Tecnologia

Home office: o que é e quais suas vantagens e desvantagens?

maio 12, 2020

Cada vez mais empresas e profissionais autônomos estão utilizando o modelo de trabalho home office. Cerca de um terço da população economicamente ativa no mundo já utiliza essa forma de trabalho. Em meio à pandemia de Covid-19, esse formato tem sido também a opção emergencial para muitas pessoas no mundo inteiro se manterem trabalhando.

Você sabe o que é home office? Já trabalhou nessa modalidade? Confira neste artigo do que se trata esse modelo de trabalho, suas vantagens, desvantagens e também dicas para produzir mais e melhor caso você esteja trabalhando dessa forma.

Conheça também planos de internet com ofertas especiais. Siga com a leitura!

O que significa o termo home office?

Em tradução livre, a expressão home office significa “escritório em casa”. Quando falamos dessa modalidade, portanto, nos referimos ao trabalho remoto, realizado na própria casa do trabalhador, conhecido também pela sigla SOHO (Small Office and Home Office). Em outras palavras, é o exercício do trabalho diário fora das dependências da empresa, quase sempre na própria residência do trabalhador.

É claro que nem toda profissão pode ser exercida em casa, apenas por meio de um computador e conexão com a internet, mas é fato que essa modalidade de trabalho tem ganhado cada vez mais popularidade. Algumas empresas adotam o home office para parte de sua equipe, outras para a maior parte das atividades e há ainda aquelas que trabalham 100% dessa forma, especialmente microempresas.

Como montar em casa uma estrutura de trabalho adequada

Para quem trabalha em casa, é importante manter um espaço específico para cumprir o expediente. Apesar de compartilhar a estrutura do ambiente doméstico, ter um espaço próprio (um escritório ou algum lugar adaptado) ajuda a manter a produtividade e a rotina de trabalho normalmente, evitando maiores distrações e interrupções.

É fundamental também contar com equipamento de trabalho atualizado e em bom funcionamento. Investir em ergonomia também traz ótimos resultados: uma boa e confortável cadeira, com encostos para os braços, um monitor e uma mesa são itens que aumentam o bem-estar e consequentemente a produtividade no dia a dia.

Vantagens do home office

Para as empresas, a vantagem de ter funcionários trabalhando em home office é principalmente financeira. Há uma grande economia ao não precisar disponibilizar espaço, energia elétrica, móveis, computador, internet ao colaborador.

Além disso, tanto empresas quanto trabalhadores se beneficiam direta ou indiretamente de poupar tempo de deslocamento de casa para o trabalho, que pode chegar a até três horas por dia em grandes cidades. Pense bem: quantas coisas você poderia fazer se tivesse três horas livres a mais todos os dias?   

Para o trabalhador, o regime de trabalho home office pode trazer maior qualidade de vida. Além da já mencionada questão do deslocamento, outra vantagem é o conforto, pois trabalhando em casa é possível usar roupas mais confortáveis e manter um horário de trabalho mais flexível (a depender do combinado com o empregador).  

As novas tecnologias permitem que mesmo em regime home office o trabalhador esteja em contato direto e permanente com colegas de trabalho, participe de reuniões virtuais, acesse arquivos de forma remota e receba instruções dos superiores normalmente.

Desvantagens do home office

Apesar de elas existirem, é possível atenuar eventuais desvantagens do home office. Entre elas, a que se destaca mais é a possibilidade de o ambiente doméstico ser propício para a perda de foco no trabalho. Filhos em casa, TV ligada e vizinhos barulhentos são alguns dos fatores que podem levar à distração.

A flexibilidade das horas de trabalho também pode levar a uma sobrecarga de trabalho, por exemplo quando dois dias seguidos de folga causem dois dias de trabalho em dobro. Por outro lado, evite estar sempre disponível, 24 horas por dia; delimite claramente seus dias e horários de folga e procure não se envolver emocionalmente com o trabalho nos períodos de descanso e lazer.

Além disso, enquanto a mesma questão financeira que é uma vantagem para a empresa pode ser uma desvantagem para o trabalhador. Os custos de energia elétrica, manutenção e depreciação dos equipamentos (computador, tablet, celular etc.), entre outros, devem ser bancados pelo funcionário. Por exemplo, se você trabalha no escritório com o computador da empresa e ele tem um problema técnico, é a empresa que banca o custo da manutenção e dos reparos. Trabalhando na sua casa e com o seu computador, a empresa não se responsabilizará pela manutenção do equipamento, a menos que isso esteja especificado no contrato de trabalho.

Qualidade de vida e trabalho

Como vimos, pode haver pontos positivos e negativos do modelo home office, então procure maximizar os primeiros e minimizar os segundos. Faça valer a melhora na qualidade de vida, com mais tempo livre, flexibilidade e conforto. Toda novidade (ainda que esse modelo de trabalho não seja tão novo assim) traz a necessidade de um período de adaptações. Com o tempo você vai desenvolver métodos, estratégias e rotinas de trabalho remoto que tornem o trabalho mais produtivo e deixem a cabeça e o corpo preparados para aproveitar a vida fora do trabalho.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *