Como se cadastrar para receber o Auxílio Brasil?

Quer saber como se cadastrar para receber o Auxílio Brasil? Veja a seguir como fazer isso e saiba ainda mais informações a respeito do assunto. No artigo de hoje vamos te falar tudo que você precisa saber sobre o benefício, então continue lendo e não tenha mais dúvidas!

Certamente você já deve ter, pelo menos, ouvido falar no Auxilio Brasil, não é mesmo? Logicamente, ele é um auxílio que o governo federal disponibiliza a algumas pessoas, e é um programa social de transferência direta e indireta de renda.

Bom, ele é um benefício que funciona assim como o Bolsa Família, e é uma espécie de ajuda financeira às famílias mais carentes do país. Com o intuito de ajudar a melhorar a situação dos mais necessitados os tirando de uma situação de miséria extrema. Dessa forma, tem o objetivo de garantir pelo menos direitos básicos para essas pessoas.

O Auxílio Brasil é pago através do aplicativo Caixa Tem e é de interesse para muitas pessoas, porém muitas não sabem como se cadastrar para receber ele. A seguir você verá um passo a passo detalhado de como entrar e se cadastrar no programa do governo e como ele funciona.

Como se cadastrar para receber o Auxílio Brasil: Passo a passo

Não tem muito segredo, o cadastro no Auxílio Brasil é o mesmo do Bolsa Família, nome antigo do mesmo benefício. Para realizá-lo basta que um representante da família requerente vá até a prefeitura da sua cidade.

Em seguida, vá até o CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) ou o setor que seja responsável pelo cadastro no seu município. Então faça seu cadastro normalmente, fornecendo os dados solicitados para isso.

Entretanto, somente isto não é suficiente, após fazer o cadastro você e sua família terão que passar por uma seleção. Essa seleção é feita pelo sistema informatizado do Dataprev que vai levar em consideração uma série de fatores que podem qualificar o seu cadastro.

Vai ser levado em consideração não só o atendimento dos requisitos básicos para a confirmação do cadastro. Além disso, o limite orçamentário do seu município e a quantidade de famílias já atendidas também podem ser fatores decisivos!

Para saber mais informações basta entrar no site do governo federal, lá todas as especificações relacionadas ao auxílio estão disponíveis. No entanto, ainda separamos para você o que precisa saber para o seu cadastro.

Mas quais são esses critérios que devem ser seguidos pela família para ter seu cadastro aceito? Bom, sabemos que essa pode ser a maior dúvida em relação ao assunto. Por isso, preparamos uma lista com todas elas, veja no próximo tópico.

Critérios para entrar e se manter no programa Auxílio Brasil

Como foi dito, não basta fazer seu cadastro no programa. Além disso , será necessário comprovar sua renda e da sua família. Mas qual o limite de renda para ter acesso ao benefício?

Os critérios para ter seu cadastro aceito e aprovado são:

  • Comprovar que a renda da família é de R$ 105,00 reais por pessoa da família por mês;
  • Comprovar que a família tem crianças de 0 a 17 anos e renda de no máximo R$ 210,00 reais por pessoa por mês.

Bem simples não é? Certamente que se a situação da família mudar com o tempo, o usufruir do benefício pode ser cortado. Tendo isso em vista, para permanecer no programa também devem ser comprovados algumas informações. Sendo elas:

  • Caso a família tenha gestantes, deve ser comprovado que as mesmas estão comparecendo a todas as consultas. Então o pré-natal e outras consultas devem ser feitas, conforme o Ministério da Saúde preconiza;
  • Participar de atividades que são propostas pelo Ministério da Saúde para as gestantes, de aleitamento materno, alimentação saudável, entre outros;
  • Ter o acompanhamento das questões de saúde das mulheres que tenham de 14 a 44 anos;
  • Caso tenha crianças, que seja mantido o cartão de vacinação das crianças de 0 a 7 anos sempre atualizados;
  • Garantir que as crianças e adolescentes tenham uma boa frequência nas aulas da escola. Para crianças de 6 a 15 anos de 85% e para adolescentes de 16 e 17 anos de 75%.

Pode parecer bastante coisa, mas no final é bem simples, as famílias só precisam garantir que as crianças da família estão sendo bem cuidadas.

E aí, gostou das informações sobre como se cadastrar para receber o Auxílio Brasil? Deixa sua opinião pra gente, que nós queremos saber se fomos úteis de alguma forma.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.