Como planejar uma estratégia de marketing digital
Investir em marketing digital é extremamente importante para empresas. Hoje em dia, a internet é onde novos clientes podem achar o negócio, saber mais sobre os produtos e serviços ou se comunicar com a marca.
Empresas que não têm presença digital perdem vendas todos os dias. Contudo, atualmente, só estar na internet não é o suficiente – a competitividade no ambiente digital também é vasta.
É preciso contar com boas ações de marketing digital para destacar. Caso contrário, terá um crescimento limitado e poucos resultados significativos. A questão é: como realizar essa estratégia?
O mundo do marketing digital é amplo, complexo e cheio de desafios, mas não é impossível de aprender! O primeiro passo para ter sucesso com essa abordagem é se planejar.
Sem um bom planejamento, as empresas ficam sem um guia de como e quando agir. Além disso, se baseia em achismos e não em dados sólidos que vão trazer resultados efetivos para a marca.
Ter um planejamento estratégico pode ser determinante para o sucesso de uma ação – na verdade, é um divisor de águas para obter mais clientes e não apenas perder tempo com ações digitais.
A seguir, entenda como planejar estratégia de marketing digital para sua marca e crescer no ambiente digital. No final ainda daremos uma dica de como obter todos os benefícios dessas técnicas, sem gastar muito tempo e esforço com isso. Acompanhe!
Planejamento de marketing digital é fundamental: entenda!
O plano de marketing digital é um documento com todas as informações necessárias sobre a empresa, mercado e segmento da marca. Nele, deve-se registrar os objetivos, concorrentes, métricas, cronograma, quais ações serão aplicadas, público-alvo, persona e quais serão ferramentas utilizadas.
Basicamente, contém todos os detalhes para a execução e monitoramento da campanha. Por mais que alguns negligencie esse momento, trata-se de uma etapa da construção da ação, fundamental para seu desenvolvimento.
Atua como um norte para as ações que serão realizadas para os profissionais que as colocarão em prática. O primeiro passo para fazer esse documento é a pesquisa e por meio dela que determinará o rumo da campanha – então, se preciso, destine bastante tempo à essa atividade.
Neste momento, é preciso identificar os objetivos da marca, quais oportunidades o mercado oferece, considerar o momento atual do cenário do segmento de atuação, estudar como a concorrência está atuando na internet, definir seu público-alvo e persona, entre outros dados importantes.
São dados, em especial o público-alvo e persona, que vão guiar toda a campanha – como qual linguagem será usada, qual a dor do consumidor, suas principais necessidades, dúvidas, rotina, dificuldades, entre outras questões.
Com isso feito, é o momento de realizar o plano de ação e posteriormente o monitoramento. Entenda com mais detalhes esses dois processos também importantes para um planejamento estratégico. Entenda!
Próximos passos!
O próximo passo é o mais complexo para aqueles que têm pouco conhecimento sobre marketing digital. Quais estratégias usar? Existem as técnicas de SEO, Mídias Sociais, Performance, Desenvolvimento Web, Marketing de influência, entre outras.
Cada uma das estratégias têm objetivos e aplicações específicas. Então, a escolha deve seguir os objetivos e características de cada negócio.
Em seguida, deve-se criar o cronograma das ações e começar a produção dos conteúdos – elemento essencial para o sucesso de uma campanha de Marketing Digital.
Nessa etapa a empresa deve ter cuidado, dado que se refere à mensagem que a marca passará ao público. Lembre-se: nas redes sociais, principalmente, qualquer posicionamento equivocado pode gerar grandes problemas à sua imagem.
Por fim, ainda há um passo que muitos esquecem: o monitoramento. Acompanhar detalhadamente os resultados é fundamental para entender se as ações feitas deram certo ou precisam ser ajustadas para melhores resultados.
É preciso verificar o número de visitas do site, quais as páginas com o maior número de acessos, tempo de retenção, de onde cada visita vem, o número de vendas realizadas em um determinado período, taxa de cadastros, assinaturas, entre outras informações que vão de acordo com o objetivo de cada campanha.
É uma etapa importante e também difícil para aqueles que têm pouco conhecimento sobre marketing digital. Neste cenário, as consultorias podem ajudar os empreendedores a entender se os resultados estão sendo efetivos ou não.
Se não, qual o problema e como solucioná-lo rapidamente para evitar perdas de investimento.
Embora extremamente necessário, fazer um planejamento estratégico de marketing digital não é fácil. Estudo, conte com ajuda profissional e monte um plano de ação redondo para conseguir os melhores resultados para sua empresa.