5 ferramentas que você precisa conhecer antes de empreender

Empreendedorismo é algo que está cada vez mais em pauta. De modo geral, empreender significa colocar em prática uma ideia particular de modo a conciliar a oferta de serviços e produtos de maneira autônoma, podendo obter lucros com uma atividade que saiba e goste de fazer. 

É com essas ideias que muitas das principais empresas do Brasil e do mundo surgiram e permanecem até hoje.

Contudo, fazer isso pode não ser fácil. Afinal, existem muitos caminhos e batalhas que precisam ser travadas para que você consiga se tornar um empreendedor de sucesso, como ser referência na área em que atua.

Entretanto, existem alguns passos que podem ser seguidos para que esse objetivo seja atingido com mais facilidade, organizando as rotinas e as finanças de forma mais otimizada e qualificada, por exemplo.

Um desses passos é saber organizar e controlar as ações da empresa, as rotinas dos colaboradores (quando contratados), bem como organizar a própria atividade.

Mas, de que maneira você pode fazer isso? Todo e qualquer empreendedor se deparará, logo quando abrir uma nova empresa, com algumas questões importantes que fazem parte do dia a dia empresarial e da liberação do negócio, permitindo que ele se desenvolva, tais como:

  • Financeiro;
  • Gestão de pessoas; 
  • Agenda;
  • Contratação;
  • Fornecedores;
  • Vendas;
  • Marketing.

Todos esses aspectos que envolvem uma empresa, visam diferentes objetivos. Assim, para que você consiga atingir o sucesso na área em que atua, é fundamental conhecer esses assuntos, sabendo como controlá-los e executá-los da melhor maneira possível – ou saber com quais profissionais é necessário contar.

Para isso, utilizar ferramentas disponíveis no mercado é uma solução importantíssima e que otimiza os processos de gerenciamento e controle.

Para te ajudar, selecionamos 5 ferramentas que são imprescindíveis atualmente para empreendedores que querem fazer seus negócios crescerem cada vez mais.

  1. Sistemas de gestão empresarial

Um Sistema de Gestão Empresarial (ERP) é uma das principais ferramentas que as empresas precisam ter atualmente.

Essa ferramenta possibilita que as ações das empresas sejam otimizadas. Isso porque o software permite que diferentes setores sejam controlados, como a parte financeira, vendas e estoque, por exemplo. 

Tudo isso ocorre de forma integrada e por meio do próprio aplicativo. 

A qualidade de um bom sistema ERP pode fazer a diferença para que sua empresa se desenvolva e se destaque frente aos concorrentes no mercado, além de organizar melhor as rotinas e processos de logística, por exemplo, reduzindo custos.

Por isso, é importante conhecer mais sobre elas, encontrando aquela que melhor se adequa para as necessidades da sua empresa, levando em conta tamanho, quantidade de usuários, tipos de setores, processos, entre outros aspectos.

  1. Análise SWOT

A análise SWOT é uma ferramenta crucial para o planejamento de um negócio e, caso não tenha ouvido falar, é importante prestar atenção a essa ferramenta e seu funcionamento, visto que ela pode ajudar consideravelmente no crescimento da sua empresa.

Aqui no Brasil essa ferramenta também é conhecida como matriz FOFA. De modo geral, é uma ferramenta que auxilia nas análises da força e fraquezas da sua empresa, além de oportunidades e ameaças.

Utilizando essa ferramenta, o empreendedor consegue examinar melhor quais pontos precisam ser aprimorados, implementados, modificados ou simplesmente excluídos, visando sempre tornar as ações cada vez mais eficientes.

Além do próprio negócio, essa ferramenta pode ser utilizada para avaliar o próprio mercado e as concorrentes, tornando as ações ainda mais efetivas.

  1. Plataformas de contabilidade

Gerir a contabilidade da sua empresa é fundamental para que você não tenha problemas com a parte orçamentária.

Nesse sentido, procurar por plataformas de contabilidade digitais, por exemplo, pode ser uma solução interessante para que não sofra com a burocracia dos processos contábeis, e nem se perca na hora de organizar o orçamento da empresa.

  1. Gestão de tarefas

A gestão das tarefas da empresa também é um ponto organizacional fundamental do sucesso. 

Com a ajuda de uma ferramenta de gestão de tarefas é possível organizar as ações que precisam ser executadas, qual a prioridade, quais as datas limites de entrega, prazos para relatórios, quem são os responsáveis por cada operação, entre outros pontos importantes dos processos e fluxos.

  1. Gestão de relacionamento com o cliente

Para finalizar, o relacionamento com os clientes é outro fator fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. Afinal, os clientes determinam o desenvolvimento dos estabelecimentos.

Portanto, é fundamental que você saiba como gerir e organizar o relacionamento com seus clientes, visando o engajamento e a fidelização.

Para isso, uma ferramenta CRM – Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente – pode ser fundamental.

Essa ferramenta concentra todas as ações das empresas com foco no cliente. Nesse sentido, ela permite que o cliente tenha uma melhor experiência de atendimento e que siga todos os processos de compra de forma qualificada.

Isso porque, para a empresa, a ferramenta apresenta dados de desistência, fluxos que podem ser aprimorados bem como unifica as formas de contato realizados e permite o registro de cada interação com os clientes.

Mais ainda, a ferramenta ou o aplicativo CRM ajuda a controlar as etapas de compra, verificando os acessos, a etapa de visualização dos sites, quando os clientes começaram uma compra e quando ela foi finalizada, entre outras etapas importantes para identificar os fluxos.

Assim, ao aprimorar e incluir os softwares na rotina, buscando aqueles mais adequados para a necessidade da empresa, é possível otimizar todos os processos, atrair pessoas e fidelizar clientes com mais qualidade e efetividade.

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