O uso da tecnologia e da Inteligência Artificial na Medicina

A tecnologia permeia todos os âmbitos da nossa vida, e com a saúde não poderia ser diferente. Telemedicina, laudos on-line e receita médica digital são exemplos que já fazem parte do cotidiano de médicos e pacientes pelo mundo afora. 

E não para por aí. A tecnologia avança cada vez mais rápido e a Inteligência Artificial (IA) é uma nova aliada da saúde. Ela proporciona diagnósticos mais precisos e assertividade no tratamento, entre muitos outros benefícios no dia a dia de hospitais e clínicas médicas. 

Portanto, é fácil deduzir: o aluno que ingressa hoje em um curso de Medicina tem um novo mundo pela frente para se capacitar, além da Medicina tradicional. É necessário que a comunidade médica desenvolva habilidade e prática com essas tecnologias, permitindo o avanço cada vez maior de sua aplicação. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto. 

A Inteligência Artificial na Medicina 

A inteligência artificial, ou apenas IA, é uma tecnologia que visa reproduzir o comportamento humano na realização de atividades. Máquinas e algoritmos que analisam um grande volume de dados buscam dar “respostas racionais” a diversas situações, inclusive na Medicina.  

Propor soluções para os médicos com base em um grande volume de dados sobre o assunto traz muitas vantagens. Por exemplo, eleva a precisão do diagnóstico, de modo que a conduta orientada pelo médico tende a ser muito mais assertiva. Isso tem grandes efeitos positivos na saúde do paciente. 

Benefícios da IA na Medicina

Além de diagnósticos e tratamentos mais precisos, a IA pode ser aplicada na Medicina em uma série de outros processos e rotinas de hospitais e clínicas médicas. Ela proporciona mais agilidade para médicos e pacientes. Confira a lista de benefícios da IA na Medicina:

  • pesquisa, comparações e recuperação de dados de forma rápida;
  • organização automatizada de agenda e documentos;
  • banco de dados qualificado;
  • dosagem correta de medicamentos;
  • agilidade no diagnóstico; 
  • monitoramento remoto de pacientes;
  • otimização da triagem de pacientes; 
  • identificação de tendências patológicas em certos grupos de populações; 
  • acesso ao histórico do paciente para compor tratamentos personalizados;
  • cruzamento de dados automaticamente; 
  • cirurgias a distância;
  • apoio à gestão de consultórios, clínicas e hospitais.

Agora, conhecendo os benefícios, confira algumas aplicações da Inteligência Artificial na Medicina que já são realidade em muitos lugares do mundo. 

5 aplicações da IA na Medicina

1. Diagnóstico 

A Inteligência Artificial faz a comparação automática entre exames do paciente e casos similares, disponíveis em uma ampla base de dados, para fornecer diagnósticos mais precisos. A tecnologia aprende a cada novo laudo emitido, tornando o sistema de diagnósticos cada vez mais preciso.  

2. Cirurgias 

Certamente, robôs não podem substituir por completo o trabalho humano na Medicina. Apesar disso, não é de hoje que eles estão nas salas de cirurgia para auxiliar os profissionais, mostrando-se cada vez mais eficientes e tornando possível a realização de procedimentos menos invasivos. 

Com o avanço da tecnologia, as máquinas devem assumir papéis mais complexos. Nisso estão incluídas avaliações antes das operações e orientação para que os médicos façam movimentos mais precisos durante uma cirurgia. 

3. Tratamento intensivo

Outra forte tendência na aplicação da IA é em UTIs, para evitar complicações de pacientes graves. A tecnologia pode monitorar e prever potenciais complicações enquanto o paciente ainda está em estágio inicial.

Isso é possível com o monitoramento em tempo real, coleta e armazenamento de dados do paciente, como pressão arterial, saturação de oxigênio, capacidade cardíaca, taxa de glicose, entre outros. 

4. Armazenamento de dados

Armazenar e processar uma infinidade de dados é um dos grandes diferenciais da IA utilizar um case para hd também é muito importante. A cada laudo emitido, o sistema guarda informações para servirem de comparação em análises futuras. Assim, são realizadas comparações e associações mais precisas. Com isso, diagnósticos também mais precisos são emitidos para os pacientes. Agilidade e precisão são grandes vantagens da Inteligência Artificial na Medicina. 

5. Preenchimento por voz

Essa é uma vantagem especialmente voltada para os médicos, que precisam preencher laudos com grande volume de informações. O preenchimento por voz permite que mais detalhes sejam armazenados e com mais rapidez. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.