Entenda o que é o notch e como ele chamou atenção nos modelos de iPhone

Entenda tudo sobre o notch e qual será o seu futuro em relação aos aparelhos da Apple

Cada detalhe de um celular é sempre algo especial e único. A Apple, por exemplo, sabe muito bem a importância dos detalhes em seus produtos, que se tornam cada vez mais exclusivos e diferenciados. A cada ano, um novo iPhone é lançado, e, com ele, vem toda a expectativa do usuário de ver suas melhorias e novidades.

O notch foi uma dessas melhorias que chegou com o iPhone X e passou para as próximas gerações. Em breve, será o lançamento da 13ª geração do aparelho celular, e, com ela, as expectativas estão ainda mais altas. Porém, hoje vamos falar desse entalhe na tela dos aparelhos que caiu na graça de todos.

Um conteúdo completo sobre o notch, desde sua funcionalidade e até o que está por vir nas próximas gerações. Continue a leitura e confira tudo!

O que é o notch e qual sua funcionalidade?

O notch, que também é conhecido popularmente como entalhe, é uma área na parte frontal dos aparelhos que fica sobre a tela, acomodando a câmera frontal e alguns sensores, como o da luminosidade, que ajusta o brilho de forma automática no smartphone. Essa característica começou no iPhone X e foi sensação em todo mercado, principalmente para os fãs da marca.

O intuito do lançamento dessa geração de smartphones da Apple era justamente criar um aparelho com bordas mínimas, seguindo a mais nova tendência da indústria na época. Dessa forma, a tela acaba ocupando mais espaço na parte frontal, porém, a câmera, o alto-falante para chamadas e, em alguns celulares, o botão “home” impediam que o display fosse esticado.

O entalhe foi a solução mais adequada para isso, pois ele mantém todos os sensores que precisam ter no smartphone e, ao mesmo tempo, amplia a tela frontal, proporcionando mais conforto ao usuário.

No caso do iPhone X, o notch tem extrema importância, já que, através dele, o usuário consegue desbloquear seu celular sem tocar na tela. Como o botão “home”, onde o usuário colocava a digital para desbloquear, foi retirado, essa foi a solução que a marca trouxe para manter um padrão diferenciado de desbloqueio.

O futuro do notch

Apesar de os notches serem muito populares entre as marcas, tornando-se uma tendência seguida na grande maioria de modelos de smartphone atuais, a verdade é que eles não são eternos. As tendências são consideradas apenas transições dos aparelhos, assim como o botão “home” e outras formas passadas.

A tendência é que o display ocupe toda a parte frontal do celular, mas como a tecnologia de colocar sensores e câmeras embaixo da tela ainda está sendo desenvolvida, é necessário utilizar uma solução que fique entre os dois caminhos. Ou seja, o notch não ocupa tanto espaço em relação às bordas superiores, mas também não resolve o problema de obter uma tela cheia.

De fato, esse é um pequeno problema que está no caminho para uma solução onde todo o display será usado pelo usuário, sem que haja entalhes.

O notch nas próximas gerações de iPhone

O iPhone 13 é uma dos assuntos mais falados dos últimos tempos: qual será a sua evolução em relação às gerações anteriores em relação à estética e ao processamento?

Mas uma coisa é certa: o notch da próxima geração promete vir menor que o da atual. Isso só será possível pois a Apple adotou um novo chip VCSEL para identificação facial em 3D que é até 50% menor do que o chip usado nas gerações anteriores.

Hoje em dia, o notch dos smartphones da Apple abriga uma série de sensores, como o de microfone, alto-falante e câmera frontal. De fato, isso é o que o deixa em uma largura que chama bastante atenção dos usuários, mas que, com o tempo, se acostumam.

O excesso de recursos é o principal inviabilizador do entalhe. Por outro lado, o fato de ter que encolher o notch para que o aparelho fique visualmente mais bonito, pode mudar o alto-falante e o microfone do smartphone para a parte da moldura.

Por fim, saberemos os detalhes e a realidade em relação ao tamanho do notch da 13ª geração do iPhone somente quando ele for lançado, em setembro de 2021.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.