A importância da informática para idosos

A importância da informática para idosos.

O que parece natural para os jovens pode ser um problema para os mais velhos. Muitos deles se sentem isolados ou até isolados por não saberem usar um computador.

Afinal, esta é uma ferramenta aparentemente simples, mas deixa muitas dúvidas para quem não a possui. E para ajudar essas pessoas que têm dificuldade em aprender a usar o computador, foram criados laboratórios de informática para idosos.

Vivemos em uma era de contato constante com tecnologia e informática. A Internet já se tornou a principal fonte de pesquisa de muitas pessoas graças à enorme quantidade de conteúdo que é publicado diariamente em diversos sites.

Além disso, as ferramentas disponíveis no computador simplificam muitas tarefas do dia a dia.

É importante que os idosos também tenham acesso a essas ferramentas, pois muitos se sentem incapazes de fazer algo com o computador e precisam buscar a ajuda de outra pessoa.

O que é uma aula de ciência da computação para idosos?

As aulas de informática para idosos, ministradas por professores treinados, são ministradas de maneiras diferentes para respeitar a capacidade de aprendizagem de todos.

O curso de Computação para Idosos é projetado para ensinar os idosos como interagir com novas tecnologias por meio de funções básicas de computação.

Essas sessões começam com as tarefas mais simples, como ligar e desligar o computador, e depois passam para tarefas mais avançadas para esse público, como processamento de texto e uso da Internet.

Além de currículos e materiais didáticos voltados especificamente para a terceira idade, esses cursos também contam com professores capacitados para lidar com as dificuldades e necessidades dos alunos.

As informações devem ser apresentadas de forma que nenhum aluno se sinta constrangido ou incapaz de entender algo.

Portanto, as aulas de informática para idosos devem ser totalmente adaptadas para que todos possam assimilar as informações anteriores.

Além disso, também é muito importante repetir palavras neles para ajudar a capturar conceitos básicos de informática e usar termos mais claros, evitando usar muito inglês.

Quão importante é isso?

Os cursos de informática para idosos estão se tornando mais populares devido à sua importância. A grande vantagem da classe de informática sênior é a capacidade de trabalhar em um computador.

Tarefas como escrever texto ou enviar e-mails podem ser facilitadas para os idosos porque eles sabem como fazê-lo sem a ajuda de outras pessoas.

Além de disseminar conhecimentos, esse tipo de atividade contribui para o aumento da autoestima dos idosos com o aprendizado.

Eles não se sentem mais tão dependentes e podem realizar tarefas que seriam muito mais difíceis sem um computador, como pagar contas, fazer compras online, programar uma viagem, escrever um livro ou mesmo salvar receitas e compartilhá-las com os amigos.

Quem pode participar?

A importância da informática para idosos

Este tipo de curso é para maiores de 55 anos. Não é necessário ter conhecimentos prévios de informática, já que o objetivo da lição é ensiná-lo a usar um computador do zero.

Como funcionam as aulas?

Os laboratórios de informática para idosos ensinam as noções básicas de como trabalhar com um computador.

Os laboratórios de informática para idosos ensinam os fundamentos do uso de computadores. Durante o curso, os alunos aprendem a usar um computador para trabalhar com processadores de texto, planilhas e apresentações de slides, enviar e-mails e até usar redes sociais e programas de mensagens populares.

Seus módulos geralmente são divididos da seguinte forma:

Estrutura básica de um computador

Mouse, teclado, monitor e outros termos são muito importantes para quem deseja aprender a usar um computador. Os alunos devem primeiro saber o básico para trabalhar com um computador.

Durante as aulas, outros termos devem ser reforçados, como navegador, editor de texto, entre outros, para melhor assimilação do conteúdo.

Ligue e desligue seu computador

Pode parecer uma tarefa simples, mas muitos idosos não aprendem a usar um computador porque não sabem ligar e desligar a máquina.

O conhecimento deve ser fácil de transferir e você não deve ter vergonha de não saber como fazê-lo.

Noções básicas do sistema operacional

Outra coisa muito importante é saber utilizar as funções básicas do sistema operacional, como criar pastas, copiar e colar arquivos, organizar arquivos em pastas, abrir programas, etc.

Uma maneira muito simples de ensinar como lidar com arquivos é usar fotografias. Os idosos geralmente gostam de salvar e visualizar fotos de família.

Word

Um editor de texto é uma das ferramentas mais comumente usadas em computadores. É por isso que é bom saber o básico de como funciona.

Além disso, o Word é um portal para aprender o básico sobre programas de computador.

Email e redes sociais

Finalmente, você aprenderá a criar uma conta e a usar as redes sociais. Também é importante nesta fase falar sobre questões de privacidade online.

É muito importante orientar sobre esse assunto para que você sempre tenha cuidado com o que posta e ao abrir e-mails ou links suspeitos.

Normalmente, esses são módulos de uma classe de informática superior. Tem por objetivo ensinar os conceitos básicos de utilização do computador para que se familiarizem com a sua utilização, para que possam usufruir com segurança dos benefícios que um computador oferece.

Qual a sua opinião sobre este artigo? Um comentário! E se gostou, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais para que eles também tenham acesso a esse conhecimento. Obrigado pela leitura e até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.