Entenda a evolução das criptomoedas e suas principais tecnologias
Desde o surgimento das criptomoedas há pouco mais de uma década, elas conseguiram rapidamente conquistar seu lugar no mercado de investimentos. Elas agem trazendo mudanças significativas para o mercado financeiro global. A introdução dessas moedas e de suas tecnologias deu origem a uma grande mudança no mercado financeiro mundial, isso é fato.
As moedas digitais conseguiram desmonopolizar as moedas emitidas por governos. Esse, sem sombra de dúvidas, foi um dos aspectos que contribuíram para o crescimento delas, principalmente do Bitcoin. Para entender mais sobre a evolução das criptomoedas e suas tecnologias mais importantes, é preciso seguir para onde tudo começou a ganhar forma, ou seja, o início de tudo. Veja a seguir.
O início das criptomoedas
Ao contrário do que muitos pensam, a história das criptomoedas começou em 2008 e não em 2009. Naquele ano, a publicação de um artigo por uma pessoa ou um grupo de pessoas usando o pseudônimo “Satoshi Nakamoto” aconteceu.
Nesse artigo bem estranho, Nakamoto propôs um novo tipo de dinheiro digital que não iria depender de bancos ou instituições para funcionar. Depois de um ano, vimos a primeira criptomoeda ganhar vida em 2009. Ela atraiu a atenção de pessoas apaixonadas pela tecnologia, que viam nela uma maneira de realizar transações com segurança.
Para a surpresa de muitos, esta criptomoeda que hoje é a mais valorizada do mundo, foi construída sobre uma tecnologia chamada blockchain. A ideia básica por trás da blockchain é criar um registro público de todas as transações que ocorrem em uma rede, garantindo que esses registros sejam imutáveis e transparentes.
Isso resolve o problema do “gasto duplo”, em que a mesma moeda digital poderia ser usada duas vezes, algo que havia sido um obstáculo significativo para as tentativas anteriores de criar dinheiro digital. Então, após o boom da primeira moeda, milhares de outras opções surgiram rapidamente, cada uma trazendo um tipo diferente de princípio e benefício, como o Ethereum, por exemplo.
A maior tecnologia e como ela vem sendo aproveitada hoje
A blockchain é a tecnologia mais importante, afinal é o principal motor que garante o funcionamento das moedas digitais. Uma blockchain pode ser assimilada a uma grande base de dados, compartilhada entre todos os participantes de uma rede.
Cada bloco presente nessa tecnologia possui um conjunto de transações, e esses blocos são ligados entre si de forma criptografada. A segurança dessa tecnologia começou a ganhar novas funcionalidades no decorrer dos últimos anos e estima-se que, daqui a pouco tempo, será o principal elemento de segurança adotado por empresas.
Seu nível de segurança elevado a faz perfeita para até mesmo substituir as urnas eletrônicas futuramente, já que a tecnologia pode ser usada para registrar votos em eleições, reduzindo custos e garantindo maior segurança das informações, principalmente, por ela ser imutável.
Contratos inteligentes
Outro uso interessante das criptomoedas e blockchain foi destinado aos contratos inteligentes que o Ethereum (Blockchain) oferece. Eles são programas de computador que executam automaticamente os termos de um contrato quando determinadas condições são atendidas.
A inovação dos contratos inteligentes trouxe uma nova dimensão ao uso das criptomoedas. Com eles, tornou-se possível criar uma vasta gama de aplicações descentralizadas, mercados financeiros complexos, tudo sem a necessidade de intermediários. Essa tecnologia tem o potencial de transformar indústrias inteiras, automatizando processos que antes exigiam supervisão humana.
Após saber mais sobre a blockchain, a evolução das criptomoedas e suas duas principais tecnologias usadas hoje, ainda restam dúvidas sobre se este mundo ainda está em expansão? Com certeza, não! Ele ainda está no começo de sua vida útil e as possibilidades para o futuro são vastas. Quem conseguir acompanhar tantas evoluções certamente se dará bem, enquanto quem não acompanhar, poderá ficar ultrapassado.