Avaliação Nissan Leaf: conheça o elétrico super inovador

Modelo é um dos principais veículos do segmento de carros elétricos no Brasil

Para quem pensa em comprar carros novos em 2021 e está em busca de um modelo elétrico, o Nissan Leaf é uma excelente opção. Lançada no mercado brasileiro em meados de 2019, a 2ª versão do Leaf se tornou um dos carros 100% elétricos mais vendidos no Brasil.

Atualmente, o veículo custa R$ 277.900 no site da montadora e tem opções de cores em branco, prata e preto. Em janeiro de 2021, a Nissan comemorou a marca de 150 unidades do modelo vendidas no Brasil, o que representa 20% dos carros elétricos que circulam no país.

Eleito o melhor carro elétrico de 2020 no prêmio L’Auto Preferita, vamos falar sobre os principais detalhes nessa avaliação sobre o Nissan Leaf. Confira abaixo:

Design elegante e muito conforto

O Leaf tem um design bem clean e é bastante confortável. O carro tem um conjunto óptico em LED na dianteira e na traseira, além de possuir um porta-malas de 435 litros. O conforto é um dos principais destaques do modelo, já que o carro possui um entre-eixo de 1,56 m, tendo bastante espaço nos bancos dianteiros e traseiros.

O veículo também é bastante tecnológico, principalmente quando o assunto é segurança. O Leaf conta com alerta de colisão e assistente de frenagem, alerta de manutenção e muitos outros recursos. Em relação a espaço interno, o Nissan Leaf equivale a um hatch médio.

Central multimídia com excelentes funcionalidades

A central multimídia A-IVI traz diversos recursos interessantes para o motorista. A tela é touchscreen de 8 polegadas e permite o uso de aplicativos de GPS, mensagens e streamings, como Spotify, Waze, Google Maps e WhatsApp, por exemplo.

O sistema oferece o recurso Door-To-Door, que pode ser instalado no smartphone, permitindo que o motorista insira a sua rota antes de entrar no carro. Assim que o condutor entra no carro, o telefone e central são sincronizados rapidamente e a rota definida anteriormente é carregada automaticamente.

Motor elétrico de 149 cv

Um dos principais pontos de destaque é o motor elétrico de 149 cv com potência máxima de 9.795 rpm (rotações por minuto) e torque de 32,6 kgfm. Em carros elétricos, o torque (momento de alavanca, de força) é entregue logo de entrada e isso aumenta o prazer de dirigir.

Segundo a montadora, o Nissan Leaf atinge de 0 a 100 km/h em apenas 7,9 segundos. O motor também é bastante silencioso, o que traz mais conforto ao dirigir. Na versão 2021 lançada na Europa, o Leaf conta com o AVAS (Acoustic Vehicle Alerting System), um sistema de alerta acústico.

Com o AVAS, o carro emite diversos tipos de som de segurança que indicam se ele está sendo acelerado, quando o motorista pisa no freio, quando o carro desacelera e quando dá a marcha ré.

Autonomia de 272 Km e 75% mais econômico

De acordo com a Nissan, o Leaf possui uma autonomia de 272 km no ciclo EPA (Environmental Protection Agency), ciclo que vale para a América Latina e mede a autonomia de bateria com base no ciclo de 50% em tráfego urbano e 50% no tráfego em estrada.

A bateria possui uma garantia de 8 anos ou 160 mil km. O carro é o único com 4 opções de recarga. Entre elas há o carregador de 220v, que garante 100% de autonomia após 20 horas de recarga; e o carregador Wallbox, que garante a autonomia com uma carga de 8 horas.

A opção mais rápida e disponível em estações públicas é o carregador CHAdeMO, que garante em 80% da autonomia (cerca de 218 km) com apenas 40 minutos de recarga.

O Nissan Leaf é um dos melhores carros elétricos do Brasil. Com preço de R$ 277.900, o veículo é uma boa opção até mesmo em relação ao custo-benefício. No geral, o Leaf é um excelente carro tanto para andar na cidade como na estrada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.