Setor imobiliário de Porto Alegre aquece a economia
Novidades

Setor imobiliário de Porto Alegre aquece a economia

fevereiro 28, 2020

A economia de uma cidade depende de uma série de campos e fatores para se manter estável e plena, sendo que todos eles se interligam montando uma grande rede financeira.

Quando uma das áreas que costuma ajudar a manter a saúde econômica do lugar entra em colapso, como uma reação em cadeia toda a cidade começa a sentir os efeitos, precisando assim se readaptar a nova situação.

Quando você pesquisa um pouco da situação das casas à venda em Porto Alegre, dá para se ter a noção de quanto o setor imobiliário influi no desenvolvimento e no desempenho da economia da cidade.

Nos últimos anos o ramo imobiliário vem desempenhando um papel decisivo na dinâmica mercadológica de Porto Alegre, ajudando a movimentar milhões de reais e impactando diretamente em outras áreas.

O ramo da construção civil é responsável por empregar milhares de pessoas todos os anos nessa capital, o que demonstra como a cidade sofreria com uma queda abrupta do setor.

No atual contexto, com o desemprego crescente e com a inflação lá em cima, ter uma área econômica estável é primordial para um local não entrar em crise.

Porto Alegre é a capital do estado do Rio Grande do Sul, localizado na Região Sul do Brasil. É dona de uma geografia bastante acidentada, repleta de morros e baixadas.

A cidade começou a se formar em meados do século XVIII, mas começou a se moldar culturalmente como a conhecemos hoje apenas na segunda metade do século XIX, quando imigrantes italianos e alemães aportaram em peso na cidade.

Com relação a situação imobiliária, Porto Alegre é a segunda capital mais verticalizada do país, onde mais de 30 por cento da população vive em apartamentos.

Interligação do mercado imobiliário com outros

Um campo tão rentável e que produz negociações tão volumosas (do ponto de vista do valor alto pago pelas casas), consegue fazer desenvolver vários negócios relacionados ao mercado de imóveis.

Fábricas de materiais para a construção e lojas que vendem maquinários específicos, são a prova de que o ramo permite fazer crescer e lucrar não apenas as imobiliárias e os investidores.

Além do fato de que muitas vezes os prédios construídos fazem desenvolver toda uma área, principalmente quando o lugar escolhido não era muito povoado anteriormente. Pense que com um grande fluxo de pessoas morando no lugar, empreendimentos como padarias e supermercados tendem a florescer.

Além disso, a introjeção de capital tanto na construção quanto na venda dos prédios faz a economia girar, o que permite o aparecimento de uma série de oportunidades de negócios e investimentos.

Isso gera uma ciclicidade do desenvolvimento econômico na cidade de Porto Alegre, assim como em outros lugares também. Porque pense que com outros negócios surgindo decorrentes da construção civil, muitas outras pessoas se beneficiarão e melhorarão sua situação financeira, o que fatalmente manterá o mercado imobiliário em plena atividade.

Recuperação da economia brasileira

Outro fator que contribui para o mercado de imóveis aquecer a economia de Porto Alegre, é que a economia brasileira vem apresentando uma melhora nos últimos dois anos.

Apesar de ser ainda pequena, essa melhora demonstra que o mercado nacional vem se recuperando (a passos curtos, mas mesmo assim super importantes). Todas as áreas do mercado acabam sofrendo as consequência de uma crise financeira, não tem jeito.

Afinal, para uma pessoa ter condições de pesquisar os imóveis à venda em Porto Alegre e quem sabe negociar algum deles, ela precisa primeiro ter uma boa condição financeira, além de estável, o que não acontecerá caso ela tenha ficado desempregada graças à crise (como foi a situação de milhões de brasileiros).

Do contrário (como acabou acontecendo), o setor da construção civil começa a se estagnar por falta de compradores, e com a escassez de novos projetos chegando no mercado, o preço dos imóveis tendem a subir.

O fato é que a crise econômica e política dos últimos cinco anos causaram uma quebra importante do crescimento regular que o Brasil apresentava anteriormente, o que fez com que a maioria das áreas do nosso mercado apresentassem uma redução ou uma estagnação.

O desempenho da nossa economia depende dos investimentos recebidos, que ficaram travados por muito tempo graças a situação instável do Brasil, pois os investidores não se sentiam seguros e confiantes em investir no nosso país.

Depois do conturbado processo eleitoral instaurado no ano de 2018, onde o país ficou dividido em dois polos ideológicos distintos, o mercado imobiliário de Porto Alegre apresentou uma melhora em 2019.

Os investidores precisam sentir confiança nos empreendimentos, o que não acontecia no dito período por conta da incerteza em que o país vivia. Agora, é esperar para ver se o ramo se recuperará completamente, depois de cinco anos de estagnação por conta da crise econômica e política.

Bairros mais procurados da capital

Os maiores negócios empreendidos em Porto Alegre nos últimos anos estão nos bairros: Vila Jardim, Petrópolis e Bela Vista.

Esses bairros apresentam uma situação bem mais favorável do que outros locais da capital, considerando a dificuldade que o ramo imobiliário vem sofrendo nos últimos anos com a questão econômica que acometeu o país inteiro.

O bairro Vila Jardim possui uma ótima estrutura que facilita a vida de quem nele escolher morar. Existem muitas opções de padarias, supermercados, bancos, lotéricas, comércios dos mais variados artigos, lojas de roupas, prestadores de serviços diversos, entre outras coisas essenciais para os habitantes de qualquer bairro em toda a cidade.

Petrópolis apresenta um local familiar e calmo, ótimo para aquelas pessoas que querem escolher um lugar propício a levar uma vida mais sossegada. Para quem vive uma rotina extremamente corrida e estressante, mudar esse paradigma é algo que pode ajudá-lo a melhorar sua qualidade de vida.

Para você que acompanhou um pouco de como o setor imobiliário da capital Porto Alegre ajudou a recuperar e a aquecer a economia do lugar, te convidamos a entrar mais uma vez em nosso site e ler mais alguns dos nossos posts. Você não irá se arrepender!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *