6 tendências tecnológicas de 2021
Você já parou para pensar na velocidade em que o mundo está e em como a tecnologia acompanha essa rapidez? A cada ano novas features são lançadas e nós, como usuários, temos que nos adaptar e começar a aplicá-las no nosso dia a dia.
Afinal, elas impactam processos rotineiros, pois estão presentes em diversos costumes, como o modo de realizar compras, de interagir com as empresas, e até mesmo nos nossos automóveis. Um bom exemplo são os carros novos da Ford que utilizam tecnologia de ponta para serem ágeis e confortáveis aos clientes.
Nós já estamos no segundo semestre de 2021, mas esse ano foi marcado como uma virada no mundo da tecnologia, pois a partir daqui inicia-se uma nova era, que traz as melhores inovações para as nossas casas e espaços compartilhados. Quer conhecer as principais? Basta continuar a leitura!
1. Chatbots
Um chatbot é um programa de inteligência artificial (IA) que pode simular um chat ou conversa com um usuário em linguagem natural por meio de aplicativos de mensagens, sites, aplicativos móveis ou telefone.
Um dos grandes benefícios dos chatbots é que, diferentemente dos aplicativos, eles não precisam ser baixados, não é necessário atualizá-los e não ocupam espaço na memória do telefone. Outra é que podemos ter vários bots integrados no mesmo chat.
2. Carros autônomos
Um carro autônomo é um veículo capaz de sentir seu ambiente e operar sem a necessidade de envolvimento humano. O passageiro humano não é obrigado a assumir o controle do automóvel em nenhum momento. Ainda, a pessoa sequer precisa estar presente no veículo.
Um carro autônomo pode se dirigir a qualquer lugar que um carro convencional vá, realizando tudo que um motorista humano experiente faz. Carros autônomos incluem sensores, algoritmos complexos, atuadores, sistemas de aprendizado de máquina e processadores poderosos para executar as suas funções.
3. Inteligência artificial
De forma resumida, a inteligência artificial é um campo que une ciência da computação e conjuntos de dados para possibilitar a resolução de problemas. Também engloba subcampos de aprendizado de máquina e profundo, que são regularmente mencionados de forma conjunta com a inteligência artificial.
Essas disciplinas são compostas por algoritmos de IA que buscam criar sistemas. Essas redes, por sua vez, realizam previsões ou classificações baseando-se em dados de entrada.
4. Hiperautomação
Hiperautomação é uma estrutura e um conjunto de tecnologias avançadas para automação de escala em empresas. O objetivo final da hiperautomação é desenvolver um processo para automatizar a atuação empresarial, fazendo com que processos repetidos sejam aprimorados.
O termo hiperautomação foi criado em 2019 pela empresa de consultoria e pesquisa de TI Gartner. O conceito reflete a percepção da tecnologia de automação de processos robóticos (RPA), uma abordagem relativamente nova e amplamente popular para automatizar processos baseados em computador.
5. 5G
O 5G promete fornecer velocidades significativamente maiores e acomodar mais dispositivos do que as redes 4G atuais. O sistema 5G também pretende ser mais flexível, confiável e seguro do que as redes celulares existentes.
Como o 5G permitirá uma comunicação mais rápida entre mais dispositivos, ele também fará com que os aplicativos que utilizam tecnologia 3D e realidade estendida sejam reproduzidos sem grandes problemas, mesmo em aparelhos portáteis.
6. Cibersegurança
A segurança cibernética (Cibersegurança) é a prática de proteger redes, programas e sistemas de invasões digitais. Esses ataques cibernéticos geralmente visam invadir, alterar ou destruir informações caracterizadas como confidenciais; extorquir usuários financeiramente; ou interromper os processos normais de negócios.
Implementar medidas eficazes de segurança cibernética é particularmente desafiador hoje porque há mais aparelhos tecnológicos do que usuários e os invasores estão sempre buscando inovações nos ataques. E esse é um dos grandes objetivos para a tecnologia dos próximos anos!