço?
Existem diversos benefícios que o endereço fiscal promove ao seu negócio, impactando os resultados de forma positiva, veja alguns deles:
- Redução de custos: Mais barato do que pontos comerciais, o endereço fiscal elimina a necessidade de despesas com uma estrutura, em muitos casos, desnecessária.
- Negócio regularizado: Como falado, sem um endereço físico, não é possível emitir o CNPJ de seu negócio e consequentemente regularizar sua empresa. Com o endereço fiscal isso se torna possível, facilitando o processo e garantindo a formalização correta.
- Redução da burocracia: O aluguel de pontos comerciais exige tempo e diversos documentos são necessários. Já com o endereço virtual, basta realizar o pagamento da taxa mensal acordada no contrato.
- Não misturar negócios pessoais e profissionais: Sabemos que pode ser bastante prejudicial para a saúde dos negócios e mental misturar os dois. Por isso, utilizar o endereço fiscal é uma das formas de formalizar sua empresa e deixar tudo mais organizado.
Qual a diferença entre endereço fiscal e comercial?
É importante não confundir o endereço fiscal e o comercial. Enquanto o primeiro é ligado às burocracias, estabelecimento jurídico e contábil para que seu negócio atenda às exigências do estado.
O segundo é um pouco mais informal. Ele pode ser aquele que você informa ao cliente quando precisa oferecer uma referência física, quando vai receber alguma visita, etc.
Quais são os custos desse tipo de serviço?
Os custos para contratar um endereço fiscal podem variar de acordo com a cidade e região. Contudo, vale lembrar que essas despesas são baratas quando comparadas com valores de alugueis ou até mesmo ao levar em conta as dores de cabeça que podem surgir ao misturar seus negócios com sua casa. Podendo variar entre R$ 50,00 e R$ 100,00, o endereço fiscal possui diversos benefícios, como falado anteriormente.
Além disso, existem opções para pagamento anual e mensal, mas sempre com um contrato vigente. Por fim, é possível realizar o pagamento por boleto ou cartão, sendo que você escolhe a melhor opção de acordo com a sua realidade.
Por que o endereço fiscal está se tornando tão popular no Brasil?
Os empreendedores surgem cada vez mais em nosso país, seja pelo fato de desejarem uma renda extra ou para ter sua fonte de renda principal. Além disso, com as crises constantes no país, muitas empresas preferem deixar de lado sedes físicas, e optam pelo home office.
Contudo, como você já sabe, é preciso ter um endereço físico para registrar seu negócio e a opção de contratar o endereço fiscal é a mais recomendada nesses casos.
O endereço fiscal permite que o empreendedor possa abrir seu próprio negócio ou mantê-lo ativo com custos abaixo do que os alugueis comerciais promovem. Isso porque, é possível dividir todas as despesas para manter o espaço funcionando, seja no endereço fiscal ou escritório virtual.
Com a ascensão da tecnologia e infoprodutos, muitas pessoas conseguem criar seu próprio negócio sem precisar de grandes estoques ou muitos funcionários. Contudo, o que todas elas têm em comum é a necessidade de ter um endereço físico para incluir no CNPJ.
Portanto, o endereço fiscal é uma possibilidade de empreendedores manterem seu negócio ativo de forma simples e prática, além de reduzir a burocracia, gastos e por fim regularizar seu negócio. Muito útil, o serviço de endereço fiscal pode ser a solução ideal para quem deseja formalizar sua empresa e deixar de misturar assuntos pessoas e empresariais.