Como a inteligência artificial pode promover operações cada vez mais tecnológicas nas fintechs
Você já ouviu a frase “a tecnologia está aqui para nos ajudar”? Cada ano que passa, ela tem se tornado cada vez mais verdadeira. E o melhor é que distintos segmentos estão utilizando das vantagens tecnológicas, principalmente quando falamos de Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning.
A Inteligência Artificial, por exemplo, faz com que as análises preditivas sejam mais precisas e personalizadas, indo conforme o histórico dos consumidores. Assim, é possível gerir melhor a distribuição de crédito, melhorando o processo de liberação ou negação de cartão de crédito para negativado.
Quer entender em quais pontos a IA está afetando (de forma positiva) as fintechs e como a junção da tecnologia tem se tornando cada vez mais promissora? Basta continuar a leitura até o final e tirar todas as suas dúvidas!
1. Oferecendo suporte de atendimento ao cliente aprimorado
Através de interações anteriores com os clientes, a IA consegue conhecer melhor os clientes e seus comportamentos. Isso ajuda o banco a fornecer produtos e serviços personalizados integrados e personalizados, com interações intuitivas significativas que resultam em grande envolvimento do cliente e relacionamentos sólidos.
2. Análise preditiva com poucas falhas
A inteligência artificial pode prever tendências futuras por meio da análise de comportamentos anteriores. Assim, os bancos de IA podem prever tendências e resultados futuros. Dessa forma, a AI ajuda os bancos a detectar fraudes, acordos de combate à lavagem de dinheiro e fornecer algumas recomendações aos clientes.
Por meio de AI Machine Learning e Cognition, os bancos podem descobrir atividades fraudulentas e economizar milhões. A AI também pode detectar padrões de dados suspeitos de um grande conjunto de dados para prevenção de fraudes.
3. Automação dos processos
A IA torna possível a automação de variedades de grandes conjuntos de dados, o que normalmente é muito caro e sujeito a erros, como no gerenciamento de riscos. Isso aumenta o ROI, minimiza custos e garante processamento de serviço preciso e em tempo real.
A automação do processo cognitivo basicamente automatiza um grupo de tarefas que improvisam sobre as repetições anteriores por meio do aprendizado de máquina contínuo.
4. Interfaces interativas precisas
Chatbots identificam as emoções e o contexto de uma discussão no chat e fornecem uma resposta precisa. Isso economiza muito tempo e dinheiro para os bancos e aumenta sua eficiência operacional.
5. Tomada de decisão operativa
As tecnologias AI Cognitive, que podem pensar e reagir de forma semelhante aos profissionais humanos, oferecem soluções otimizadas em tempo real para os clientes com o uso de dados acessíveis.
A documentação de informações especializadas armazenadas no banco de dados de conhecimento desses sistemas cognitivos auxilia os bancos na tomada de decisões estratégicas.
6. Automação robótica de processos
A inteligência artificial realiza revisões de processos e os aprimora por meio da automação de processos robóticos (RPA). Isso torna possível a automação de quase 80% dos processos de trabalho repetitivos.
Isso dá à equipe tempo suficiente para se concentrar em maneiras de agregar valor às tarefas que requerem mais intervenção humana.
A IA pode igualmente ajudar os bancos a detectar facilmente os clientes que planejam deixar o banco. A IA ajuda os bancos a obter informações úteis de dados não estruturados e entre bancos de dados de maneira fácil e contínua, em comparação com o uso de uma legião de analistas humanos.
7. Maximização de recursos
A Inteligência Artificial auxilia empresas de serviços financeiros a economizar tempo e dinheiro. Os algoritmos de IA são utilizados para analisar dados, gerar insights, aprimorar o atendimento ao cliente e prever o desempenho das vendas e impulsionar as vendas.