Ferramentas de gestão que vão facilitar o dia a dia da sua empresa

Quem é empresário sabe que, mesmo que se trata de um negócio pequeno, a administração de uma empresa não é tarefa fácil. A gestão de um empreendimento é algo complexo, que engloba diversos setores e preocupações distintas, sendo que nenhuma delas deve ser negligenciada.

Para ter a vida facilitada, os empresários recorrem a uma série de ferramentas para tornar o controle de processos internos algo mais eficiente, dinâmico e fácil. Dessa forma, fica mais fácil gerir o negócio e aumentar as chances de alcançar os resultados esperados.

Conheça um pouco mais sobre as ferramentas que vão ajudar a agilizar a gestão de sua empresa.

Análise SWOT

Essa é uma das ferramentas mais conhecidas pelo empresariado brasileiro, sendo amplamente utilizada. Ela tem como objetivo otimizar o planejamento estratégico de seu negócio, por meio da avaliação do empreendimento como um todo, estudando seus pontos fortes, fracos, as oportunidades e as fraquezas presentes na empresa.

A sigla, em inglês, é justamente sobre isso: strengths (forças), que é o combinado de pontos fortes da empresa em relação aos concorrentes; weaknesses (fraquezas), que avalia os pontos fracos, que precisam ser corrigidos, em comparação aos mesmos concorrentes.

Em seguida, vem opportunities (oportunidades), que analisa as oportunidades existentes no mercado, as quais podem servir como um diferencial para o seu crescimento; e threats (ameaças), que reúne as informações sobre os obstáculos e as dificuldades que são encontradas no mercado.

CRM — Customer Relationship Management

O cliente é uma peça-chave no sucesso da empresa, portanto, é imprescindível que o seu negócio saiba priorizá-lo e atenda as necessidades dele. O CRM é um software especializado na relação da empresa com o público, com o objetivo de melhorá-la, de modo que as chances dele comprar algo da instituição sejam maiores.

Com o uso do software, é possível compreender melhor quais são as vontades e as preferências do consumidor. Ele armazena as informações importantes dos clientes, que vão servir de base para os setores de marketing e vendas direcionarem seus esforços de forma personalizada, atendendo o que o cliente procura.

Quanto mais informações o seu CRM coletar dos clientes, melhor essa experiência se torna e maiores são as chances de fidelizar aquela clientela.

Benchmarking

Essa é uma ferramenta de fácil aplicação, focada na medição da qualidade de produtos, estratégias, políticas, entre outros, de uma organização. Os resultados são comparados com o padrão do mercado, de maneira que se destaque quais são as diferenças e identifique-se o que pode ser melhorado.

A partir do momento que sua empresa entende como outras organizações alcançam um melhor desempenho, é possível utilizar as informações coletadas para melhorar o seu empreendimento. Os dados de benchmarking aprimoram o desempenho das funções internas, permitindo que se alcance uma qualidade melhor em seu serviço.

Canvas

O Canvas trata-se de uma ferramenta de gestão com o objetivo de proporcionar uma visão global de seu negócio. Ele é um modelo dinâmico, que tem o objetivo de auxiliar o seu empreendimento, de forma que você possa entender o seu negócio facilmente e escolher qual plano empresarial melhor se encaixa na sua empresa.

O Canvas é um mapa visual constituído por nove blocos, composto pelos elementos principais de uma empresa. São eles: proposta de valor, segmento de clientes, canais, relacionamento com a clientela, atividade-chave, recursos principais, parcerias centrais, fontes de receita e estrutura de custos.

Quando você completa as informações de cada bloco, acaba descrevendo a estrutura e o funcionamento do seu empreendimento. Assim, já é possível notar o que pode ser desenvolvido e aperfeiçoado pelo seu negócio no futuro.

Pesquisa de satisfação com os funcionários

A gestão dos negócios da empresa também inclui o gerenciamento de seus funcionários. Quando você estimula um bom ambiente em seu empreendimento, que faz com que a opinião do funcionário seja valorizada, contribui para a construção de um local de trabalho em que o empregado sinta que tem propriedade e responsabilidade por ele.

Por meio de uma pesquisa de satisfação dos funcionários, você pode ouvir o feedback deles sobre o dia a dia e as operações internas da empresa, entender suas motivações e satisfação no trabalho. O feedback e as ideias dos funcionários são fundamentais para a melhoria da dinâmica interna de sua organização.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.