7 razões pelas quais o web design responsivo é importante em 2022
Se você já viu designers e desenvolvedores de sites falando sobre web design, deve ter notado que web design responsivo é o tema favorito deles.
O que é web design responsivo? Basicamente, o objetivo do web design responsivo é garantir que seu site tenha uma boa aparência e funcione bem em qualquer dispositivo. Um site responsivo se adapta automaticamente à plataforma e ao tamanho da tela do usuário. Hoje em dia, ter um site compatível com dispositivos móveis é muito importante, portanto, é recomendável usar um design responsivo.
Para melhorar a experiência do usuário e aumentar a visibilidade do seu site no Google, você pode usar um construtor de sites responsivo como o Editorx.com ao projetar seu site. Isso garantirá que seu site tenha uma ótima aparência e funcione corretamente para todos os visitantes em todos os dispositivos.
Este artigo discute algumas razões convincentes pelas quais o design de sites responsivos é muito importante, especialmente em 2022.
1. Torna seu site altamente acessível
O maior tráfego do site vem de pesquisas em sites individuais. Quando seu site é facilmente acessível a todos os dispositivos e os usuários podem pesquisar tudo convenientemente, você desfrutará de geração de leads, conversões de leads e muitos outros benefícios. Em outras palavras, a capacidade de resposta do web design aumenta a facilidade de uso do site e pode facilitar a compra de diferentes dispositivos.
Isso é particularmente útil para empresas de comércio eletrônico que podem testemunhar um aumento nas vendas depois de optar por um design de site responsivo.
2. Permite atualizar o site rapidamente
Se você não fizer alterações na versão única do seu site, poderá perder muitas chances de ser classificado. Com um design de site responsivo, seu site não apenas será atualizado rapidamente, mas você também poderá fazer várias alterações em uma única versão do site.
É uma opção que economiza tempo e é econômica para empresas que desejam obter vendas por meio de uma única plataforma. Além disso, também evita que pequenas empresas usem sites diferentes para usuários móveis e usuários de PC.
3. Aumenta a otimização do mecanismo de pesquisa (SEO)
O algoritmo de classificação do Google oferece suporte a sites com designs responsivos. Observa-se também que esses sites são classificados rapidamente em áreas locais. A razão para sua alta classificação é que grande parte do tráfego na Internet vem de dispositivos móveis hoje em dia, então o Google mudou para a indexação mobile first. Isso significa que o Google indexa e classifica seu site com base na versão móvel. Por isso, ter um site responsivo é muito importante quando o assunto é SEO .
4. Tudo fica mais fácil de gerenciar
Quando você tem um único site para realizar todas as tarefas e atrair os usuários de todos os dispositivos, pode prosseguir facilmente com todas as tarefas de gerenciamento. Lidar com sites separados para usuários de dispositivos móveis e de PC pode ser uma tarefa um pouco confusa que leva tempo e esforço. Ter sites diferentes para os usuários de vários dispositivos resultará em altos custos do site.
Parece mais adequado investir na capacidade de resposta de um único site, em vez de pagar mais por sites diferentes. Isso também o beneficiará a longo prazo, facilitando a otimização do seu site e a promoção por meio de canais de mídia social.
5. Melhora a experiência do usuário online
Se o seu site não tiver um design responsivo, os usuários não conseguirão obter as informações desejadas. Popups inúteis, imagens irrelevantes e informações textuais infundadas podem distrair os usuários, mas quando você tem um site responsivo, os usuários obterão todas as informações de maneira direta.
O design responsivo do site também cuida da navegação do site, tornando mais fácil para os usuários de todos os dispositivos navegar convenientemente.
Vamos ver por que melhorar a experiência do usuário é muito importante em 2022.
- 61% dos usuários saem de um site quando não encontram a informação desejada na primeira tentativa.
- 57% dos usuários fazem uma compra quando tiveram uma experiência positiva usando um site.
- De acordo com a pesquisa realizada pelo Google, 48% dos usuários acham que o negócio é bastante irresponsável com as necessidades dos clientes quando o design do site não é responsivo.
6. Promove o compartilhamento de links em vários dispositivos
Sempre que o usuário compartilha um link do seu site com um usuário em outro dispositivo, como um smartphone, o design responsivo imediatamente possibilita que um usuário móvel acesse o layout responsivo do site.
Se o design de um site não for responsivo, o usuário do celular não poderá ver todas as informações desejadas na primeira página. Um link para um site que não responde é totalmente inútil para um usuário de celular.
7. Permite a criação de um segmento móvel
Com um design de site responsivo, você pode criar um segmento mobile que permite ver todas as análises do seu site pelo celular. É o recurso mais importante que está beneficiando a estratégia de negócios para proprietários de pequenas empresas que desejam entrar em contato com as estatísticas sobre o tráfego do site. As estatísticas os ajudam a estimar o tempo que os usuários passam em seu site e o desempenho geral de um site nos mecanismos de pesquisa.
A capacidade de resposta do design do site não é apenas benéfica para os clientes e usuários, mas também para as empresas. Com a opção de segmento mobile, o monitoramento de sites se torna uma tarefa super fácil.
Veredicto Final
Não é segredo que a população jovem está mais orientada para o uso de telefones celulares e a tendência de navegação em desktops está diminuindo. É claramente evidente a partir das estatísticas que a tendência de uso de telefones celulares está aumentando significativamente.
Portanto, a principal responsabilidade da empresa é garantir sua presença online, optando por um design de site responsivo.