Gamificação: a nova realidade dos treinamentos corporativos
O mundo corporativo está sempre mudando, com novas tecnologias, novas formas de se trabalhar, e tudo que envolve esse mundo. Com isso, é necessário que os profissionais estejam prontos para resolver qualquer problema. Além disso, sabemos como o mundo corporativo pode ser competitivo, exigindo ainda mais dos profissionais.
Com as novas tecnologias, líderes de empresas sentiram a necessidade de melhorar o rendimento a partir de treinamentos gamificados. Não sabe o que isso significa? A gente te explica!
Gamificação, do inglês gamification, de forma simples é o uso de mecânicas e características de jogos que servem para engajar, motivar comportamentos e até mesmo facilitar o aprendizado das pessoas em situações reais, transformando conteúdos pesados em materiais mais acessíveis.
Com a gamificação, muitos treinamentos corporativos têm introduzido a técnica para que os profissionais possam crescer ainda mais, progredindo com a empresa. Esse tipo de treinamento prepara os funcionários para que eles se tornem mais rápidos, além de deixá-los mais satisfeitos com o ambiente de trabalho.
Abaixo você confere os principais benefícios dessa técnica que tem se tornado cada dia mais popular no meio corporativo.
Motivação dos funcionários
Os jogos naturalmente despertam a curiosidade e atenção das pessoas, e esse método aproveita para motivar os profissionais a realizarem atividades que terão impactos positivos em sua realidade. A gamificação aumenta a motivação dos colaboradores, criando uma conexão entre os participantes e a atividade proposta.
Metodologia ativa
Jogar um jogo demanda proatividade dos participantes, e nessa dinâmica os profissionais precisam ter uma atitude ativa nos treinamentos, virando protagonistas nos processos de aprendizagem.
Aprendizado constante
A gamificação incentiva o desenvolvimento de novas habilidades e a busca por novos conhecimentos. O aprendizado acaba se tornando parte do dia a dia, fazendo com que os profissionais estejam sempre atualizados.
Estímulo à inovação
Uma grande aliada da gamificação é a tecnologia, que faz com que os treinamentos sejam cada vez mais interativos, permitindo até mesmo a simulação de diversas atividades comuns do dia a dia.
Uma dica é alinhar o treinamento aos objetivos da empresa, adotando uma linguagem adequada que promova identificação e facilite a absorção de conhecimento.
Impacto positivo na produtividade
A motivação e o reconhecimento são dois dos principais fatores que influenciam na produtividade do profissional. Quando o funcionário é reconhecido, o sentimento é automaticamente convertido em produtividade. A motivação está quase sempre ligada ao sentimento de propósito, ou seja, quando se completa uma meta, você se empenha para completar outra.
Combinação com outras metodologias
Um dos pontos fortes da gamificação é que ela é uma metodologia flexível, podendo ser usada com outras possibilidades, como o EAD, o que potencializa o resultado das estratégias.
Atração de clientes
Outro modo de usar a gamificação é para atrair clientes por meio da experiência da marca, ampliando a funcionalidade do serviço oferecido aos clientes. Muitas marcas fazem isso, possuindo um aplicativo que monitora as atividades com base nas informações coletadas.
Fortalecimento da cultura organizacional
Além do engajamento, a gamificação pode gerar na sua empresa a participação ativa, o protagonismo, a troca de experiências e melhoria contínua. Além disso, permite que os colaboradores se envolvam mais profundamente com os objetivos da empresa e passem a se importar com a cultura organizacional e o cumprimento dos regimes e das normas da empresa.
A gamificação tem muitas vantagens e pode ajudar os profissionais a se sentirem melhor no ambiente de trabalho, transformando o ambiente em um lugar mais dinâmico e bom para trabalhar.