Tecnologia

Indústria 4.0: Principais Características de Equipamentos e Máquinas Inteligentes

fevereiro 28, 2020

A Indústria 4.0 basicamente é caracterizada pela implementação de tecnologias dentro do ambiente de trabalho e, neste contexto, os equipamentos e as máquinas estão cada vez mais inteligentes.

E o que isso significa? Resumidamente, significa que os processos estão mais otimizados e automatizados, de modo que os resultados sejam melhores e mais eficientes.

Sendo assim, no artigo de hoje você irá conferir quais são as principais características desses dispositivos inteligentes e porque a sua empresa deve investir neles o quanto antes.

Tenha uma ótima leitura!

Principais características

Os equipamentos e máquinas inteligentes possuem certas características, das quais podemos destacar as seguintes:

  • Autonomia;
  • Conectividade;
  • Eficiência;
  • Flexibilidade;
  • Inteligência;
  • Segurança.

Abaixo, confira cada uma dessas características de maneira mais detalhada.

Autonomia

A primeira característica e também uma das principais é a autonomia. Ou seja, as máquinas e os equipamentos da Indústria 4.0 podem operar de maneira autônoma. Além disso, podem avaliar tarefas e tomar decisões com base em dados coletados pela mesma.

Tudo isso devido a sua inteligência e capacidade de conectividade.

Conectividade

Como citado anteriormente, a conectividade também é uma outra característica presente em equipamentos e máquinas inteligentes.

Dessa forma, é possível que esses dispositivos comuniquem-se entre si, trabalhem de forma integrada, realizem diagnósticos e compartilhem diversos dados importantes para a produção.

Eficiência

Devido aos grandes avanços tecnológicos, as máquinas e os equipamentos da Indústria 4.0 são capazes de produzir de modo mais rápido e eficiente.

Além disso, flexibilizam a linha de produção, reduzem o desperdício de materiais e evitam erros/problemas que antes eram ocasionados.

Por exemplo, você tem um trocador de calor como parte essencial em sua operação, porém, em um determinado momento a central notifica que algo precisa ser verificado/corrigido.

Com base nisso, você pode solucionar o que a central está notificando e assim manter/melhorar a eficiência de seu trocador, bem como de todos os seus dispositivos.

Flexibilidade

Estes dispositivos em questão também são bastante flexíveis, principalmente em relação ao design e utilização de modularidade.

Inteligência

Como o nome já indica, os equipamentos e as máquinas da Indústria 4.0 são inteligentes!

Dessa forma, estes dispositivos podem coletar dados de atividades, aprender com suas experiências, antecipar e se preparar para eventos, e muito mais!

Segurança

Por fim, a segurança, um dos aspectos mais importantes dentro de qualquer indústria.

As máquinas e os equipamentos inteligentes possuem tecnologias avançadas e por isso, têm sensores, trabalham sem oferecer riscos aos trabalhadores, etc.

Portanto, essa modernização é de extrema importância e está se tornando cada vez mais presente em indústrias de todo o país. Afinal, como você pôde ver até aqui, as vantagens e os benefícios são inúmeros dessa implementação.

Agora conte para nós: como você avalia esse novo cenário nas grandes indústrias? Acha melhor? Pior? Queremos ouvir você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *