Desafios de 2022 para a telemedicina

A tecnologia pode ajudar em muitos processos, mas ainda existem pontos a serem vencidos quando se trata de saúde humana

O período de pandemia realmente mudou diversos hábitos, sendo que um dos mais relevantes é a possibilidade de fazer certos hábitos remotamente. E isso chegou inclusive à área de saúde, com ajuda de software para clínica médica e outros avanços tecnológicos.

Tudo indica que a telemedicina é uma tendência que chegou para ficar, mas ainda conta com muitos desafios práticos para vencer e se tornar, de fato, comum e aceita pelo público.

Saiba mais sobre esse setor em desenvolvimento e quais os principais desafios dele.

O que é a telemedicina?

A telemedicina, como o nome sugere, é o atendimento médico realizado por telas. Isso inclui tanto o atendimento de fato, como as consultas, como também a realização de exames à distância.

Apesar de já existir há algum tempo, foi durante a pandemia que a telemedicina ganhou mais popularidade e adeptos. Além disso, também foi nesse período que foi, de fato, permitida pelo conselho médico brasileiro para outras funções além da consulta.

Muitos planos de saúde e hospitais passaram a oferecer essa opção, principalmente para pacientes com sintomas leves de Covid-19. Assim, eles podiam se consultar à distância com médicos qualificados e sem risco de contaminar outras pessoas.

Mas a telemedicina não se resume apenas ao atendimento direto entre médico e paciente. Também é muito utilizada para realização de exames e acompanhamento clínico.

Imagine que um médico especialista está em São Paulo, mas um paciente está em Manaus. A partir das imagens de um exame e seus dados, esse médico especialista pode avaliar a situação e chegar a um diagnóstico.

Por que é uma tendência para o futuro?

A telemedicina, assim como outras atividades do dia a dia, fazem parte daquele “serviços” e tarefas que podem ser facilitadas a partir da tecnologia. Não se trata de trocar totalmente o atendimento tradicional pelo digital, mas de dar novas opções para os pacientes.

Dessa forma, a telemedicina é considerada uma tendência para o futuro por trazer essa facilidade e dar mais opções para os pacientes, mesmo que alguns não se adaptem ao movimento digital.

A tecnologia aplicada à saúde também é um setor em desenvolvimento, com muitos softwares de gestão, acompanhamento, análise e muito mais, criados especificamente para a área médica.

Ou seja, é a tecnologia tornando processos mais ágeis, seguros e melhores para pacientes e também médicos, sendo várias as possibilidades de uso.

Quais são os principais desafios?

Assim como toda “novidade” e avanço tecnológico, existem desafios na aplicação da telemedicina. Isso porque é preciso não apenas desenvolver as tecnologias, mas também colocá-las para funcionar.

É preciso que elas sejam úteis tanto para os médicos quanto pacientes, que tenham bom custo-benefício e que sejam aceitas de fato pelos pacientes, que confiam no processo. Esses são apenas alguns pontos de atenção no processo de implementação da telemedicina, veja outros a seguir.

Custo de implementação dos softwares

Apesar de terem um bom custo-benefício, a tecnologia e os softwares são investimentos altos, tornando a implementação possível, de maneira mais consistente, em clínicas e hospitais privados. Mesmo assim, não é todos que conseguem oferecer essa opção.

Há também governos que investem em softwares de saúde para melhorar cada vez mais o atendimento. Mas os custos ainda são um desafio a serem vencidos nesse sentido.

Treinamento dos profissionais

Muitos softwares, principalmente aqueles relacionados a exames e análise, exigem também treinamento dos profissionais envolvidos. Esse também é um desafio, pois as faculdades de medicina e enfermagem, por exemplo, nem sempre oferecem esse tipo de treinamento.

Assim, acaba sendo um custo a mais na aplicação desse tipo de tecnologia. Entretanto, trata-se de um investimento a longo prazo. Por isso, alguns hospitais visam essa possibilidade, mas outros não, sendo um desafio nesse sentido.

Aceitação por parte dos pacientes

Talvez um dos maiores desafios, pois a desconfiança dos pacientes faz com que o atendimento por telemedicina seja desvalorizado e perca seu valor. Nesse caso, vale lembrar ao paciente que o intuito não é trocar um atendimento pelo outro, mas sim tornar o processo mais ágil.

Esse é um desafio de “educação” dos pacientes, pois é preciso passar confiança e oferecer outras opções para que aceitem melhor a ideia do atendimento remoto. Com o aumento da popularidade da telemedicina, isso também tende a mudar.

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