Como tirar o virus do celular? Conheça 5 dicas para se proteger

0

Já sofreu com malwares no seu smartphone? Muita gente não sabe, mas esses programas nocivos não se instalam apenas em computadores. Eles podem atingir também os dispositivos móveis. Então, como tirar o vírus do celular? Neste artigo, vamos te mostrar!

Mas antes, vale explicar como esses softwares podem se manifestar no seu celular. Em geral, o aparelho pode enfrentar problemas técnicos, travar com mais frequência ou até gastar mais dados móveis do que o normal. 

Por isso, fique sempre atento ao aplicativo da sua operadora para controlar esse uso da internet. Principalmente se você tiver Tim celular, que oferece o app Meu Tim para esse controle. 

E se você suspeitar que seu celular está com vírus, é só seguir as dicas que nós separamos abaixo!

Como tirar o vírus do celular?

Confirme se o seu celular está com vírus

O primeiro passo de como tirar o vírus do celular é descobrir se realmente seu aparelho foi invadido por um desses programas. Como já falamos, existem alguns indícios comuns.

Além daqueles que citamos ali, é importante prestar atenção se apareceu algum aplicativo estranho ou se você anda recebendo mais propaganda que o normal. 

Também repare se algum app está pedindo que você confirme seus dados com muita frequência. Isso pode ser um sinal de que existem hackers tentando roubar suas informações pessoais para aplicar golpes online. 

Instale um antivírus

Quando você perceber que tem um vírus no seu celular, baixe um antivírus. Hoje em dia, existem muitas opções, pagas e gratuitas, para download. Escolha o seu e acione uma varredura. 

Se tudo der certo, o antivírus deve identificar o malware que está atrapalhando o seu aparelho. No app do antivírus, selecione a opção de deletar a ameaça e pronto. Seu vírus foi deletado. 

Mas se, mesmo assim, o problema persistir, você vai precisar fazer essa limpa de maneira manual. 

Delete no Modo de Segurança

Se o seu antivírus não for suficiente, você vai precisar acessar o Modo de Segurança do seu celular. Ele desativa o acesso de aplicativos de terceiros no seu aplicativo. Ou seja, impede que softwares maliciosos continuem roubando suas informações e assim você consegue deletar o aplicativo que está causando o problema. 

Para entrar no modo de segurança, aperte e segure o botão de ligar até que a mensagem de “desligar” apareça. Em seguida, aperte e segure o botão de desligar até aparecer a tela de “reboot no Modo de Segurança” e clique em “OK”. 

Assim, o seu celular provavelmente vai reiniciar e quando ligar novamente, você vai poder acessar as Configurações, encontrar a parte de Aplicativos e ir em “Baixados”. 

Daí, é só conferir a lista e verificar se existe algum aplicativo que você não fez download mas que aparece ali. Ou então tentar se lembrar quando foi que o aparelho começou a ter problemas, para deduzir qual app veio com vírus. 

Depois, é só clicar no nome do aplicativo e ir na opção “Desinstalar”. 

Última opção: restaure as configurações

Por último, se nenhuma dessas opções funcionar, você pode tentar restaurar as configurações de fábrica do aparelho. 

Mas veja bem, existe um motivo para essa ser a nossa última opção. Afinal, restaurar seu aparelho vai fazer com que você perca praticamente tudo que salvou nele. 

Se você tiver um backup, por exemplo, esse processo fica mais bem tranquilo. Mas se não tiver, tenta salvar antes aquelas fotos e documentos que não quiser perder. Depois vá em Configurações > Gerenciamento Geral > Restaurar e selecione “Restaurar Padrão de Fábrica”. 

Mais 4 dicas para se proteger

Agora que você viu como tirar o vírus do celular, é bom proteger seu aparelho para evitar passar por todo esse trabalho novamente. Então siga nossas dicas a seguir!

1 – Atualize sempre o sistema operacional

Novas versões do sistema operacional do seu celular são lançadas periodicamente. Em geral, o próprio aparelho avisa, por meio de notificações, que está na hora de atualizar. Então preste atenção e não adie essa atualização, porque elas costumam vir mais preparadas para lidar com malwares.

2 – Não clique em links suspeitos

Essa dica é famosa na internet, mas vale reforçar. Evite links suspeitos, mesmo que sejam de mensagens enviadas por conhecidos. Pergunte para a pessoa onde ela recebeu aquele link e verifique se ela mesma não foi alvo de hackers.

3 – Baixe aplicativos apenas em lojas oficiais

Também evite fazer download de aplicativos em sites ou outros links pela internet. Procure apenas nas lojas oficias, como a Play Store ou a App Store, pois elas possuem um controle maior para evitar vírus. 

Mas isso também não significa que você está totalmente à salvo por lá. Então confira também as avaliações antes de baixar um app que você não conhece. 

4 – Tenha cuidado com redes de Wi-Fi abertas

As redes abertas de Wi-Fi podem ser muito úteis para quem está sem internet, mas cuidado para não cair em golpes. Essas redes, disponíveis em lugares públicos, deixam seu celular mais vulnerável a invasões, o que pode ser uma baita dor de cabeça. Então apenas se conecte se tiver certeza que a internet é segura!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.