O que observar na hora de comprar um aparelho de TV?

Comprar uma TV nova é um grande desafio hoje em dia, pois é fácil se perder no meio de funções e inovações tecnológicas mais ou menos necessárias. A maioria de nós, ao escolher um aparelho de TV, foca na marca, tamanho, preço, imagem e parâmetros de som. A eficiência energética não é o critério básico para a escolha deste dispositivo.

No entanto, existe uma maneira rápida e fácil de comparar o consumo de energia de diferentes modelos de TV, com o benefício do meio ambiente e do orçamento doméstico na forma de contas de luz mais baixas. Ao comprar uma TV, vale a pena usar as informações contidas na etiqueta de energia.

O que procurar ao comprar uma nova TV com economia de energia? Que tecnologia e que equipamento escolher?

Nos aparelhos de TV, muitos fatores afetam o consumo de energia, incluindo tipo, resolução, diagonal da tela, brilho ou tecnologia de produção da própria matriz. Antes de comprar uma TV, vale a pena se equipar com um mínimo de conhecimento.

Usando uma TV energeticamente eficiente:

  • ↓ pegada de carbono;
  • ↓ poluição ambiental;
  • ↓ consumo de energia;
  • ↓ dinheiro gasto.

Uma das características mais importantes para cada futuro proprietário de TV é a alta qualidade da imagem gerada. O que importa é contraste, luminosidade, profundidade de cor e ângulo de visão.

Os dispositivos modernos consomem muito menos energia do que as TVs mais antigas. No entanto, as tecnologias individuais diferem nos parâmetros operacionais, na qualidade da imagem exibida e no consumo total de energia.

Porém, nunca tomamos a decisão de comprar uma TV com base apenas no que vemos na loja. Os aparelhos apresentados nas lojas geralmente funcionam no modo loja, que se caracteriza pelo aumento máximo de fatores como brilho e contraste. É por isso que os filmes devidamente selecionados pelos produtores sempre parecem sensacionais. Depois de comprar a TV, lembre-se de colocá-la no modo doméstico.

TVs de plasma

Caracterizam-se por um consumo de energia temporariamente maior, mas com possibilidade de construção de telas maiores, melhor reprodução de cores, principalmente preto (um pixel desligado, ao contrário do LCD, não emite luz), menor tempo de resposta e maior ângulo de visão.

Devem ser transportados apenas na posição vertical, pois devido às suas grandes dimensões, é fácil de estragar durante os choques, o que pode provocar o descolamento irreversível das células, podendo resultar na destruição do aparelho de televisão .

TVs LED

Eles são uma versão melhorada dos monitores LCD padrão. Os LEDs emitem luz por si mesmos, portanto, não requerem iluminação de fundo adicional. Tudo isso afeta positivamente a qualidade da imagem e as cores bem renderizadas. As TVs de LED também são caracterizadas por alta eficiência energética.

Elas também são mais ecológicas porque o mercúrio não é usado na produção de suas luzes de fundo.

TVs OLED

Os aparelhos de TV com telas OLED geralmente possuem uma classe de alta eficiência energética, que se deve estritamente ao funcionamento da tela. As telas OLED são feitas de milhões de diodos orgânicos que geram pixels. Cada pixel é um diodo emissor de luz. Eles brilham independentemente um do outro, graças ao qual garantem a alta qualidade de cor.

A desvantagem dessa tecnologia é o menor nível de brilho, que afeta negativamente a qualidade da imagem exibida em ambientes bem iluminados. Outra desvantagem muito mais séria é que os painéis orgânicos, devido aos materiais utilizados para sua produção, são propensos a queimar.

TVs QLED

As TVs QLED são modelos LCD tecnicamente otimizados. Quantum Dot , ou seja, tecnologia de ponto quântico, expande a paleta de cores disponível exibida na tela, na qual a saturação de cores é mais profunda. Tudo isso se traduz em um aumento na qualidade da imagem gerada.

O nome QLED foi inventado pela Samsung, mas agora outros fabricantes de TV também apostam nessa tecnologia.

Preste atenção ao som da televisão

Quando se trata de som, as TVs de hoje têm soluções para garantir uma qualidade de som aceitável, apesar de as TVs estarem cada vez mais finas e haver cada vez menos espaço para alto-falantes.

Antes de comprar uma nova TV , há algumas coisas a considerar quando se trata de som:

  • -ajuste de som: permite que você se ajuste automaticamente ao que está assistindo. Dependendo do modelo, a TV pode ter funções automáticas, por exemplo, música, filme ou fala.
  • -potência do alto-falante: geralmente varia de 3W (alto-falantes mais fracos) a 20W (alto-falantes mais fortes). Recomenda-se escolher uma TV com alto-falantes com potência não inferior a 5W.
  • -número de alto-falantes: geralmente são dois alto-falantes localizados em ambos os lados da TV ou na parte inferior. Alguns modelos possuem um terceiro alto-falante adicional, no qual são gerados sons graves, o que afeta a amplitude do som.

É claro que muitos outros fatores podem ser observados na hora da compra, mas prestando atenção a esses itens, você terá um aparelho que irá durar por muitos anos. É possível comprar qualquer televisão pela internet e inclusive buscar por sites que oferecem cupons de desconto, como o kabum cupom, por exemplo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.