CNH e CRLV digital: como baixar

A tecnologia está cada vez mais presente na vida cotidiana. Seja para comprar algum produto ou serviço, trabalhar, estudar, divertir-se, pedir uma corrida de carro, conversar com amigos, compartilhar conteúdos nas redes sociais, entre outros exemplos.

Além de agilizar a realização de uma tarefa ou a compra de algum produto, a tecnologia também facilita processos antes burocráticos, como a obtenção de documentos. Em vez de precisar ir presencialmente até uma repartição para consegui-lo, hoje, diferentes instituições os disponibilizam para ser baixados em seu site e/ou aplicativos.

Um exemplo disso ocorre para quem precisa conseguir a documentação veicular. Seja a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), hoje é possível baixar o aplicativo e tê-los em seu celular. Confira a seguir como fazer isso.

CRLV

Desde maio de 2020, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e) é digital. Portar esse documento é obrigatório para poder circular com um veículo.

O primeiro passo é pagar a taxa de licenciamento referente a esse documento no sistema bancário conveniado (no estado de São Paulo, esse valor é de  R$ 98,91). No próprio site do Detran do seu estado, você pode conferir se o pagamento foi registrado no sistema.

Em seguida, é preciso fazer o download e a impressão do CRLV-e no portal do Detran.SP, a partir do aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito” do governo federal e também no site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Como toda documentação, para ter o CRLV-e, é preciso atender a algumas condições. Primeiramente, é preciso fazer a solicitação deste documento de acordo com o calendário de licenciamento. E o pagamento do licenciamento sem a taxa de postagem deve ocorrer antes da data limite determinada no calendário de licenciamento.

Além disso, o veículo deve estar registrado em qualquer município do Estado em que o(a) solicitante tem residência e não pode apresentar restrições administrativas ou judiciais que impeçam o licenciamento. Se o veículo tem bloqueio judicial, é preciso obter uma determinação judicial expressa que permita o desbloqueio do veículo ou o licenciamento do ano em exercício.

A placa do veículo deve ter três letras e a pessoa que solicita este documento deve pagar no próprio banco todos os possíveis débitos do veículo (como IPVA, multas, DPVAT, seguro obrigatório, etc.).

Quem tem um veículo movido a gás natural (GNV) precisa obter o Certificado de Segurança Veicular (CSV) do estado onde vive do ano corrente. No caso de veículos alugados, é preciso obter a autorização para transporte emitida pelo órgão competente — como a prefeitura municipal, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) ou a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (EMBRATUR).

CNH 

A CNH, popularmente conhecida como carteira de motorista ou de habilitação, é o documento oficial no Brasil que comprova que uma pessoa é apta a conduzir veículos automotores terrestres. 

Na versão digital, a CNH possui a mesma duração de validade do que a CNH impressa. No mundo virtual, é possível obtê-la a partir do aplicativo  Carteira Nacional de Trânsito do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO – empresa de tecnologia da informação do governo federal).

Para emitir a CNH digital também  preciso atender a algumas condições, mas estas são mais fáceis do que as do CRLV. Uma delas é que a CNH deve estar registrada no Estado de São Paulo. 

A outra é: as pessoas que emitiram a CNH digital antes de maio de 2017, devem necessariamente solicitar uma segunda via, só a partir desse momento que a CNH passou a apresentar o QR Code (código de barras quadrado). Localizado na parte de dentro do documento, esse código funciona como um item de segurança. É possível solicitar a segunda via no site do Detran do seu estado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.