O que fazer para quitar as dívidas em 2021?
O fim de ano está próximo e junto com ele sempre temos aquele pensamento de tudo o que vivemos e quais serão as nossas promessas para o próximo ano.
A maioria das pessoas vão começar 2022 com a seguinte frase: “esse ano eu vou quitar todas minhas dívidas, prometo”. Porém chega no final do ano e essa história se repete, como um looping infinito.
Por isso, é sempre importante pensar no agora, ninguém quer passar as datas festivas e o final de ano atolado de dívidas sem poder aproveitar uma das melhores épocas do ano, não é mesmo?
Independente qual o seu ramo de negócio, seja uma pizzaria de forno a lenha ou uma empresa que vende luva de vaqueta, passar o ano livre de dívidas é um sonho que pode ser possível de se alcançar!
Pensando nisso, separamos algumas metodologias que você pode adotar para que seu 2021 termine com o pé direito, sem dívidas! E que no ano seguinte não seja necessário fazer nenhuma promessa para ficar no azul.
Cá entre nós, ter um respiro financeiro e sair do vermelho é o desejo de muitas pessoas para o papai noel no final do ano certo? Se é o seu também vamos te passar algumas dicas que podem te ajudar.
Calcule o valor total de suas dívidas
O primeiro passo para se livrar de suas dívidas é saber justamente qual o valor total delas. É preciso ser pé no chão e reconhecer o quão no fundo do poço você pode estar com seus endividamentos.
Faça uma lista por ordem de atraso e de urgência de pagamento, priorize sempre aquelas que possuem uma alta taxa de juros, como, por exemplo, cartão de crédito ou cheque especial.
Defina uma meta para pagamento
Como o tempo é curto até o final do ano, depois de conhecer todas as suas dívidas é preciso traçar um planejamento para o pagamento delas ( ou ao menos de algumas parcelas).
Calcule quais são seus ganhos e quanto é possível que você pague até o final do ano. Estabeleça uma meta de pagamento e cumpra ela!
Aproveite o 13º
Depois de ter uma meta sobre o quanto você vai pagar de suas dívidas, é a hora de aproveitar o seu 13º. Sabemos que nessa época, grande parte das pessoas recebem o seu abono salarial de fim de ano.
Desde um gerente de banco, até um funcionário que trabalha com descarte de lixo eletrônico, todos almejam essa época do ano justamente por conta do salário extra que entra na conta.
Porém, para quitar suas dívidas, é preciso que ele seja usado com sabedoria. Sabe aquelas duas dicas acima que falam sobre conhecimento de dívidas e metas? Então, elas devem ser combinadas com o pagamento extra que você recebe.
Sabemos que grande parte desse abono vai para presentes de natal, etc. Porém, é preciso economizar um pouco nas festividades e separar uma parte dele para pagar suas dívidas. Separe o dinheiro a mais conforme as metas que foram traçadas.
Caso você não possua o 13º no fim de ano, provavelmente seu negócio irá render um dinheiro extra nessa época, caso não renda, fazer alguns bicos em comércios ou shoppings é uma boa opção.
Esse é um período extremamente rentável para quem deseja faturar uma grana com alguns trabalhos extras.
Faça negociações e peça ajuda da família
Se mesmo com a meta estabelecida e o dinheiro extra não foi possível sanar as dívidas, chegou a hora de solicitar renegociações ou pedir ajuda para sua família.
Sabemos que envolver família pode não ser algo tão bom, mas se explicar sua situação pode ajudar para que todos estejam cientes do porque você está economizando tanto nessa época do ano.
Dependendo da dívida, negociar pode ser uma boa opção, ainda mais se ela já estiver com grande parte dela quitada.
Evite fazer loucuras com o cartão de crédito, controle seus gastos e não peça empréstimos
Se você conseguir quitar suas dívidas não se empolgue tanto, afinal ninguém quer fazer novas dívidas em pleno final de ano certo? Para evitar que isso aconteça, tome algumas medidas preventivas.
Não faça nenhuma loucura com o cartão de crédito, compre presentes, mas nada que fuja de seu controle financeiro ou de seu orçamento, qualquer coisa esconda seu cartão dentro de uma caixa de papelão para que você não gaste mais.
Controle seus gastos, saiba quanto você pode gastar, onde você pode gastar e com o que você pode gastar.
Por fim, evite pedir empréstimos! Os juros são altos e por mais tentador que seja ter um dinheiro na hora, é melhor esperar mais um pouco.
Com o final de ano chegando, quitar as dívidas vai se tornando cada vez mais difícil ainda em 2021, porém, com uma noção maior de quanto você deve, uma meta estabelecida, um dinheiro extra de seu 13º, ou trabalho adicional e renegociações, é possível que você consiga terminar esse ano no azul.