Dicas de como escolher o seguro certo para seu aparelho tecnológico
Casos de roubo, danos acidentais ou panes elétricas: entenda como escolher as coberturas para os seus aparelhos eletrônicos
Seja para trabalhar ou se divertir, é fato que os aparelhos tecnológicos fazem parte da rotina. Itens essenciais para diversas atividades, essas ferramentas também apresentam um valor bastante alto e precisam ser protegidas. Nesses casos, o que pode ser feito?
Uma alternativa para ter mais segurança e tranquilidade é providenciar uma apólice de seguro para iPhone, smartphones, notebooks e outros aparelhos importantes da sua vivência. Essa escolha pode ajudá-lo a evitar dores de cabeça e facilitar a recuperação desses itens. Tem dúvidas de como esse tipo de seguro pode ajudá-lo? Entenda melhor o seu funcionamento e como escolhê-lo no texto abaixo.
Quais são as situações que esse tipo de seguro cobre?
As seguradoras que oferecem apólices para itens eletrônicos oferecem cobertura para diversos tipos de imprevistos. Boa parte das coberturas básicas inclui os casos de subtração de bem, que é quando o aparelho é levado pelo ladrão sob ameaça direta ao dono ou em caso de arrombamento, desde que o aparelho não tenha sido deixado dentro do veículo. Assim, a pessoa segurada tem direito à reposição do item ou à indenização relativa ao valor pago por ele.
Outra categoria muito útil é para danos e panes elétricas. Essa é uma situação que pode ocorrer com facilidade e pode apresentar prejuízos inconvenientes, comprometendo a recarga dos aparelhos. Por isso, essa cobertura serve para fins de manutenção e assistência do aparelho, ou até mesmo de sua substituição.
Há ainda dois outros tipos de danos que os aparelhos podem sofrer, causados por líquidos ou físicos. No primeiro, há o risco de se derramar acidentalmente algum líquido sobre o aparelho ou ainda do portador sofrer com uma chuva torrencial. Assim, essa cobertura é capaz de evitar danos significativos.
Já a cobertura contra danos físicos protege os aparelhos desse tipo de dano, que pode incluir desde a queda de raios até uma tentativa de roubo não concretizada. Essa cobertura se estende para casos de incêndio ou caso a pessoa sofra um acidente de carro e tenha o aparelho danificado.
Quais as vantagens em assegurar seus aparelhos?
Além do valor caro pago por esses aparelhos, eletrônicos como smartphones e notebooks têm grande utilidade no dia a dia. Afinal, são equipamentos utilizados tanto na esfera profissional quanto pessoal da sua vida. Portanto, torna-se fundamental se precaver para não perder todas as informações contidas neles em um acidente doméstico, não é?
Desse modo, o seguro para produtos tecnológicos serve justamente para mitigar quaisquer danos que a perda desses bens pode causar para você. Além da utilidade, esses itens podem guardar informações importantes sobre você, sua família e até a sua empresa. Com o seguro, você tem a garantia de que será indenizado pelos danos sofridos, incluindo os casos de roubos e perdas.
O que você deve considerar ao escolher a seguradora?
Certo, mas como escolher a melhor seguradora para os seus itens? Não há uma única resposta para essa pergunta, já que a resposta é aquela empresa que consegue melhor atender à sua demanda. De todo modo, para uma escolha mais assertiva, é importante conversar com diferentes seguradoras e entender qual é o custo-benefício que cada uma tem a oferecer.
O primeiro ponto é checar se a seguradora aceita os seus aparelhos. Existem muitas empresas que não cobrem dispositivos que tenham mais de dois anos de uso. Assim, se esse for o seu caso, você poderá encontrar problemas na hora de contratar o serviço.
O preço também é uma questão-chave. Se você busca pelo preço mais em conta, talvez seja mais vantajoso escolher um seguro que não cubra tudo, focando apenas nas situações que são de maior risco para você. Por outro lado, caso escolha um seguro que ofereça todos os tipos de benefícios extras, esteja ciente de que pode acabar pagando um valor bem alto por ele.
Também é preciso conhecer o período de carência a ser cumprido após a contratação do seguro para aparelhos tecnológicos. Algumas seguradoras têm como política um prazo de carência inicial de cerca de 30 dias, e somente após esse período o cliente pode solicitar a apólice.
Para evitar arrependimentos, sempre converse com as seguradoras e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto. Estude alternativas que você possa utilizar para complementar a sua cobertura, caso seja necessário. Também é uma boa ideia conversar com quem já utiliza esse tipo de serviço e conhecer as opiniões de terceiros. Essa conversa é excelente para entender melhor como é o funcionamento para acionar o seguro em caso de sinistros, o tempo de resposta e outras questões.