O que são construtechs?

Quando se fala em startup, logo se pensa em uma empresa voltada exclusivamente para a criação de novas tecnologias relacionadas com internet, redes sociais, aplicativos e outros.

Entretanto, existem startups que buscam trazer soluções inovadoras para setores mais tradicionais, como é o caso do setor imobiliário. Esse tipo de startup é chamada de construtech.

Muito embora sejam menos conhecidas do que startups voltadas para setores mais inovadores, elas podem trazer muitas soluções e desenvolver o mercado imobiliário como um todo.

O que são construtechs?

Construtechs é um nome dado no Brasil para designar startups que se encaixem no setor de construção civil e mercado imobiliário em geral.

Ou seja: são companhias que trazem inovação para esse setor, buscando mais produtividade e soluções eficientes para problemas na área que empresas mais tradicionais têm dificuldade de oferecer.

O setor imobiliário é tido como sendo bastante consolidado em suas tecnologias e bastante burocrático na questão de negociações. Entretanto, diversas empresas buscam oferecer soluções para mudar essa realidade no Brasil e no mundo.

Vale notar que, fora do Brasil, o termo proptech é mais utilizado do que construtech para se referir a esse tipo de empresa. Entretanto, o prefixo “constru” no país é mais facilmente reconhecido (o que justifica a escolha do nome construtech).

Setores de atuação das construtechs

Essas startups não trabalham apenas com a construção de imóveis. Ao contrário, elas possuem soluções em todas as etapas do mercado imobiliário.

Por exemplo: existem empresas que trazem inovações para negociações de compra e aluguel de imóveis em geral. Já outras são voltadas também para negociações, mas com foco em terrenos.

Além disso, existem empresas focadas apenas em realizar manutenções em geral, seja na parte exterior (como a estrutura de um prédio, por exemplo) ou na parte interior (como uma reforma de uma casa).

Já outras empresas focam em aspectos mais voltados para a engenharia e tecnologia de materiais em si, averiguando e buscando os melhores materiais para determinada obra, juntando custo acessível e boas propriedades.

Por fim, há, claro, empresas inovadoras que atuam diretamente na construção dos imóveis, buscando tecnologias que otimizem esse processo, trazendo economia de tempo e dinheiro.

Qual é a importância das construtechs?

Em primeiro lugar, empresas desse tipo podem inovar com a qualidade do serviço, atendendo aos clientes muito mais rapidamente e com maior suporte.

Isso facilita muito a compra e a venda de imóveis, por exemplo, que é vista como uma atividade altamente demorada e burocrática.

Além disso, novas tecnologias nesse setor podem conseguir mais produtividade em construções, reformas e outros serviços em geral. Isso é possível graças à diminuição dos custos de operação através dessas novas tecnologias.

É possível, também, aumentar a segurança dos trabalhadores nos ambientes de construção, causando menos acidentes durante o trabalho.

Por fim, empresas desse tipo podem oferecer moradia a preços mais acessíveis através do uso de tecnologias, como impressão 3D, a exemplo de empresas globais como Skeptics, Habitat for Humanity, Icon, Tvasta e outras

O crescimento das construtechs no Brasil

No mundo, inovações na construção civil aparecem com frequência. Desde a criação de materiais como cimento regenerável e materiais de construção mais resistentes até as soluções nas etapas de compra e venda dos imóveis.

Hoje, no Brasil, também existem muitas empresas nesse setor que oferecem diferentes soluções em todas as etapas da cadeia produtiva do ramo imobiliário.

Entre as mais famosas, estão aquelas voltadas para a negociação de imóveis, como Loft e Quinto Andar. No entanto, uma pesquisa feita pela Terracotta Ventures e pelo MitHub já identificou mais de 500 empresas no setor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.