Como aplicar Marketing em uma loja virtual de calçados?
O uso eficiente do Marketing digital, pode ser o ponto alto para alavancar qualquer negócio online, independente de qual seja o segmento, pois com ele é possível melhorar a performance de vendas, construir bons relacionamentos com os clientes e assegurar maior lucratividade.
O Marketing digital corresponde a um conjunto de estratégias com os objetivos de promover um empreendimento na internet e sua presença no meio digital, atrair consumidores, e divulgar uma marca, suas ideias e ações para que ela se torne mais conhecida.
Com a prerrogativa de entregar o produto certo, na hora certa e para a pessoa certa, este tipo de Marketing é de extrema importância para garantir o sucesso no ambiente virtual.
Nosso objetivo com este artigo é te ajudar a conhecer as estratégias de Marketing digital – uma das soluções mais baratas e funcionais que você pode utilizar – para que seus esforços e trabalhos em sua loja virtual de calçados valham a pena, se atentando para suas especificidades e particularidades.
Continue conosco e saiba como aplicar Marketing em uma loja virtual de calçados.
Defina seu público
Antes de mais nada, conhecer o seu público e definir quais tipos de pessoas são seus potenciais clientes é imprescindível para desenvolver estratégias que funcionam para o seu negócio de calçados.
Não adianta querer abraçar o mundo e perceber que nem todos caberão em seus braços, isso não vai aumentar suas chances de venda e lucro.
Entenda que é mais eficaz segmentar seu público, e direcionar seus esforços para um grupo específico de pessoas. Desta forma será mais fácil criar identificação e interesse.
Traçar este perfil envolve entender seu comportamento e quais são as características comuns que levam esse público a se identificar com seu produto. Leve em consideração fatores como:
- Idade;
- Gênero;
- Poder aquisitivo e classe social que você pretende atingir;
- Hábitos de consumo;
- Onde essas pessoas estão localizadas geograficamente.
Tenha sempre em mente um cliente ideal (persona), use os tópicos anteriores para imaginar e projetar quem de fato são as pessoas que você precisa chamar atenção.
Dê atenção especial às mídias sociais
Como sabemos, a internet possui um papel crucial na hora de promover marcas e lojas. Por isso é necessário que você crie uma presença online.
O número de usuários na rede aumenta a cada dia, são milhares de pessoas com perfis em redes sociais, consumindo os mais variados conteúdos e buscando entretenimento e conexão, e você precisa aproveitar essa oportunidade para divulgar sua loja de calçados, suas ideias e seus produtos.
Ao usar as mídias sociais, como Instagram, Facebook, Twitter, Whatsapp, YouTube, etc., procure conhecer suas funcionalidades, qual delas é mais eficiente para engajar e buscar interação com os consumidores, as melhores táticas para conquistar mais seguidores e potenciais clientes, aumentar o alcance de suas publicações, ou usar anúncios pagos.
Assim, você consegue analisar os resultados mais facilmente e perceber o que é melhor para dar visibilidade e credibilidade para sua loja.
Produza conteúdo relevante para seu público
A produção de conteúdo, que também faz parte das estratégias de Marketing digital é extremamente eficiente para qualquer negócio a médio e longo prazo.
Você pode criar um blog associado ao site de sua loja para produzir textos e artigos relacionados aos produtos com os quais trabalha com palavras-chave mais usadas nas pesquisas da internet.
Por exemplo, se seu negócio é especializado em calçados infantis, você pode informar seu público sobre os melhores calçados para os pequenos, falar sobre a infância, trazer dicas de brincadeiras, etc.
Conteúdos de qualidade e que sejam relevantes é uma ótima forma de melhorar o posicionamento nos sites de busca, criar autoridade no mercado e despertar a atenção e curiosidade do consumidor.
O potencial do Email Marketing
O marketing digital por email continua sendo uma das formas mais eficientes de conquistar seu público e trazer ótimos resultados.
Por meio dele, você pode enviar cupons de desconto para clientes fiéis, atualização sobre promoções e lançamento de novos produtos, mensagens automáticas de confirmação da compra ou de cadastramento de um novo cliente, etc.
Você pode usar o email para mandar mensagens personalizadas para sua base de clientes, de acordo com informações coletadas de suas últimas compras, de acordo com o tipo de calçados que foram consumidos, as marcas, o estilo, modelo ou calçados semelhantes que possam agradar o cliente, etc.
É preciso ter atenção aqui para evitar lotar a caixa de entrada de seu cliente com seus emails. Pois, o que seria uma ótima estratégia pode acabar se tornando algo negativo e irritante.
Torne sua loja organizada e convidativa
O capricho, a dedicação e o zelo com sua loja virtual de calçados são elementos que fazem toda diferença para a experiência dos usuários, afinal, ninguém se sentir-se atraído por uma loja mal organizada, onde não se encontra as informações ou é possível tirar dúvidas com facilidade e cima navegação é desestimulante.
Por isso, reservar tempo para criar uma identidade, organizar as “prateleiras”, usar fotos de qualidade para apresentar os calçados, dispor as informações de maneira objetiva e clara, criar um ambiente dinâmico e de fácil navegação são apenas alguns pontos com os quais você precisa se preocupar.
Informações sobre as cores, numerações dos calçados, os modelos disponíveis, com diversidade na forma de pagamento será fundamental para garantir que o carrinho de compras não seja abandonado, que o cliente se sinta satisfeito e confortável em estar na sua loja e garantirá que ele retorne e compre novamente.
Outro fator que contribui para maior conforto do cliente, é tornar sua loja virtual de calçados responsiva, permitindo que ela possa se acessar nos mais diversos aparelhos eletrônicos, como celulares e tablets, que incentivam a presença e acesso em qualquer lugar e a qualquer hora.
Incentive a fidelização de seu público
A fidelização de um cliente é um fator importante para saber se sua loja online está caminhando bem, afinal, se há retorno denim cliente, sua experiência de compra foi realizada com sucesso.
Por isso, investir em campanhas para promoções e descontos, benefícios durante a jornada de compra, e vantagens que valem a pena, isso não apenas proporciona a fidelização, mas a indicação e recomendação para que outras pessoas visitem sua loja.
O uso de táticas como o cashback (onde o cliente recebe parte do dinheiro da compra de volta), programa de afiliados (onde outras pessoa se afiliam a sua loja e promovem seu produto e recebem comissão a cada venda realizada), são eficientes para otimizar a divulgação e o processo de comercialização, além de proporcionar benefícios a todos.
Essas foram apenas algumas das estratégias que o Marketing digital pode oferecer, existem muitas outras tão eficazes quanto as trazidas pelo nosso artigo. Por isso, recomendamos que você busque, pesquise e aprenda sobre elas e qual a melhor forma de usá-las. Afinal é do sucesso de sua loja de calçados que estamos falando.
Esperamos que este artigo tenha contribuído para você entender, de uma vez por todas, os benefícios e vantagens do Marketing digital para seu empreendimento.