A importância do front-end no sucesso do seu site
Garantir um site rápido com design responsivo são benefícios que o front-end oferece para seu site e que melhoram o ranqueamento nos mecanismos de busca
O front-end é a parte dos sites na qual os usuários veem a página e interagem. Isso inclui tudo o que é exibido diretamente no navegador, como o layout do site, imagens, conteúdo e funcionalidades.
Ter um site construído usando as boas práticas do front-end é algo que ajuda a melhorar os resultados dos sites, principalmente o SEO para loja virtual, garantindo um bom tráfego orgânico para o e-commerce.
Mas o que é preciso fazer no site para ter um front-end de qualidade? Para descobrir isso, fique conosco neste artigo e confira os principais elementos de um bom front-end e como isso pode ajudar na otimização do seu site!
Elementos para um front-end de qualidade
O front-end de um site é a primeira impressão que um usuário tem da sua presença on-line. Por isso, no momento de construir todo o layout, é importante pensar em alguns elementos-chave que contribuem para a boa experiência do usuário no seu site.
A seguir, separamos 3 elementos cruciais que o front-end de um site precisa ter para que o usuário fique mais tempo na página.
Usabilidade
A usabilidade é um conjunto de características que facilitam a navegação do usuário em uma página e, geralmente, estão relacionados a elementos padrões que todo usuário espera encontrar em um site.
Por exemplo, nas lojas virtuais, a maioria das pessoas espera encontrar um menu com todas as categorias de produtos, para facilitar a sua busca. Por isso, adicionar esse elemento no site pode melhorar a usabilidade dele.
Quando o front-end considera esse aspecto, o site se torna mais fácil de navegar e oferece boa experiência ao usuário, o que ajuda a manter os visitantes engajados e aumentar o tempo de permanência no site.
Design responsivo
O design responsivo é uma área do front que faz com que seu site se adeque ao tamanho da tela do dispositivo do usuário. Esse elemento é essencial porque faz com que o usuário consiga navegar facilmente no site em todos os dispositivos e tamanhos de tela.
Hoje em dia, como existe uma variedade cada vez maior de dispositivos e tamanhos de tela sendo usados para acessar a web, é essencial que seu site possa se adaptar a qualquer ambiente.
Velocidade de carregamento
Por fim, a velocidade de carregamento de um site é um fator crucial para a retenção de usuários. Os sites que carregam rapidamente fazem com que o usuário consiga acessar sem demora o conteúdo ou produto que precisa.
Isso faz com que ele navegue ainda mais pelo site e realize uma ou outra conversão no caminho.
A velocidade de carregamento de um site pode ser influenciada por vários fatores, incluindo o tamanho das imagens, a quantidade de conteúdo e a qualidade do código.
Portanto, é importante otimizar esses aspectos para garantir que seu site carregue o mais rápido possível.
Como o front-end influencia o sucesso do seu site?
Muitas pessoas veem o front-end apenas como uma etapa que o site precisa passar para ficar pronto. Mas, essa simples etapa de design e layout pode influenciar diretamente nos resultados que o seu site alcança
Quer saber como? Separamos abaixo 3 aspectos que o front-end pode influenciar nos resultados do seu site!
1. Aumenta a retenção de visitantes
Um dos elementos que o front-end oferece é uma interface de usuário intuitiva e atraente. Apesar desse elemento aparecer apenas estético, ele, na verdade, pode manter os visitantes no seu site por mais tempo.
Além disso, esses visitantes iniciais podem voltar a navegar no seu site mais vezes, fazendo com que sua taxa de retenção de usuários aumente consideravelmente.
2. Melhora o ranqueamento do site nos mecanismos de busca
Os motores de busca sempre favorecem os sites que oferecem boa experiência ao usuário, incluindo design responsivo e tempo de carregamento rápido.
A classificação nos motores de busca é crucial para a visibilidade do seu site. Quanto maior o ranqueamento, a probabilidade dos usuários encontrarem o seu site também aumenta.
3. Aumenta as taxas de conversão do negócio
As taxas de conversão são uma importante métrica que representa a proporção de visitantes que realizam uma ação desejada no seu site, como realizar uma compra ou preencher um formulário de contato.
Nesse contexto, a otimização do front-end pode ajudar a melhorar essa taxa ao oferecer uma boa velocidade de carregamento, usabilidade e responsividade no site!